Achraf Hakimi é um excelente jogador formado pelo Real Madrid e que até hoje só vestiu a camisa de grandes equipes europeias graças ao seu grande talento como lateral-direito.
O jovem jogador é o melhor expoente ofensivo e defensivo que a seleção Marrocos terá no Catar 2022. Por isso, se os africanos esperam ter uma atuação melhor em relação à Copa da Rússia 2018 (onde jogaram muito bem, mas voltaram para casa na primeira rodada), a competência de Hakimi deve aparecer com todo o seu esplendor.
Dados pessoais: |
---|
Nome: Achraf Hakimi
Data de nascimento: 4 de novembro de 1998
Local de nascimento: Madri, Espanha
Idade: 23 anos
Estatura: 180 cm
Peso: 73 kg
Posição em campo: Lateral-direito
Equipe: Paris Saint-Germain
Número da camisa na seleção: 2
Prêmios: |
---|
Melhor Jogador Africano do Ano (2019), Bola de Ouro Sub-21 Africana (2018, 2019)
Temas
Hakimi: um vencedor nato destinado a vestir camisas de grandes times
Achraf Hakimi já vestiu a camisa de 4 grandes clubes europeus: Inter, da Itália; Borussia Dortmund, da Alemanha; Real Madrid, da Espanha; e Paris Saint-Germain, da França. Um currículo que realmente não é nada mau.
Ele começou a carreira no Real Madrid, onde estreou muito jovem, em 20 de agosto de 2016, quando tinha apenas 17 anos. No entanto, sua permanência foi breve no clube merengue: apenas 17 jogos, com 2 gols e 1 assistência.
Seu clube seguinte foi o Borussia Dortmund, para o qual foi emprestado e onde se estabeleceu, muito jovem, como um dos melhores laterais do mundo. Com a equipe aurinegro, disputou 72 jogos em 2 temporadas, marcando 19 gols e dando 17 assistências, números muito altos para um zagueiro.
Depois dessa excelente atuação, o Real Madrid o chamou de volta, mas para ganhar dinheiro. Ele foi então vendido para a Inter de Milão por 40 milhões de euros. Na Itália, passou apenas 1 ano e, novamente, teve destaque. Seus números foram muito bons: 45 partidas, 7 gols, 11 assistências e um título de campeão da liga na conta.
Ao final da temporada, a equipe Neroazzurro o vendeu por 60 milhões de euros ao PSG. Dinheiro e cobrança. Na equipe parisiense, ele disputou 43 jogos com 5 gols e 6 assistências.
Quanto aos troféus, conquistou títulos por onde passou: Campeão do Mundial de Clubes com o Real Madrid, Supercopa da Alemanha com o Borussia Dortmund, Série A com a Inter de Milão e Liga e Copa com o PSG. Um vencedor nato.
Sobre seu estilo de jogo, Hakimi é um lateral muito ofensivo que, muitas vezes, consegue se posicionar como ponta aberto, geralmente chegando até o fundo de campo.
Além disso, é um excelente zagueiro, muito aplicado taticamente e com excelente movimentação e toque de bola. É daí que vem sua boa produção de gols e assistências. Sua maior dificuldade é a jogada aérea, geralmente em cruzamento pelas costas.
Seus pontos fracos são: |
---|
- Jogadas aéreas
Suas melhores características são: |
---|
- Cruzamentos
- Velocidade
- Passes
- Chutes de longa distância
Seu valor de mercado atual é de 65 milhões de euros, de acordo com a Transfermarkt.
Hakimi: a caminho de bater recordes no Marrocos
Ao escolher qual equipe representar, Hakimi optou pelo seu país de origem, apesar de ter tido a possibilidade de escolher a Espanha. No Marrocos, o zagueiro também estreou muito jovem, aos 17 anos, em 2016.
Desde então, ele jogou 51 partidas, fez 8 gols e deu 7 assistências. Ele disputou sua primeira Copa do Mundo na Rússia 2018, e, apesar de não marcar gol e não dar assistência, exibiu um futebol espetacular em um torneio em que os marroquinos mereciam ter melhores resultados.
Embora Hakimi esteja longe de quebrar o recorde de participação na seleção, sua estreia precoce mostra que ele ultrapassará muito o número de jogos disputados com a camisa marroquina. Hoje essa honra pertence a Abdelmajid Dolmy, que tem 14 jogos. Hakimi já tem mais de 50 jogos e apenas 23 anos.
Hakimi quer repetir no Catar 2022 a imagem que deixou na Rússia 2018
Hakimi terá uma bela revanche no Catar 2022, após sua excelente atuação na Rússia. Na época, a seleção africana foi eliminada sem vitórias (1 empate e 2 derrotas), apesar de ter jogado mais do que os rivais, incluindo Espanha e Portugal.
Para a próxima Copa, o sorteio foi mais favorável para o Marrocos, já que ficou no Grupo F com Bélgica, Croácia e Canadá.
Ainda que tenha dois adversários da Europa, a seleção fará um grande duelo contra os canadenses, time que volta à Copa do Mundo após 36 anos e que também tem o lateral, Alphonso Davies, como grande estrela.
O Marrocos precisa dar um passo de cada vez no torneio e contar com a boa performance de Hakimi, tanto nas jogadas ofensivas e defensivas, se quiser passar de fase.