Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

Aprenda a jogar truco paulista

O truco paulista é um jogo muito tradicional e divertido, cuja origem é um pouco incerta. O que se sabe é que no Brasil ele foi popularizado por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, tendo chegado primeiramente nos estados de São Paulo e de Minas Gerais, e posteriormente se difundido às demais regiões.

jogo tradicional truco paulista
Nós, do casino Bodog, vamos lhe ensinar agora as regras básicas para que você possa juntar os amigos e se entreter com este jogo de cartas que é muito simples. Vamos lá!

Informações essenciais sobre o truco paulista

Antes de mais nada, retire todos os 8, 9, 10 e curingas do baralho. Você não vai precisar destas cartas, por isso que o baralho de truco possui apenas 40 cartas.

O jogo pode ser realizado “mano a mano”, ou seja, apenas entre 2 adversários, ou com 4 jogadores, sendo 2 duplas. O truco é disputado em 3 rodadas, e vence o melhor de 3. O objetivo do jogo é somar 12 pontos.

Dito isto, agora vamos aos detalhes sobre valores das cartas, e na sequência, como efetivamente começar a jogar.

Valores de cartas no truco paulista

A sequência, da mais fraca para a mais forte, é assim: 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3.

Os naipes também têm valores, mas eles só servem para a manilha. Guarde bem este nome, vamos falar dele daqui a pouquinho. Então os valores de naipe (para a manilha), do mais fraco para o mais forte, fica assim: Ouro, espada, copas e paus.

Como jogar o truco paulista

Uma vez embaralhadas as cartas, a distribuição começa da direita para a esquerda, e cada jogador recebe 3 cartas.

3 cartas truco paulista

Ao final da distribuição, uma carta é colocada na mesa com a face para cima, e ela se chama “vira”. A carta subsequente ao símbolo da “vira” é a manilha do jogo, e a manilha é a carta mais poderosa da partida, valendo até mais que o 3, que é o número mais alto na sequência de valores do truco paulista. 

Exemplo prático: se a carta “vira” for número 7, então a carta Q é a manilha da vez.

Em cada rodada, os jogadores deverão colocar uma de suas cartas na mesa, e aquele que for o detentor da carta mais forte, vence a rodada. Quem ganhar 2 rodadas ganha 1 ponto.

Durante as rodadas, os jogadores podem pedir o truco, que é o aumento da aposta. Nesta ocasião, o adversário pode aceitar (e o vencedor ganha 3 pontos), correr (o que dá 1 ponto ao solicitante) ou pode aumentar a aposta pedindo 6, ou seja, 6 pontos. Na contestação, ainda pode-se pedir 9 e 12 pontos, o valor máximo.

Viu só como o truco é um jogo simples e muito divertido?

E se você for pedir truco…

Grite! Isso mesmo! Grite “truuucoo!”. Pode até ser um blefe, mas este é um hábito muito comum entre os jogadores e é o ponto alto da partida.

truco paulista

Não há quem não se divirta à mesa com um bom pedido de truco, seja para aceitar, correr ou aumentar. E a nossa dica é praticar o jogo e conhecer os bons truques dos jogadores mais experientes.