Facebook
Instagram
Youtube
Bodog

O Uruguai está de volta para uma quarta Copa do Mundo consecutiva e tentará surpreender

A seleção do Uruguai jogará sua 14ª Copa do Mundo em Catar 2022. “La Celeste” estará na Copa do Mundo pela quarta vez consecutiva, algo que eles fizeram pela última vez entre 1962 e 1974. O Uruguai é, pela sua história e pelo seu elenco, um candidato da Seleção Bodog a ficar entre os melhores no próximo grande evento do futebol.

BODOG Uruguay PT Equipo

Os uruguaios, atualmente treinados por Diego Alonso, recuperaram suas sensações e, com um futebol vertical e feroz, deixaram para trás a má notícia da saída em 2021 de Oscar Washington Tabárez, que treinou a seleção nacional durante 15 anos, e reservaram a passagem para Catar 2022.

Os maus resultados com Tabárez forçaram os diretivos uruguaios a demitir o treinador que trouxe de volta antigas emoções do Uruguai, obtendo excelentes resultados ao longo do caminho. Assim, eles optaram por Alonso, um jovem treinador que deu um novo visual à equipe celeste.

POSIÇÃO NO RANKING FIFA: 13. Uruguai: 1643,71 PONTOS

O Uruguai, como sempre, tem uma equipe com excelentes jogadores, como José María Giménez, Ronald Araújo, Rodrigo Bentancur, Darwin Núñez, Federico Valverde, Lucas Torreira, Giorgian de Arrascaeta, Luis Suárez e Edinson Cavani.

A seleção uruguaia, duas vezes campeã do mundo (1930 e 1950) teve desempenhos brilhantes e decepcionantes em Copas do Mundo ao longo de sua história. Seus últimos resultados foram:

Copas do Mundo Resultados
França 1998: Não se classificou.
Coreia & Japão 2002: Eliminado na primeira fase.
Alemanha 2006: Não se classificou.
África do Sul 2010: Terminou em quarto lugar, depois de perder por 3 a 2 para Países Baixos nas semifinais.
Brasil 2014: Eliminado nas oitavas de final, após perder para a Colômbia por 2 a 0.
Rússia 2018: Eliminado nas quartas de final, após perder para a França por 2 a 0.

De fato, o Uruguai somou 28 pontos nas eliminatórias, com 8 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. Marcou 22 gols e sofreu 22. Após a chegada de Alonso, o Uruguai conquistou 4 das suas 8 vitórias totais, marcando 12 pontos fundamentais. Além disso, marcou 8 gols e sofreu apenas 1. O impacto do novo treinador foi claro e chave.

Você acha que o Uruguai estará mais uma vez entre os melhores classificados em Catar 2022?

Diego Alonso revolucionou o jogo do Uruguai

Diego “Tornado” Alonso teve uma tarefa difícil: substituir Oscar Tabárez no comando da seleção uruguaia. E ele conseguiu impor sua própria marca na equipe celeste, mostrando o que quer em campo.

Ao assumir o controle, Diego Alonso impôs uma guinada no estilo de jogo do Uruguai. Ao futebol defensivo e responsivo de Tabárez, ele acrescentou:

  • saída de bola jogando desde a zaga
  • bloco defensivo alto
  • laterais com ida e volta
  • mudança posicional de jogadores-chave, como De Arrascaeta e Valverde.

Estas inovações permitiram ao Uruguai variar seu estilo de jogo em áreas estratégicas, resultando em transições mais rápidas, uma pressão mais alta e uma saída ordenada com a bola.

BODOG Uruguay PT Fans

Até agora, o sistema preferido de Alonso tem sido o 4-4-2, o que lhe permitiu estabelecer um claro jogo posicional, com papéis bem definidos. No entanto, Alonso tem mostrado esquemas táticos variados ao longo da sua carreira, que também considera de ordem secundária no quadro que o futebol supõe. Outros sistemas que ele utilizou incluem:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

4-3-35-3-2

O problema mais sério do Uruguai, e que Alonso procurará corrigir, é a saída limpa de bola e a organização defensiva do meio-campo, especialmente atrás dos volantes exteriores.

O treinador terá que avaliar se deve continuar jogando com um 4-4-2 fortemente propositivo, rápido e de blocos altos, ou buscar um equilíbrio defensivo maior com a entrada, por exemplo, de Lucas Torreira.

POSSÍVEL ESCALAÇÃO INICIAL

Formacion Uruguay

De qualquer forma, Alonso tem um excelente elenco para trabalhar de olho na Copa do Mundo para encontrar o sistema tático correto. É uma questão de reafirmar conceitos e corrigir erros.

Estatísticas do Uruguai nas Copas do Mundo

Catar 2022 será a 14ª Copa do Mundo para o Uruguai, que para um país com pouco mais de três milhões de habitantes, apresenta números e resultados surpreendentes. Têm uma porcentagem de vitórias de 42,9%, foram campeões duas vezes e terminaram em quarto lugar em três ocasiões.

Em suas participações na Copa do Mundo, marcaram 87 gols e sofreram 74. Têm uma média de 1,55 gols marcados por partida.

PJ PG PE PP GF GC
56 24 12 20 87 74

O lendário Oscar Míguez é o artilheiro, com 8 gols em dois mundiais. Ele é seguido por Luis Suárez, com 7 e Diego Forlán com 6. O histórico de Míguez é imbatível desde 1954.

Entretanto, essa marca poderia ser alcançada ou ultrapassada por Luis Suárez ou mesmo Edinson Cavani, que marcou 5 gols em Copas do Mundo. Se há dois jogadores uruguaios que podem bater recordes, eles são sem dúvida Luis Suárez e Edinson Cavani.

Suarez precisará de um gol para igualar Miguez e dois para ultrapassá-lo, enquanto Cavani precisará marcar 3 e 4 gols respectivamente.

Você acha que Luis Suárez ou Edinson Cavani quebrarão o recorde de 68 anos de Oscar Míguez? Qual dos dois você acha que fará isso?

Federico Valverde, sangue novo para uma Celeste veloz

E chegou o momento de Federico Valverde em uma Copa do Mundo. Com a permissão de Luis Suárez, Edinson Cavani, Rodrigo Bentancur ou Giorgian de Arrascaeta, Federico Valverde conquistou o direito de ser a estrela desta seleção uruguaia.

Com uma habilidade física invejável, um posicionamento tático que todo técnico deseja e uma grande versatilidade, Federico Valverde é capaz de jogar pelos flancos, cobrir defensivamente, mover-se em espaços curtos e longos e ajudar no ataque para chutar a gol tanto desde dentro quanto desde fora da área.

BODOG Uruguay PT Figura

O jogo de Valverde, de 23 anos, se destaca pela velocidade que traz para o jogo, algo que o Uruguai necessita muito. Além disso, ele complementa maravilhosamente seus parceiros de dança no meio-campo: Rodrigo Bentancur (outro jogador com excelente controle de bola), Matias Vecino ou Lucas Torreira.

Figura 2
  • Federico Valverde.
  • Número #15
  • Edad: 23 anos
  • Meio-campista
  • Time atual: Real Madrid
  • Altura: 182 cm
  • Peso: 76 Kg
  • Perna boa: direita

Além disso, Valverde se destaca por sua versatilidade: ele pode jogar como meio-campo defensivo, meio-campo ofensivo interior, extremo e, em caso de emergência, como lateral.

Participação em Copas do Mundo

PJ GF A
0 0 0

 Será a primeira participação de Valverde em uma Copa do Mundo depois de ficar de fora da lista final em Rússia 2018.

Você acha que o meia-campista do Real Madrid, Federico Valverde, poderá fazer o Uruguai sonhar com um título mundial?