Poker Texas Hold’em vs Poker Omaha: similaridades e diferenças

Existem diversas variantes do jogo de poker, porém as mais populares no mundo todo são as versões Texas Hold’em e Omaha. Você sabe o que elas têm de diferente uma da outra? E as similaridades, quais são? É exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Então, basta seguir a leitura com a gente!

poker texas holdem

Ah, e não deixe de ler os artigos em que ensinamos como ganhar um torneio de poker, pois informações como estas são de extrema importância para quem gosta do poker e quer aprender mais sobre este mundo.

As regras das variantes Texas Hold’em e Omaha

Quando observamos as regras destes dois estilos de poker, podemos logo perceber que em termos de fases eles são completamente iguais: pré-flop, flop, turn e river.

O ranking de mãos também é igual tanto no Hold’em quanto no Omaha, e o tão almejado Royal Flush é a melhor mão possível para estes dois jogos.

Então, onde estão as diferenças entre eles?

A primeira grande diferença é na distribuição de cartas. No poker Texas Hold’em, cada jogador recebe duas cartas antes do flop. Na versão Omaha, cada jogador recebe quatro cartas, e esta diferença é significativa quando falamos em facilidade de fazer grandes mãos.

Outra diferença é a forma que se utiliza as cartas para a formação de mãos no poker Texas Hold’em e no poker Omaha. No Hold’em o jogador pode usar uma, duas ou nenhuma das cartas para fazer a combinação de uma mão. Já no Omaha existe a obrigatoriedade de utilizar duas das quatro cartas fechadas, e isso torna esta variante mais ofensiva, simplesmente por ser mais propensa à formação de grandes mãos.

Esta pode ser considerada a maior diferença entre as variantes, e também pode ser explicada matematicamente — no Texas Hold’em, as duas cartas no pré-flop oferecem 1.326 combinações possíveis. Já no Omaha, estas combinações possíveis se expandem para 270.725 chances devido à utilização de quatro cartas.

poker omaha

A estrutura de apostas no Texas Hold’em e no Omaha

Na versão Hold’em, a estrutura mais utilizada é aquela sem limite, enquanto na versão Omaha a estrutura praticada é a pot limit, ou seja, pote com limite. Por este motivo muitos apostadores preferem o Hold’em; eles afirmam que os jogos sem limite são muito mais emocionantes!

A formação de mãos e a posição na mesa

Como já dissemos, a matemática nos explica que a formação de grandes mãos no Omaha é muito mais facilitada, afinal, quatro cartas nas mãos nos dá muito mais oportunidades que duas, que é o caso do Texas Hold’em.

E se a posição do jogador na mesa sempre foi importante no Hold’em, na versão Omaha ela adquire um peso muito maior. Na posição final, o apostador tem muito mais controle sobre o pote. Já na posição inicial, a estratégia utilizada pelos mais experientes é ter cautela na hora de aumentar o pote.

Qual jogo é mais complexo — Texas Hold’em ou Omaha?

Sejamos sinceros, o poker Omaha é muito mais complexo, principalmente para os iniciantes. E é exatamente por este motivo que o Texas Hold’em permanece no topo dos jogos de poker mais buscados.

A curva de aprendizado das regras do Omaha é mais lenta, porém ele acaba sendo a melhor opção para quem está disposto a ganhar um bom dinheiro.

Texas Hold’em vs Omaha — qual escolher?

Sentimos desapontá-lo, mas não existe uma resposta definitiva para esta pergunta!

O que deve ser considerado no momento da escolha são as habilidades e o objetivo.

O Hold’em é mais popular principalmente pela facilidade na aprendizagem das regras. O Omaha acaba sendo um jogo de regras mais complexas, porém ele oferece lucros muito mais atrativos.

regras poker
De qualquer forma, as duas variações são bastante divertidas e estão disponíveis na aba de Poker Online do Bodog, neste exato momento. E se eu fosse você, daria uma espiadinha lá agora mesmo!

Rolar para cima