O que é UTG no Poker?

Se você for um jogador de poker iniciante, você precisa entender alguns conceitos básicos, para saber com o que você vai se deparar já no início deste incrível jogo da mente.
utg no poker

Provavelmente, você já escutou falar de UTG, mas você sabe o que é isso? Então, não perca tempo e acompanhe o nosso post e seja um jogador de poker de sucesso.

O que significa UTG?

UTG no poker vem da expressão em inglês “Under the Gun”, que traduzida significa “Sob a mira da arma”. Existem várias explicações sobre a origem da expressão; uma delas diz que a frase ganhou popularidade por causa dos primitivos jogos de poker no Oeste Selvagem, nos Estados Unidos.

Mesmo não existindo provas disso, todos concordam no valor que a frase tem, nos tempos de hoje. Como o próprio nome diz, UTG significa ficar diante de uma situação de muita pressão, na qual é necessário tomar decisões rápidas.

O que é Under The Gun?

O UTG é uma das posições numa mesa de poker e ela representa exatamente o significado da frase, pois corresponde à posição mais arriscada de todas.

Como explicamos mais acima, cada jogador tem uma posição e ela pertence a uma categoria: Blinds, Early Positions, Middle Positions e Last Positions. Sendo o UTG a primeira das Early Positions.

o que under the gun

O UTG é a primeira posição à esquerda do Big Blind e vai seguida das duas Early Positions restantes, que são o UTG+1 e o UTG+2. Assim, o jogador que estiver no UTG vai ser o primeiro a apostar no pré-flop. Agora fica mais claro o porquê do nome, certo? Ele é o jogador que aposta sob mais pressão, precisamente por ser o primeiro.

Isso reflete à perfeição a situação de vulnerabilidade do UTG, pois ele tem que dar uma resposta sem ter ideia de como vai continuar o jogo nem de qual é a situação dos seus rivais. Ele vai ter desvantagem diante dos outros, porque estes vão fazer as suas apostas depois de iniciado o jogo.

Por causa disso, o UTG é uma das posições mais difíceis de jogar, pois o jogador vai ter que responder sem possibilidades de analisar o jogo. Isso faz com que determinadas ações não sejam boas, pois o risco é muito grande.

Então, se você apenas está começando e essa for a sua posição, você precisa prestar atenção para as nossas dicas e tomar notas de quais estratégias podem ser úteis, para você lidar com a mão.

Como jogar corretamente na posição UTG?

Para você ter uma boa mão na posição do UTG, é importante que você não perca o controle, pois a pior coisa que você pode fazer é ficar assustado e acabar agindo por impulso.

Mantenha a calma e conheça o máximo que você puder sobre o jogo. Depois disso, você poderá se aventurar. Então, nós trazemos algumas dicas, para você se preparar para o tão esperado momento.

  • Não seja agressivo: jogar no UTG implica ter uma atitude maiormente passiva, ou seja, ser responsável, não abusar na aposta e utilizar essa posição apenas para continuar em jogo, pois esse não é o momento de pensar em ganhos.
  • Estude a mesa: você deve estar pensando que esta dica não faz sentido, pois o UTG é o primeiro jogador em agir, e não está errado. Porém, esta estratégia é muito útil para o tempo que restar da mão. Enquanto os outros continuam jogando, você tem que ficar de olho, porque você já fez uma primeira ação às cegas, então você precisa chegar ao seu novo turno com uma jogada mais planejada.
  • Utilize pares altos: apostar pares altos é uma maneira um pouco mais segura de jogar, quando você se encontra em posições em desvantagem, como o UTG, pois você tem que lembrar que o range dos outros será maior do que o seu.

Conclusão sobre a UTG

Seja na posição do UTG ou em qualquer uma das outras, procure chegar na hora do jogo sabendo tudo o que você puder dele. Lembre-se de que, para jogar com sabedoria, é preciso antes de tudo aprender.

Rolar para cima