Como tirar vantagem do Upswing no poker?

Um dos grandes mistérios do poker, são os períodos de boa sorte, ou as sequências de azar. E ainda que possamos falar muito sobre a variância e explicar esses momentos que parecem sobrenaturais, de uma forma mais lógica, quando a sorte chega ou falta, é difícil manter-se racional.
apostar poker upswing

Então, o que fazer quando um jogador está de sorte? Como aproveitar esses momentos no poker? Será que existe uma forma de perpetuar um upswing?

O que é upswing no poker?

Upswing é um termo do inglês que significa “um aumento ou uma melhora no nível de alguma coisa”. No poker, upswing é interpretado como um período muito bom para um jogador, o que às vezes é associado com “estar de sorte”.

Então quando tudo está indo bem, será que é possível aproveitar essa situação para crescer como jogador? Será possível ajudar à sorte e perpetuar o período de puros ganhos?

Bom, a sorte é uma coisa muito misteriosa, mas os resultados positivos ao longo prazo que um jogador de poker possa acumular, dependem da sua performance. Então vamos lá ver como podemos aproveitar a sorte para impulsionar seu jogo ao seguinte nível.

Como ter vantagem aplicando upswing?

Para começar podemos aprofundar um pouco no conceito de upswing. Se, por exemplo, num torneio de poker online, ou presencial, você receber boas mãos de poker, uma atrás da outra durante um nível completo, poderíamos considerar que isso é muito afortunado.

vantagem upswing poker online 1

Porém, se você não jogar com inteligência essas cartas, ou se seus oponentes não se envolverem nos potes dessas mãos, não servirá de muito você ter um magneto para as cartas altas.

Uma das coisas mais importantes que pode fazer para otimizar esses períodos bons, é manter a calma e não deixar que a emoção tome conta de você.

É muito mais usual falar sobre a importância de não perder a cabeça quando um jogador fica sob os efeitos do tilt, mas a emoção também pode torcer sua sorte quando você se sente imbatível. Para isso o mais importante é ficar atento ao seu jogo, e sempre manter  a melhor performance de que for capaz. 

Como usar sua estratégia e o upswing?

Em todo caso, se você quiser tirar proveito da superstição, use para espantar os outros. É possível que você se tope com jogadores que começam a modificar seu jogo quando alguém mais na mesa parece “estar de sorte”. Se você for o “afortunado” pode aproveitar para jogar de um jeito mais agressivo (porém, estratégico).

Também é provável que alguns jogadores tentem tirar você da jogada, especialmente se você estiver no trem da vitória. É bem normal sofrer mais blefes nessas situações, por isso, também não se pode perder de vista o jogo dos outros e as características particulares da partida.

Quanto muito, em lugar de relaxar, você deve fazer exatamente o contrário, dobrar a atenção posta na estratégia de cada rodada de apostas na partida. E será muito útil se você souber vestir bem sua cara de poker.

Outra forma de ajudar a perpetuar a sorte é aproveitar para engrossar o bankroll. Se você estiver num período de ganho atrás de ganho, procure não abrir mão da sua administração do bankroll.

É normal ficar ambicioso e querer jogar níveis superiores para espremer a sorte. Porém, na hora de selecionar os jogos, você deve manter o mesmo critério de sempre. Jogue de acordo com o seu nível, não tente pular etapas. Não jogue muito mais do habitual. A sorte não funciona muito bem se você estiver cansado, com fome e desidratado. Mantenha a compostura.

O que não fazer durante um upswing no poker?

Quando a sorte parece estar em seu favor  e tudo sai bem, pode ser que você sinta a tentação de descansar um pouco de tanta matemática e análise, e confie na sorte. E isso é exatamente o que não deve fazer nunca!

A variância existe, sem lugar a dúvidas, as probabilidades podem arrojar no final os resultados menos esperados.

Os períodos em que tudo parece sair bem, e os períodos exatamente opostos onde tudo parece sair mal também existem. Contudo, o que um jogador profissional faz em todos os casos, é manter sua performance no melhor poker possível.

jogar poker estrategia upswing

O melhor conselho que podemos dar é o de treinar, estudar, e aproveitar a exposição que dá a boa sorte para melhorar seu jogo. A boa sorte chega. E ela também passa. Os bons resultados, ao longo prazo, sempre serão produto da sua habilidade como jogador. Então, em caso de sorte, agudize a observação sobre o comportamento dos outros jogadores de poker, e jogue como se não contasse com a sorte de aliada.

Afinal, o poker não é um jogo de azar, mas um esporte mental, um jogo de estratégia. E se jogado profissionalmente, um negócio. Não perca de vista esses conceitos. Mesmo se estiver de sorte.

Rolar para cima