Virgil van Dijk, buscará o título para a Holanda no Catar 2022

Virgil van Dijk, atual jogador do Liverpool, ganhou o respeito do mundo do futebol com sua impressionante capacidade de defesa e liderança, o que lhe valeu o título de Melhor Jogador da UEFA na Europa em 2019.

Virgil Van Dijk

Venha conhecer os pontos fortes do jogador holandês, que buscará liderar seu país na Copa do Mundo do Catar 2022, que será disputada entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Virgil Van Dijk Holanda

Dados pessoais:

Nome: Virgil van Dijk
Data de nascimento: 8 de julho de 1991
Local de nascimento: Breda, Holanda
Idade: 31 anos
Estatura: 193 cm
Peso: 92 kg
Posição em campo: Zagueiro
Equipe: Liverpool, Inglaterra
Número da camisa na seleção: 4

Prêmios:

Prêmios: Melhor Jogador da Europa (2019, Zagueiro do Ano (2019) e Bola de Prata (2019)

Virgil van Dijk faz a diferença com seu físico impressionante

O jogador de futebol holandês representou 4 clubes durante sua carreira:

  • Groningen (Holanda)
  • Celtic (Escócia)
  • Southampton (Inglaterra)
  • Liverpool (Inglaterra)

Van Dijk estreou profissionalmente em 2011 vestindo a camisa do Groningen do seu país natal. Ele disputou 66 jogos, marcou 7 gols e deu 5 assistências em três temporadas no time.

Da Holanda, viajou para a Escócia para se juntar ao grande Celtic em 2013. Em três temporadas, disputou 115 partidas, marcou 15 gols e deu 7 assistências. Lá ele conquistou seus primeiros títulos: ligas e copas locais.

Virgil Van Dijk Holanda

Então, chegou a hora de viajar para um país vizinho para aumentar o nível de competição: ele foi para o Southampton na Premier League em 2015, onde passou duas temporadas e meia. Jogou 79 partidas e comemorou 7 gols.

O grande salto em sua carreira veio em 2017 com a contratação para seu atual clube, o Liverpool. Em 5 temporadas com os reds, ele disputou 181 jogos, marcando 16 gols e dando 11 assistências. Sua média é muito boa para um zagueiro, marcando ou auxiliando a cada 0,14 jogo.

Entretanto, no caso de van Dijk, não vale a pena olhar apenas para os números, mas é fundamental analisar seu estilo de jogo, sua personalidade e suas virtudes psicológicas que o fizeram ser eleito Melhor Jogador da UEFA na Europa em 2019.

O holandês se destaca por algo que se pensava que não poderia mais ser um grande diferencial no futebol de hoje: o físico. Ele é rápido, muito ágil para sua altura e tem muita técnica, sendo uma saída constante da bola para a equipe. Também é um jogador-chave no ar, tanto no ataque quanto na defesa.

Após sua contratação pelo Liverpool, Neil McGuinness, olheiro do Celtic, destacou as enormes qualidades de van Dijk afirmando que ele tinha o perfil ideal de zagueiro e falando especialmente sobre suas qualidades de liderança.

Os elogios também vieram do astro do futebol Lionel Messi. Entrevistado em Marca em 2019, o argentino disse que van Dijk é um “zagueiro que sabe o timing de esperar o momento certo para desafiar”. Também comentou que o holandês é rápido, grande e muito ágil. Se um jogador do calibre de Messi está elogiando van Dijk, é provavelmente porque o zagueiro é tão bom quanto parece.

Sob o comando de Jürgen Klopp, o holandês ganhou tudo, em todos os sentidos. Além de celebrar os títulos da Liga dos Campeões, Premier League, Mundial de Clubes, Supercopa da Europa, Copa FA e Copa da Liga, ele também cresceu como jogador e, especialmente, como líder. Na verdade, é o terceiro capitão da equipe, depois de Jordan Henderson e James Milner.

Virgil Van Dijk jugador de futbol

Seus pontos fracos são:
  • Aceleração
Suas melhores características são:
  • Saída de bola
  • Jogada aérea
  • Entradas
  • Liderança
  • Timing

Atualmente, seu valor de mercado é de 55 milhões de euros, segundo a Transfermarkt.

Virgil van Dijk liderará uma Holanda que quer a vitória no Catar 2022

O zagueiro fez sua estreia internacional em 2015, aos 24 anos de idade. Desde então, vestiu a camisa laranja 47 vezes e marcou 5 gols. O Catar 2022 será sua primeira Copa do Mundo, após não ter se classificado para a Rússia 2018.

Embora a Holanda seja historicamente conhecida por ter líderes talentosos no ataque, esta será provavelmente a primeira vez que eles terão um líder na defesa além do que têm no ataque.

Virgil Van Dijk

Na Copa do Mundo, van Dijk será o líder que comandará a orquestra de Louis van Gaal. O arquiteto que armará o jogo desde atrás e a torre que ameaçará as jogadas paradas dos rivais.

Na Copa do Mundo do Catar 2022, os holandeses foram sorteados no Grupo A com Catar, Equador e Senegal.  Eles abrirão o torneio com os africanos em uma partida fundamental para definir o primeiro lugar do grupo, pois ambos são grandes favoritos para avançar de fase, quando enfrentarão as seleções classificadas do Grupo B.

Se a Holanda terminar em primeiro no grupo, enfrentará o País de Gales ou os Estados Unidos. O País de Gales chega muito forte para a Copa do Mundo depois de uma excelente repescagem, ao passo que os americanos voltam ao torneio depois de perder a última rodada.

O favorito do Grupo B é a Inglaterra, portanto, se a Holanda terminar em segundo lugar, é provável que enfrente a seleção inglesa, o que seria um clássico dos clássicos do futebol europeu. Os ingleses chegam com a esperança de repetir o que conseguiram na Copa do Mundo da Rússia em 2018, (quando chegaram às semifinais) e com uma geração que está dando o que falar.

A Holanda buscará mais uma vez a vitória no Catar 2022 e espera ser guiada pela liderança de van Dijk. Você acha que eles conseguirão isso?

Rolar para cima