Brasil x Sérvia, podem ser esperadas surpresas Copa do Mundo de 2022?

Brasil, o pentacampeão mundial, faz sua estreia na Copa do Mundo da FIFA do Catar 2022 contra a seleção sérvia, que tentará surpreender.


Brasil Serbia Copa del Mundo 2022

O fato curioso deste confronto é que as duas nações voltarão a se encontrar na fase de grupos pela segunda Copa do Mundo consecutiva, pois já se enfrentaram em Rússia 2018. Haverá uma revanche dos sérvios?

Dados do confronto entre Brasil e Sérvia na Copa do Mundo

Brasil e Sérvia compõem o grupo juntamente com Suíça e Camarões, e fecharão a primeira rodada desse grupo, pois jogarão a última partida, na noite do Catar.

Data e horário24 de novembro, às 16:00
EstádioEstádio Icônico de Lusail
Grupo y FaseGrupo G, primeira fase – primeira rodada
Resultado da partidaBrasil (2) – Sérvia​ (0)

A seleção sul-americana tentará demonstrar seu potencial contra um adversário que vem melhorando seu futebol nos últimos anos. Abaixo estão os detalhes da partida.

Data e local do jogo entre Brasil e Sérvia

Brasil e Sérvia se encontrarão na quinta-feira, 24 de novembro de 2022, no Estádio Icônico de Lusail, um palco moderno com capacidade para 80.000 espectadores. 

estadio iconico lusail

Além disso, este majestoso estádio sediará a final da competição.

Que horas será o jogo entre Brasil e Sérvia?

A partida entre Brasil e Sérvia está marcada para as 16:00 (22:00 do Catar). O jogo acontecerá à noite.

Grupo e fase de Brasil x Sérvia

A partida entre Brasil e Sérvia corresponde à primeira rodada do Grupo G, pela primeira fase da Copa do Mundo do Catar 2022.

Histórico de jogos entre Brasil e Sérvia

Apenas dois confrontos prévios foram registrados entre as seleções do Brasil e da Sérvia. O mais recente ocorreu há quatro anos, na Copa do Mundo da Rússia 2018.

O Brasil derrotou a Sérvia por 2 a 0 no dia 27 de junho de 2018, em Moscou, em partida válida pelo Grupo E da Copa do Mundo. Paulinho e Thiago Silva, de cabeça, marcaram os gols da seleção verde e amarela.

brasil serbia mundial

A outra partida ocorreu em um amistoso disputado no estádio do Morumbi, em São Paulo, no dia 6 de junho de 2014, antes da Copa do Mundo do Brasil. A equipe de Luiz Felipe Scolari venceu por 1 a 0, com gol de Fred.

Como chega o Brasil ao jogo contra a Sérvia?

O Brasil chega como um dos principais candidatos ao título em Catar 2022. A seleção sul-americana liderou as Eliminatórias da Conmebol e terminou invicta, com 45 pontos (14 vitórias e 3 empates).

Além disso, a equipe dirigida por Tite não perdeu nenhum jogo da temporada até o momento e, nos últimos amistosos, conseguiu vencer a Coreia do Sul (5 a 1) e o Japão (1 a 0) em uma turnê pela Ásia.

Pode a equipa brasileira ganhar este jogo?

Aposte no Brasil e leve o prémio para casa!
APOSTE AGORA

Outro dado que marca o grande desempenho do Brasil é que nos últimos três jogos das Eliminatórias Sul-Americanas a seleção goleou Paraguai, Chile e Bolívia por 4 a 0. Marcou 12 gols e não sofreu nenhum. O confronto marcado contra a Argentina foi suspenso por decisão da FIFA.

A seleção brasileira foi vice-campeã da Copa América 2021, organizada no Brasil, perdendo a final contra a Argentina no estádio do Maracanã.

Análise do Brasil em outras copas do mundo

O Brasil é a seleção que ganhou mais vezes a Copa do Mundo, com cinco conquistas. Além disso, nunca deixou de participar de nenhuma edição (22 participações).

A seleção é a número 1 no ranking em campeonatos mundiais; de 109 jogos disputados, ganhou 73 (67% de aproveitamento), empatou 18 e perdeu 18. Seu saldo de gols em copas do mundo assusta qualquer adversário: +124, com 229 a favor e 105 contra.

Participações em Copas do Mundo22
Vitórias em Copas do Mundo5 (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)

Em sua última participação, em Rússia 2018, terminou em sexto lugar, perdendo nas quartas de final para a Bélgica, e a última Copa do Mundo conquistada foi a de Coreia – Japão 2002.

Possível escalação e esquema táticodo Brasil

O Brasil conta com excelentes jogadores em todas as posições e tem a vantagem de ter o técnico Tite há 5 anos, portanto a equipe joga praticamente de memória.

O treinador escolhe diversos esquemas táticos, como 4-3-3, 4-2-3-1 e 4-1-4-1. Isso mostra a versatilidade da seleção brasileira e de seus jogadores. Então, um provável escalação para a Copa do Mundo do Catar 2022 seria: Alisson Becker; Danilo, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred, Paquetá; Vinícius, Raphinha, Neymar.

Neymar

Com Neymar novamente como líder, além do goleiro Alisson, um meio-campo de marcação como Casemiro e um ataque veloz com Vinicius Júnior, além do promissor atacante do Real Madrid Rodrygo Goes (21 anos), o Brasil aparece como um dos rivais mais difíceis de serem vencidos, assim como a França.

Outro fato que fala da experiência brasileira: Neymar e Thiago Silva já disputaram mais de 100 jogos com a Canarinho. 

Prêmios conquistados pela seleção brasileira de futebol

O Brasil venceu a Copa do Mundo da FIFA cinco vezes (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e também foi campeão da Copa América nove vezes.

Completa sua estante de títulos com quatro conquistas da Copa das Confederações (1997, 2005, 2009 e 2013).

Se falamos de lendas do futebol brasileiro, não podemos nos esquecer de Pelé, um dos melhores jogadores da história. Também se destacam os ganhadores do prêmio Bola de Ouro: Rivaldo, Ronaldo, Kaká e Ronaldinho. Outros jogadores como Roberto Carlos e Neymar estiveram próximos do prêmio em quantidade de votos.

Como está a Sérvia antes do jogo contra o Brasil?

A seleção sérvia surpreendeu nas Eliminatórias Europeias para Catar 2022, se classificando de forma direta. Mandou Portugal para a repescagem, com Cristiano Ronaldo, e não perdeu nenhum jogo no seu grupo, no qual sofreu somente 9 gols.

jugador serbia mundial

Atualmente, está atrás da Noruega no Grupo B da Liga das Nações da UEFA, com 7 pontos. Vem de uma derrota para o líder por 1 a 0, mas venceu por 4 a 1 a Eslovênia e por 1 a 0 a Suécia. Nos amistosos anteriores, os sérvios registaram uma vitória contra a Hungria (1 a 0) e uma derrota diante da Dinamarca por 3 a 0.

Análise da Sérvia em participações anteriores na Copa do Mundo

Se contarmos a Sérvia como parte da Iugoslávia e a vez em que participou ao lado de Montenegro, a seleção balcânica disputará sua 13ª Copa do Mundo em Catar 2022.

Sob a bandeira da Iugoslávia, há duas grandes atuações em copas do mundo: duas vezes na quarta colocação, em Uruguai 1930 e Suíça 1962. Enquanto em Alemanha 2006, Sérvia e Montenegro foi a pior seleção.

Participações em Copas do Mundo13
Vitórias em Copas do Mundo0 (4° em Uruguai 1930 e Suíça 1962)

Desde que compete como Sérvia, nunca chegou às oitavas de final de uma Copa do Mundo. A última vez foi em França 1998, onde terminou no décimo lugar.

As estatísticas gerais mostram que a Sérvia disputou 46 jogos, ganhou 18, empatou 8 e perdeu 20.

Possível escalação e esquema tático da equipe sérvia

A equipe de Dragan Stojkovic, um dos ídolos da Sérvia em seu tempo como jogador, tenta ser protagonista em cada partida, valorizando a posse de bola. Há muito tempo mantém uma base de jogadores com fortes traços físicos e mentais. 

dusan tadic serbia

Quanto ao esquema tático, o 3-5-1-1 parece ser o preferido do treinador. Predrag Rajkovic é o goleiro. Na defesa estão Nikola Milenkovic, Stefan Mitrovic e Strahinja Pavlovic. O meio-campo é preenchido por Darko Lazovic, Sergej Milinkovic-Savic, Nemanja Gudelj e Filip Kostic.

No ataque estão o capitão Dusan Tadic, do Ajax, e o atacante Dusan Vlahovic (Juventus).

Títulos conquistados pela seleção da Sérvia

As “Águias Brancas” da Sérvia não registram títulos em seu histórico. Como Iugoslávia, conquistaram duas medalhas de prata na Eurocopa (1960 e 1968).

Poderá a Sérvia ganhar esta partida?

Aposte na equipa da Sérvia e leve o prémio para casa
APOSTE AGORA

As “Águias Brancas” da Sérvia não registram títulos em seu histórico. Como Iugoslávia, conquistaram duas medalhas de prata na Eurocopa (1960 e 1968).

Previsões do confronto entre Brasil e Sérvia

A previsão do confronto entre Sérvia e Brasil indica uma vitória para a equipe sul-americana, como aconteceu em Rússia 2018. No entanto, os europeus não serão um adversário fraco e irão lutar com o bom futebol mostrado nas Eliminatórias.

Em termos de experiência, são vários os jogadores que irão repetir a sua participação em uma Copa do Mundo, dado que torna as chances de ambas as equipes mais equilibradas.

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo

O Grupo G terá outro jogo importante no início, entre Suíça e Camarões, enquanto no Grupo H será disputado o jogo entre Uruguai e Portugal, dois adversários que se enfrentaram nas oitavas de final de Rússia em 2018.

Confronto da fase de grupos: Suíça x Camarões

Suiza Camerun Copa del Mundo 2022

Suíça e Camarões abrirão o Grupo G da Copa do Mundo no Catar, no dia 24 de novembro, no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah.

Confronto da fase de grupos: Portugal x Uruguai

Portugal Uruguay Copa del Mundo 2022

Portugal e Uruguai irão protagonizar o jogo da segunda rodada do Grupo H, dia 28 de novembro, no Estádio Icônico de Lusail.

Rolar para cima