Como jogar truco mineiro

Hoje você encontra facilmente diversas opções de jogos de baralho, seja para competir valendo dinheiro real (e muitos lucros) ou apenas por diversão; e um dos mais buscados tem sido o truco mineiro!

baralho frances

Você conhece a versão mineira do truco? Neste artigo, nós vamos falar sobre as regras e ensinar você a jogá-lo. Tudo pronto? Então vamos lá!

Veja como é simples jogar o truco mineiro

Este jogo pode ter de 2 a 4 competidores, sendo 2 duplas ou individualmente, no mano a mano. Se optar pelas duplas, os parceiros devem alternar suas posições entre os adversários.

O jogo de truco mineiro é jogado com o baralho francês e é composto por pontos, e aquele que fizer 12 pontos, vence. Normalmente as partidas são disputadas em 3 rounds, ou seja, uma disputa do melhor de 3.

O que é truco mineiro?

Embora a origem do truco ainda seja incerta, é sabido que no Brasil ele foi popularizado pelos bandeirantes provenientes da Europa, e os primeiros locais onde este jogo foi disseminado foram nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A partir disso, as variações vieram conforme os costumes dos jogadores da época e é por isso que hoje, além do truco mineiro, ainda existe o bastante conhecido truco paulista e o truco gaúcho, que também pode ser chamado de truco espanhol.

Regras do truco mineiro

Para iniciar, os jogadores precisam de um baralho francês (o mesmo que se utiliza nos jogos de baralho de cassino), com 40 cartas, e deste baralho devem retirar os curingas, os 8, os 9 e os 10.

Após a distribuição de 3 cartas para cada jogador, dá-se início à primeira mão que vale 2 pontos. As mãos são feitas sucessivamente até que algum jogador, ou uma das duplas, alcance a soma de 12 pontos entre a soma das 3 rodadas.

Cada jogador tem direito a pedir o truco antes de jogar sua vez. Quando isso acontecer o adversário deve escolher entre aceitar, fugir ou pedir 4.

Se o adversário aceitar, o jogo continua normalmente com a mão valendo 4. Se o adversário fugir, o outro jogador recebe 2 pontos. Se o adversário pedir 6, o outro jogador tem as mesmas opções que são aceitar, fugir ou pedir 10. E desta forma o jogo continua até que alguém peça 12.

As opções de aumento são 4, 6, 10 e 12, sendo obrigatório seguir esta ordem.

Se houver empate no truco mineiro, o que também pode ser chamado de “cangar no jogo”, o desempate acontece da seguinte forma:

  • Se o jogo empatar na primeira rodada, vencerá quem ganhar no segundo ou terceiro round;
  • Se o empate acontecer na segunda ou terceira rodada, o ganhador será aquele que venceu a primeira;
  • Nos raros casos de empate durante as três rodadas, ninguém ganha os pontos.

Cartas do truco mineiro

  • Manilha: são as mãos fixas. A ordem da mais fraca para a mais forte é 4 de paus, 7 de copas, Ás de espadas e 7 de ouros.
  • A ordem crescente das cartas são 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2 e 3.

Conclusão

Há evidências de que o truco mineiro tenha grandes influências castelhanas por conta de suas manilhas fixas; e ainda há quem diga que, por conta da ordem de sua manilha, é possível que o truco tenha sido disseminado primeiramente em Minas Gerais e posteriormente em São Paulo.

jogar cartas

Seja lá de onde for a sua origem, não podemos negar o quanto o jogo de truco é prestigiado e democrático, seja nos intervalos das aulas na escola, ou em uma mesa entre os familiares após o almoço do domingo.

Mas se você quer jogar as variações do truco em qualquer hora, de qualquer lugar, sem ter a necessidade de procurar um adversário, sua melhor opção são os jogos online, que, aliás, estão à sua disposição neste momento!

Rolar para cima