Maiores artilheiros estrangeiros do Brasileirão

Em um passado não muito distante, ter um “gringo” no time era algo bastante raro no futebol nacional. Porém, essa é uma realidade que realmente está cada vez mais no passado.

dejan petkovic brasileirao

Recentemente, tivemos uma verdadeira invasão estrangeira no futebol brasileiro, e apenas em 2022, mais de 80 jogadores internacionais disputaram o Campeonato Brasileiro. Isso motivou uma mudança para o Brasileirão de 2023: o número de estrangeiros que podem ser relacionados para uma mesma partida subiu de 5 para 7 por time. É a chance de vermos ainda mais os gringos balançando as redes do Brasileirão.

De onde vêm os estrangeiros que jogam no Brasil?

O Brasil é um destino muito comum para os jogadores sul-americanos. E a participação de jogadores estrangeiros no Brasil acontece há muito tempo, desde tempos prévios à disputa do Campeonato Brasileiro. Aliás, desde muito antes disso.

A primeira edição do Campeonato Brasileiro foi disputada em 1959 e foi vencida pelo Bahia, treinado pelo argentino Carlos Volante. O jogador é tão importante para o futebol brasileiro, que até hoje batiza uma posição e, antes de treinar o Bahia, fez história com a camisa do Flamengo no Rio de Janeiro.

brasileirao trofeu futebol

De fato, os sul-americanos são os jogadores que mais fazem sucesso nos gramados do Brasil, além de alguns deles serem garantia de muitas alegrias para quem deseja apostar no Brasileirão, seja na equipe vencedora ou no mercado de gols.

Porém, engana-se quem pensa que apenas eles fazem sucesso por aqui; até porque, como você vai ver, o primeiro lugar no nosso ranking de maiores artilheiros estrangeiros do Brasileirão veio de muito, mas muito longe da América do Sul.

Os maiores artilheiros estrangeiros do Brasileirão

A lista de maiores artilheiros estrangeiros do Brasileirão conta com 9 sul-americanos e apenas um europeu. O jogador é craque e chegou ao Brasil com o status de ter vestido a camisa do Real Madrid, mas mesmo assim está longe do topo da lista de transferências mais caras do Brasileirão. Confira abaixo a lista dos dez maiores artilheiros gringos do Brasileirão e descubra quem é o craque europeu no topo.

1. Petkovic (Sérvia) – 84 gols

O sérvio Petkovic chegou sem grande alarde ao Vitória, em 1997, e deu início a uma trajetória completamente inesperada. Tão inesperada que ele consegue ser ídolo de duas torcidas rivais no Rio de Janeiro: Flamengo e Vasco.

flamengo jordan petkovic

Além dos três times, no Brasil, o sérvio jogou também no Fluminense, Goiás, Santos e Atlético-MG, garantindo até hoje com folga o primeiro lugar do ranking de goleadores estrangeiros por aqui.

2. Guerrero (Peru) – 56 gols

Se considerarmos apenas o Brasileirão em sua era dos pontos corridos, iniciada em 2003, a liderança muda de mãos e passa para o peruano Paolo Guerrero, autor do gol do título Mundial do Corinthians em 2012.

paolo guerrero brasileirao

Guerrero veio de grande história no futebol alemão e fez bonito no Brasil, usando as camisas do Corinthians, Flamengo, Internacional e Avaí.

3. Aristizábal (Colômbia) – 48 gols

Aristizábal chegou ao São Paulo em 1996, com o status de tricampeão colombiano pelo Atlético Nacional de Medellín. E no Tricolor Paulista não conseguiu repetir os grandes feitos, conquistando apenas o Paulistão de 1998.

victor aristizabal brasileirao

O colombiano passou, ainda, por outras equipes do futebol nacional, como Santos, Vitória e Coritiba. Porém, foi no Cruzeiro que teve o seu maior desempenho, sendo peça chave na conquista do Brasileirão de 2003.

4. Arrascaeta (Uruguai) – 47 gols

O Cruzeiro realmente é um clube que soma grandes destaques gringos em sua história, e um deles é o uruguaio Arrascaeta, o meia que veio do Defensor do Uruguai. Foi na Raposa que se tornou o craque que é hoje, o que deu razão para ser contratado posteriormente pelo Flamengo.

giorgian arrascaeta brasileirao

Arrascaeta é o jogador mais bem colocado do ranking entre os que ainda jogam no Brasil e como ainda atua em uma das equipes com mais oportunidades de títulos, logo pode subir algumas posições.

5. Cano (Argentina) – 42 gols

Por falar em subir posições, o argentino Cano parece ter pego um elevador, de tanto que sobe nesse ranking atualmente. No Brasileirão de 2022, o jogador conseguiu entrar no Top 10, ultrapassando Arce e Doval, e hoje já ocupa a 5ª colocação.

german cano brasileirao

Germán Cano tem o verdadeiro faro do gol e também deve subir no ranking em breve, caso mantenha a sua excelente fase com a camisa do Fluminense.

6. D’Alessandro (Argentina) – 41 gols

Um jogador que uniu a opinião de Pelé e Maradona, sobre quem era o melhor jogador argentino da atualidade: este é Andrés D’Alessandro, que chegou ao Internacional em 2008 e passou quase uma década e meia com a camisa colorada.

andres dalessandro brasileirao

D’Alessandro se aposentou em 2022 e hoje inicia uma carreira fora dos campos, como coordenador da SAF do Cruzeiro.

7. Barcos (Argentina) – 38 gols

O argentino Hernán Barcos brilhou com a camisa da LDU de Quito antes de chegar, repleto de desconfiança, ao Palmeiras em 2012. E mesmo em uma temporada conturbada para o time, que acabou rebaixado, conseguiu se firmar como grande nome.

hernan barcos brasileirao

No Brasil, Barcos jogou, ainda, com as camisas do Grêmio e do Cruzeiro, nos quais chegou a ter algum destaque e carinho junto às torcidas.

8. Fischer (Argentina) – 37 gols

O argentino Fischer, também chamado de El Lobo, é o maior artilheiro estrangeiro da história do Botafogo. Fischer também jogou por uma temporada no Brasil no Vitória de Salvador.

rodolfo fischer brasileirao

Infelizmente, Fischer é o único jogador desse top 10 a já ter falecido, em outubro de 2020. Porém, seus números fazem com que nunca seja esquecido entre os torcedores do Estrela Solitária.

9. Conca (Argentina) – 36 gols

Apenas 1,67m de altura, mas um futebol do mais alto nível. Esse é Darío Conca, o argentino mais carioca da América Latina.

dario conca brasileirao

Conca fez sucesso com as camisas do Vasco e do Fluminense, também tendo uma passagem, sem o mesmo destaque, pelo Flamengo. Mesmo assim, garantiu um espaço no top 10 dos maiores artilheiros estrangeiros do Brasileirão.

10. Marcelo Moreno (Bolívia) – 34 gols

Filho do jogador brasileiro Mauro Martins, o boliviano Marcelo Moreno iniciou a sua carreira no Oriente Petrolero, aos 15 anos, e ao completar 17 anos, em 2004, foi para o Vitória de Salvador.

marcelo moreno martins

Iniciou, assim, uma trajetória de muito sucesso por diversos times do Brasil, incluindo passagens por Cruzeiro, Grêmio e Flamengo.

Conclusão

O futebol brasileiro sempre recebeu muitos jogadores estrangeiros, e com o aumento do número total de gringos que podem entrar em campo a cada jogo, deve abrir ainda mais os olhos para o mercado sul-americano. A chegada de jogadores europeus, atualmente, é mais difícil, principalmente por conta das diferenças econômicas do continente, mas aqui já temos algumas opções de goleadores no Brasileirão. Fique de olho neles, para apostar com convicção nos mercados de gols.

Rolar para cima