O que são os torneios satélites no poker e para que servem?

Quem gosta de jogar poker em modalidade de torneio, seja ao vivo ou curtindo o poker online, sabe que existem muitos tipos de torneios diferentes. Hoje vamos explorar com maior profundidade o conceito de Satélite.
poker online torneios

O que são os torneios satélites, quais são as características deste tipo de torneios, para que servem? Vamos lá responder essas perguntas uma a uma e descobrir todas suas vantagens.

O que é e para que serve um torneio satélite em poker?

Os torneios satélites se chamam assim porque funcionam como satélites de outros torneios maiores, girando em torno de grandes eventos que podem inclusive ser reconhecidos internacionalmente como as World Series of Poker ou o World Poker Tour.

Uma forma simples de definir um torneio satélite é dizer que se trata de um torneio de buy-in muito baixo que permite ganhar ou obter um buy-in a um torneio de maior porte. Eles podem ser presenciais ou online, ainda que a modalidade de poker online seja muito mais escolhida na atualidade para este tipo de torneios.  Porém, há uma grande variedade de satélites, com características e prêmios diferentes.

Quais diferenças podemos achar nos torneios satélites em poker?

A primeira diferença que podemos achar entre eles é a modalidade de tipo presencial ou online. Cada vez mais são escolhidos os satélites online, ainda para torneios presenciais.  Isto é porque em sites como a Bodog, por exemplo, costuma-se achar muitas ofertas deste tipos de torneios, geralmente no lobby da sala. Isto faz com que o acesso seja muito mais prático, em diferentes horários, com maior variedade e protegendo a identidade dos jogadores.

Outra diferença importante é que nem todos os torneios do tipo satélite garantem um assento num outro torneio, por isso é importante prestar especial atenção na hora de escolher o satélite a ser jogado. Às vezes os prêmios dos torneios satélites são em dinheiro mesmo. Quando o prêmio é um lugar em outro torneio, deve especificar que o buy-in ou assento ao torneio desejado está garantido.

Também as características próprias do torneio satélite são importantes: qual modalidade de poker é jogada, quantos jogadores por mesa, etc. Lembre-se que há muitos tipos de torneios de poker online ou presenciais, e é bom que você conheça as regras e características de cada um para poder decidir qual você prefere jogar.

Quais as vantagens de jogar torneios satélites em poker?

A principal vantagem de jogar este tipo de torneio, é que por serem os buy-ins muito baixos você pode obter grandes prêmios ou garantir um assento num torneio de maior importância. 

ganhadora fichas poker

Como se fosse pouco, tem muitas outras qualidades proveitosas, já que na busca pela vitória, você terá a possibilidade de treinar muito poker.

Este tipo de torneio é especialmente bom para jogadores iniciantes que estão começando a construir um bankroll e querem se expor um pouco mais no mundo do poker para ganhar mais experiência rapidamente.

Também são escolhidos por jogadores que querem participar de eventos grandes e não podem ou preferem não pagar o buy-in. Isto significa que os satélites podem ser disputados por todo tipo de jogadores e por tanto, num satélite, você pode acabar competindo contra jogadores de todos os níveis.

Rolar para cima