Alphonso Davies, de refugiado a estrela do Canadá

Alphonso Davies não só tem um talento futebolístico único no mundo, mas também uma história de vida de enorme motivação. Davis usa sua força para superar as adversidades também no campo, e sua jogada tática impecável o coloca como um jogador fundamental para o seu clube, o Bayern de Munique, e sua seleção.

Alphonso Davies

Na Copa do Catar 2022, Davies deve assumir a liderança rumo à primeira vitória do Canadá em uma Copa do Mundo.

Alphonso Davies

Dados pessoais:

Nome: Alphonso Davies
Data de nascimento: 2 de novembro de 2000
Local de nascimento: Buduburam, Gana
Idade: 21 anos
Estatura: 183 cm
Peso: 75 kg
Posição em campo: Lateral-esquerdo
Equipe: Bayern de Munique, Alemanha
Número da camisa na seleção: 19

Prêmios:

Estreante do Ano na Bundesliga (2020), Melhor Jogador da CONCACAF (2021)

Davies está, sem dúvidas, em um dos clubes mais importantes do mundo

A trajetória de Alphonso Davies é incrível. Com apenas 21 anos, o canadense é, sem dúvidas, um jogador excepcional no maior time da Alemanha.

Mas o desempenho de Davies não é apenas espetacular atualmente, mas também no início da sua carreira profissional e pessoal. O atual zagueiro nasceu em Buduburam, um campo de refugiados em Gana. Seus pais, da Libéria, fugiram durante uma guerra civil que obrigou mais de 450 mil pessoas a deixar o país. Aos 5 anos, seus pais se mudaram para o Canadá como refugiados e foram viver em Ontário.

Há também conquistas futebolísticas na impressionante e motivadora história de vida de Davies. Em 17 de julho de 2016, com apenas 15 anos, ele estreou na MLS com o Vancouver Whitecaps, sendo o segundo jogador mais jovem na liga americana.

Alphonso Davies jugador

Após 3 anos, 81 jogos, 12 gols e 14 assistências, Davies chamou a atenção dos olheiros do Bayern de Munique. Sua impressionante velocidade, condição física privilegiada e o excelente toque de bola fizeram a equipe alemã pagar 10 milhões de euros por ele em 2019.

Assim, ele fez as malas e foi para as terras da Baviera. Com o Bayern, já jogou 117 jogos, marcou 5 gols e deu 19 assistências.

Outro grande destaque de Davies é que ele pode jogar em qualquer posição no lado esquerdo do campo. No seu clube, ele joga principalmente como lateral-esquerdo, mas também pode atuar no meio-campo ou na posição de ataque como ponta.

Como lateral, é muito ofensivo, sobe frequentemente para o ataque e recua com rapidez. Além disso, tem um ótimo toque de bola tanto para cruzar quanto para lançar a bola.

No Bayern de Munique já conquistou vários títulos: 4 Bundesligas, 3 Supercopas da Alemanha e 2 Copas da Alemanha. Além disso, ganhou a Liga dos Campeões, a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes.

Alphonso Davies jugador

Seus pontos fracos são:
  • Jogadas aéreas
Suas melhores características são:
  • Cruzamentos
  • Controle de velocidade
  • Velocidade
  • Dribles
  • Concentração e ordem tática

Atualmente, seu valor de mercado é de 70 milhões de euros, de acordo com a Transfermarkt.

Davies já é um veterano da seleção canadense

Na seleção canadense, Davies também estreou muito jovem. Aos 16 anos, em 14 de junho de 2017, ele participou de um amistoso contra Curaçao.

Desde então, disputou 32 jogos, com 12 gols e 16 assistências. Os números são impressionantes e mostram a importância do jogador na escalação da seleção.

O zagueiro já disse, em várias ocasiões, que joga pelo Canadá como forma de agradecer ao país por tê-los recebido quando estavam passando por uma situação muito difícil. E vestir a camisa é mais uma delas.

No futebol, ele foi fundamental na classificação do Canadá para uma Copa do Mundo após 36 anos, ocupando posições defensivas e ofensivas devido à sua versatilidade.

Davies buscará ser um líder ofensivo e defensivo do Canadá na Copa do Catar 2022

Apenas uma lesão ou um surto de loucura do técnico canadense poderia afastar Davies da Copa do Mundo do Catar 2022, onde ele terá que fazer o possível para que seu país marque o primeiro gol na Copa e consiga a primeira vitória.

Alphonso Davies

Na Copa do Catar 2022, Davies e o Canadá enfrentarão Bélgica, Marrocos e Croácia pelo Grupo F. O principal rival dos canadenses será, sem dúvida, os africanos, seleção cujo destaque é Achraf Hakimi.

Nesse encontro ele tentará alcançar seus dois objetivos principais: saborear a comemoração de um gol e uma vitória em uma Copa do Mundo.

Mas as Copas do Mundo são para sonhadores. Por isso, se o Canadá quiser passar de fase, terá que vencer os croatas ou os belgas. Será que Davies ajudará a seleção a ir além da fase de grupos?

Rolar para cima