Uruguai e Brasil podem se enfrentar na Copa do Mundo do Catar 2022

Uruguai x Brasil é um dos clássicos mais interessantes que podem acontecer nas oitavas de final da Copa do Mundo. Duas equipes sul-americanas que se conhecem muito bem e que darão tudo de si nessa Copa.

Uruguay Brasil Copa del Mundo 2022 1
Esse confronto ocorrerá caso o Uruguai passe em primeiro lugar do grupo e o Brasil fique em segundo lugar de seu grupo, ou vice-versa. Conheça os dados para apostar na Copa do Mundo da FIFA 2022, neste possível confronto: partidas entre as duas seleções, seu momento atual, o histórico de participação em Copas do Mundo, etc.

Dados sobre o possível encontro entre Brasil e Uruguai na Copa do Mundo de 2022

O duelo acontecerá nessas circunstâncias, caso o Uruguai seja o primeiro de seu grupo, e o Brasil o segundo do seu. Caso aconteça o inverso, essas seleções também se enfrentarão, mas no dia anterior, no mesmo horário.

Data e horário 6 de dez. 16h (horário de Brasília)
Estádio Estadio Lusail
Fase

Oitavas de final

O duelo acontecerá nessas circunstâncias, caso o Uruguai seja o primeiro de seu grupo, e o Brasil o segundo do seu. Caso aconteça o inverso, essas seleções também se enfrentarão, mas no dia anterior, no mesmo horário.

Local e data da possível partida entre Uruguai e Brasil

A disputa seria no dia 6 de dezembro no Estádio Lusail. Esse é o estádio com maior capacidade (80.000 torcedores) e será o palco da final da Copa.

Horário do jogo Uruguai x Brasil

O jogo entre o primeiro colocado do Grupo H e o segundo colocado do Grupo G será às 16h. Será a última partida das oitavas de final.

Fase do jogo Uruguai x Brasil

O encontro aconteceria nas oitavas de final da Copa do Mundo. É o único confronto entre sul-americanos que pode ocorrer nessa fase da competição.

Rivalidade histórica entre Uruguai e Brasil

A rivalidade entre a seleção uruguaia e a seleção brasileira é uma das mais fortes e longas do mundo. Estamos falando do fato de que essas duas seleções se enfrentaram 78 vezes, com 38 vitórias para os brasileiros, 20 para os uruguaios e 20 empates.

neymar brasil mundial 2

Em Copas do Mundo, eles se enfrentaram duas vezes. A primeira disputa aconteceu em 1950, quando na final a Celeste venceu a Canarinho por 2 a 1 no Maracanã. E o segundo encontro entre as duas seleções ocorreu no México, em 1970, quando o Brasil deu o troco e venceu o Uruguai por 3 a 1 nas semifinais da competição.

Como o Uruguai chegaria ao jogo contra o Brasil?

A seleção uruguaia se classificou para o Catar na reta final das Eliminatórias da CONMEBOL. Quando tudo parecia muito complicado para a Celeste, a equipe venceu quatro jogos seguidos e conseguiu atingir seu objetivo.

A chegada de Diego Alonso como técnico gerou uma mudança positiva na equipe uruguaia. Melhorou o desempenho da equipe trazendo vários jogadores que não tinham sido levados em conta pela comissão técnica anterior.

Com muitos jovens jogadores que estão se destacando no mundo todo, a seleção uruguaia quer levantar a taça mais cobiçada do mundo. Terá de começar com todas as forças no Grupo H, que inclui Portugal, Coreia do Sul e Gana.

Análise do Uruguai em outras participações

A seleção uruguaia é uma das oito equipes campeãs do mundo. De suas treze participações em Copas do Mundo, sagrou-se campeã em duas oportunidades: 1930 e 1950. A primeira conquista aconteceu em casa na primeira edição da Copa do Mundo; e a segunda, no Brasil, vencendo a final contra a equipe local.

Copas do Mundo disputadas 13
Copas do Mundo conquistadas 2

Além dessas duas conquistas, a seleção uruguaia conseguiu ficar entre as quatro melhores do mundo em mais três edições: Suíça em 1954, México em 1970 e África do Sul em 2010. Das treze participações, em cinco eles se tornaram uma das quatro melhores seleções.

Será sua quarta participação consecutiva em Copas do Mundo. Nas últimas três edições, eles passaram da fase de grupos.

Futura formação e forma de jogar

A seleção uruguaia chega com um elenco muito renovado em relação ao que vimos na Rússia em 2018. Muitos jogadores jovens do país evoluíram e hoje estão na elite do futebol mundial. Os casos que mais chamam a atenção são os de Ronald Araújo, Federico Valverde e o atacante Darwin Núñez.

Além desses jogadores, há outros com uma carreira mais longa na seleção, como Sebastián Coates, José María Giménez, Lucas Torreira e Rodrigo Bentancur. E, claro, jogadores históricos da equipe como Diego Godin, Luis Suárez e Edinson Cavani.

Diego Alonso, desde sua chegada, também utilizou jogadores jovens que não estavam sendo muito aproveitados, como Mathias Olivera, do Napoli, e Facundo Pellistri, do Manchester United. Esses dois são tidos como titulares para a Copa do Mundo.

valverde uruguay mundial

A seleção uruguaia aposta no bom controle da bola e na forte pressão exercida nos adversários. E, como sempre acontece com os uruguaios, a raça e a entrega dos jogadores nunca são deixadas de lado. Quanto ao esquema tático, Diego Alonso costuma variar de acordo com a partida, mas o 4-4-2 ou o 4-2-3-1 são os que ele mais utiliza.

Será muito difícil Luis Suárez e Edinson Cavani jogarem juntos desde o início da partida. A provável escalação para um possível confronto contra o Brasil seria: Serge Rochet; Mathías Olivera, Sebastián Coates, José María Giménez, Ronald Araújo; Giorgan De Arrascaeta, Rodrigo Bentancur, Federico Valverde, Facundo Pellistri; Darwin Núñez e Luis Suárez ou Edinson Cavani.

Conquistas alcançadas pela seleção uruguaia

A seleção uruguaia conquistou duas Copas do Mundo. A primeira em 1930 e a segunda em 1950, diante de um Maracanã com cerca de 200.000 brasileiros.

Além disso, a Celeste foi a vencedora dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928. Estes eram considerados títulos mundiais.

Em relação a títulos individuais, o uruguaio Diego Forlán foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo da África do Sul em 2010. O camisa 10 levou sua equipe às semifinais e foi um dos artilheiros do torneio com cinco gols.

Como o Brasil chegaria à partida contra o Uruguai?

O Brasil chega à Copa do Mundo após ter se classificado na primeira colocação das Eliminatórias da CONMEBOL invicto, com 14 vitórias e apenas 3 empates, mostrando toda a sua potência no futebol.

Os brasileiros chegam ao Catar 2022 como um dos favoritos ao título. O Brasil conta com jogadores de alto nível em todas as posições, e o técnico Tite tem conseguido tirar muito proveito deles nos últimos tempos.

tite dt brasil

Começará disputando a Copa do Mundo no Grupo G junto com Sérvia, Suíça e Camarões. Esse é um dos grupos de nível mais alto da competição.

Análise do Brasil em outros mundiais

A seleção brasileira é a mais bem-sucedida em Copas do Mundo. Já conquistou a Copa cinco vezes: Suécia em 1958, Chile em 1962, México em 1970, Estados Unidos em 1994 e Coreia do Sul-Japão em 2002.

A seleção brasileira é a única que esteve presente em todas as edições da Copa do Mundo. Jogou nas 21 Copas do Mundo existentes na história, e também não deixará de estar presente no Catar 2022.

Copas do Mundo disputadas 21
Copas do Mundo conquistadas 5

Além dos títulos conquistados, chegou a duas finais que não conseguiu vencer, em 1950 e em 1998. Da mesma forma, em onze edições da Copa do Mundo, esteve entre as quatro melhores seleções.

Possível formação e forma de jogar

O futebol brasileiro ao longo de sua história se destacou por seu estilo de jogo ofensivo, com jogadores muito talentosos e desequilibrantes. Esta equipe da seleção brasileira tem muito disso, mas também ganhou força defensiva, o que faz com que marcar gol contra eles não seja uma tarefa fácil.

No gol, a equipe tem um dos melhores goleiros do mundo, Alisson Becker. No setor defensivo, destacam-se os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos, e no meio-campo a seleção conta com jogadores como Casemiro e Fred. Desta forma, a equipe costuma ter muita força e equilíbrio, para que lá na frente seus atacantes possam fazer o seu trabalho.

E, diga-se de passagem, a seleção brasileira tem muito talento do meio-campo para cima. O principal jogador da equipe é o Neymar, que chega na idade ideal para a Copa do Mundo, e espera deixar seu nome marcado na história da competição.

O técnico Tite tem muitas opções no ataque, com jogadores muito desequilibrantes que se destacam no mais alto nível. Alguns dos nomes mais importantes são Vinícius Júnior e Raphinha. O atacante Rodrygo Goes, também pode ser uma grande alternativa para Tite.

jugador brasil mundial

Os esquemas de jogo mais utilizados pelo treinador são o 4-3-3 e o 4-2-3-1, embora normalmente varie conforme as circunstâncias. Ele sempre busca o desequilíbrio por fora e a chegada dos laterais no ataque. A provável escalação do Brasil para um possível confronto contra o Uruguai seria: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro; Lucas Paquetá, Casemiro, Fred; Raphinha, Neymar, Vinicius Jr.

Copas conquistadas pela seleção brasileira

A seleção brasileira foi campeã em cinco edições da Copa do Mundo. Em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. É a seleção que mais vezes venceu esta competição e, no Catar 2022, irá em busca de seu hexacampeonato. Vinte anos se passaram desde seu último título.

O Brasil teve vários artilheiros na competição: Leônidas da Silva na França em 1938 com sete gols, Ademir no Brasil em 1950 com nove gols, Garrincha e Vavá no Chile em 1962 com quatro gols cada, e Ronaldo na Coreia do Sul-Japão em 2002 com oito gols.

Por sua vez, Romário ganhou a Bola de Ouro na Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994 e Ronaldo na Copa do Mundo da França em 1998. Dois jogadores que marcaram a grandiosa história do futebol brasileiro.

Previsões para o possível confronto entre Uruguai e Brasil

Para essa possível partida das oitavas de final, a previsão é de uma vitória da seleção brasileira sobre a seleção do Uruguai. A seleção brasileira é grande candidata a vencer a Copa do Mundo e tem jogadores para derrotar qualquer adversário.

A história mais recente entre as duas equipes mostra uma grande predominância brasileira. O Uruguai não vence o Brasil desde 2001. Na última partida entre as duas seleções, com equipes semelhantes às que estarão no Catar 2022, a seleção Canarinho goleou por 4 a 1 a Celeste.

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo do Catar 2022

A fase de grupos da Copa do Mundo nos trará grandes jogos. Algumas das partidas mais esperadas são Brasil x Sérvia pelo Grupo G e Uruguai x Portugal pelo Grupo H. Os resultados dessas partidas influenciarão um possível embate sul-americano nas oitavas de final.

Um outro possível confronto das oitavas de final é Canadá x Espanha


Canada Espana Copa del Mundo 2022 1

Canadá x Espanha  – poderia ocorrer no Estádio Qatar Foundation. É um confronto possível pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Se o Canadá ficar em primeiro lugar do seu grupo e a Espanha em segundo, a partida será disputada em 6 de dezembro, às 12h.

Um outro possível confronto das oitavas de final é entre México e França


Francia Mexico Copa del Mundo 2022

México x França aconteceria no Estádio Ahmed bin Ali.  É outro possível confronto das oitavas de final do Catar 2022. Se os mexicanos ficarem em primeiro lugar do grupo e os franceses em segundo, a partida será disputada em 3 de dezembro, às 16h.

Rolar para cima