Tudo sobre o World Poker Tour (WPT)

Você que curte poker já ouviu falar do World Poker Tour, e provavelmente já assistiu a algum dos seus eventos televisionados. Além de se tratar de um dos eventos internacionais mais importantes deste esporte mental, é sem dúvidas um grande espetáculo.
wpt estudio mesa

Com vinte anos de vigência, as inovações deste evento transformaram o poker significativamente, e deixaram anedotas e personagens maravilhosos para sempre gravados na história desta disciplina.

O que é World Poker Tour?

O World Poker Tour foi fundado no ano de 2002, e leva produzidas dezenove temporadas. Consiste em uma série de torneios de poker, na popular modalidade Texas Holdem, que tomam lugar em diferentes partes do mundo, ainda que a maioria dos eventos sejam nos Estados Unidos.

Nos começos, a ideia era televisar as mesas finais de outros eventos, mas logo o WPT foi tomando sua identidade própria até chegar a ser o evento de renome que é hoje, transmitido em mais de 150 países.

Por quinze anos o Tour contou com os comentários do jogador profissional Mike Sexton e o ator Vince Van Patten, quando Mike (o embaixador do poker) se retirou, entrou em jogo Tony Dunst, outra grande figura do esporte. O aporte feminino nos comentários e notas aos jogadores mudou em várias oportunidades ao longo dos anos. Hoje a apresentadora estrela do World Poker Tour é Lynn Gilmartin.

Cómo funciona o World Poker Tour?

O World Poker Tour foi o primeiro evento de poker televisionado a incluir a novidade das câmeras nas mesas que permitiam ver as cartas fechadas dos jogadores.

Os comentários dos relatores acompanham a ação das mesas finais dos eventos, que são as mesas televisionadas, o que termina de dar o caráter de profissionalismo a este esporte. Porém, por uma questão de transparência no jogo, as cartas dos jogadores e os comentários sobre elas são adicionados em pós-produção, uma vez finalizado o torneio, para que o resultado final do evento não possa ser influenciado.

wpt taca

Nestes eventos, tanto os jogadores profissionais quantos os amadores podem se enfrentar, sempre que possam obter o buy-in do torneio, que muitas vezes é obtido como prêmio de um sit & go. Isto permite a muitos jogadores iniciantes cumprir o sonho de participar deste tipo de evento, junto às figuras mais destacadas do esporte.

O World Poker Tour apresenta também, o ranking de melhor jogador de WPT do ano, que é uma grande honra para os jogadores que pertencem à seleta lista. 

Ao longo dos anos WPT foi adicionando paradas a seus eventos, sendo em 2017 a primeira vez que este evento chegou à América latina.

World Poker Tour na atualidade

Com a pandemia, o World Poker Tour teve de atualizar-se para adaptar-se ao mundo online como todos nós. E o fez com impressionante sucesso.

Hoje em dia as WPT Online Séries formam parte do calendário de eventos, oferecendo alguns dos melhores torneios de poker online do mundo.

Na atualidade WPT transita sua temporada número dezenove, e continua sendo um dos maiores espetáculos do mundo do poker.

Rolar para cima