Wahbi Khazri quer levar a Tunísia a outra vitória na Copa do Mundo

Wahbi Khazri é a referência incontestável de ataque da Tunísia para a próxima Copa do Mundo no Catar. O atacante, que também é um grande armador e finalizador, procurará dar ao seu país a terceira vitória na história da Copa do Mundo.

Wahbi Khazri
Entretanto, Khazri não para por aí, já que quer levar a Tunísia para as oitavas de final Mundial de Futebol. Ele terá adversários difíceis na busca de seu objetivo e, ao mesmo tempo, um desafio emocional muito forte: ter que enfrentar o país onde nasceu, a França.
Wahbi Khazri jugador futbol

Dados pessoais:

Nome: Wahbi Khazri
Data de nascimento: 08 de fevereiro de 1991
Local de nascimento: Ajaccio, França
Idade: 31 anos
Estatura: 175 cm
Peso: 72 kg
Posição em campo: Atacante
Equipe: Montpellier, França
Número da camisa na seleção: 10

Prêmios:

Prêmios: Melhor Jogador Tunisiano do Ano (2018)

Khazri e uma vida dedicada ao futebol da França

O atacante tunisiano nasceu na França, mas, por causa de suas raízes (seu pai é da Tunísia), ele decidiu representar o país africano, talvez motivado por razões pessoais ou porque viu mais possibilidades de jogar com aquela seleção nacional.

A verdade é que Khazri é um dos poucos casos de jogadores fazendo o oposto do que estamos acostumados a ver: jogar por um país africano sendo nativo de um país europeu.

Wahbi Khazri

O atacante começou a carreira no clube francês Bastia em 2009. Com 36 gols e 24 assistências em 186 disputas, o Bordeaux, uma das melhores equipes da França, entrou em contato com ele para contratá-lo.

Ele ficou lá por apenas um ano e meio, mas conseguiu números muito bons: 15 gols e 15 assistências em 63 jogos, praticamente com uma média de um gol ou assistência a cada dois jogos. Essa boa experiência lhe rendeu uma transferência para o futebol inglês, para representar o Sunderland.

No clube britânico, talvez tenha tido o seu pior período em um clube: apenas 3 gols e 2 assistências em 42 jogos. Por isso, um ano depois, ele fez as malas e voltou para seu país natal, dessa vez para jogar pelo Rennes, onde teve um melhor desempenho: 11 gols e 4 assistências em 29 partidas.

Com esse currículo, chamou a atenção do Saint-Étienne, um dos gigantes franceses. Em 4 anos disputou 114 jogos, marcou 37 gols e deu 14 assistências. Após o rebaixamento do clube, ele decidiu ir para o Montpellier, seu clube atual, com quem ainda não viu ação.

Em termos de estilo de jogo, Khazri se destaca como um jogador que poderia ser definido como um atacante versátil. Ele tem qualidades de um camisa 10, mas seu melhor desempenho é como segundo atacante, armando, distribuindo e também muito importante quando se trata de marcar gols.

Ele é, em resumo, um elo entre o meio-campo e o ataque com capacidade de marcar gols e a habilidade de ir para as laterais. É rápido, muito habilidoso e tem um chute cirúrgico, capaz de oferecer excelentes assistências.

Wahbi Khazri

Seus pontos fracos são:
  • Jogada aérea
  • Cabeceios
Suas melhores características são:
  • Finalizações
  • Contribuição defensiva
  • Passes nas aberturas
  • Bola parada

Atualmente, seu valor de mercado é de 4 milhões de euros, segundo a Transfermarkt.

Khazri e Tunísia: o poder do sangue que corre pelas veias

Parte do processo em se tratando de equipe nacional, Khazri jogou pela equipe júnior da França. No nível sub-21, defendeu os franceses e foi até considerado para a equipe do Campeonato Europeu Sub-21.

No entanto, quando chegou a hora da verdade, ele atendeu ao chamado em 2013 do técnico do país africano Sami Trabelsi, viajou e foi defender as cores que ama. Os tunisianos logo o adotaram e o transformaram em seu ídolo do futebol.

Em mais de 60 partidas com as Águias de Cartago, ele deu 14 assistências e marcou 24 gols, incluindo dois na Copa da Rússia de 2018. Com esses números, é o segundo maior artilheiro da Tunísia, atrás de Issam Jemaa, que tem 36 gols, e já é o maior artilheiro da história do seu país em Copas do Mundo. Nenhum outro jogador comemorou mais de um gol em uma Copa do Mundo, somente ele.

Um dos grandes pontos fortes de Khazri é que levou a Tunísia à segunda Copa do Mundo consecutiva, depois de 2018. O próprio atacante afirmou que seu principal objetivo é que seu país se classifique para a próxima fase da Copa do Mundo.

Para isso, a Tunísia terá que ter um ótimo desempenho, sobretudo porque estará no mesmo grupo da França, último campeão da Copa do Mundo.

Khazri quer brilhar novamente no Catar 2022

Como líder indiscutível da seleção tunisiana e principal referência ofensiva, Khazri estará na Copa do Mundo do Catar 2022 procurando aumentar sua série invicta e comemorar uma vaga nas oitavas de final.

Mas não será uma tarefa fácil, já que a Tunísia está no Grupo D com a Austrália, Dinamarca e França.

A princípio, nada indica que os africanos conseguirão passar da fase de grupos, pois enfrentarão os últimos campeões mundiais  e uma equipe escandinava que tem tudo para ser a revelação do torneio.

Wahbi Khazri jugador deTúnez

O adversário da Tunísia será, muito provavelmente, a Austrália. Embora não pareça que os australianos estejam abaixo dos tunisianos, eles são o adversário com um nível mais ou menos parecido e com quem a seleção africana pode competir.

A Tunísia buscará a terceira vitória na história da Copa do Mundo. Para isso, contará com um Wahbi Khazri na sua melhor forma e com todo o resplendor de sua qualidade à disposição.

Rolar para cima