Quem são os técnicos que ganharam mais taças no Campeonato Brasileiro?

A contagem regressiva já começou e faltam menos de 100 dias para a bola rolar no Campeonato Brasileiro de 2023. Mas enquanto a hora da verdade não chega, que tal relembrar um pouco da história da maior competição do futebol nacional?

vanderlei luxemburgo

Entre o ano de 1959 quando foi realizada a primeira edição de uma competição nacional e a última temporada em 2022 nada menos do que 40 técnicos diferentes foram campeões do Campeonato Brasileiro de futebol.Antes de apostar na liga brasileira de 2023 na Bodog, confira agora mesmo quem foram os treinadores mais vitoriosos da história da competição e onde eles conquistaram os seus títulos.

Os técnicos brasileiros com mais taças do Campeonato Brasileiro

Dos quarenta treinadores que já conquistaram o título do Brasileirão, os treinadores brasileiros são a grande maioria: nada menos do que 37 treinadores levaram o seu time à conquista do troféu por pelo menos uma vez.

Deste total, treze treinadores conquistaram o Campeonato Brasileiro por mais de uma oportunidade, a grande maioria deles treinando mais de uma equipe durante a carreira.

Porém, alguns conquistaram todos os títulos pela mesma equipe, fazendo de seus nomes verdadeiras lendas dentro desses clubes.

Lula – 5 títulos

O primeiro entre todas essas lendas com certeza é Lula, lendário técnico do Santos que foi o responsável pela criação do trio Pelé, Pepe e Coutinho.

Luís Alonso Perez, o Lula, foi treinador do Santos entre os anos de 1954 e 1966. Durante esse período dirigiu a equipe por 949 jogos e conseguiu incríveis 771 vitórias. Isso garantiu ao treinador um feito até hoje nunca repetido: ser campeão brasileiro por 5 anos consecutivos.

O Santos de Lula foi campeão consecutivamente entre 1961 e 1965. Durante esse período também conquistou duas vezes a Copa Libertadores e duas vezes o Mundial Interclubes.

Vanderlei Luxemburgo – 5 títulos

Vanderlei Luxemburgo é um dos maiores treinadores da era moderna do futebol brasileiro, dominando principalmente os anos 90 e a primeira metade da década de 2000 do futebol nacional.

Vanderlei foi o responsável por encerrar o longo jejum de conquistas do Palmeiras e ganhou por lá o Brasileirão de 1993 e 94. Em 1998, ironicamente, conquistou o título pelo maior rival do alviverde, o Corinthians.

Em 2003 com uma campanha histórica Luxemburgo levou o Cruzeiro ao título da primeira edição em pontos corridos do Campeonato Brasileiro e no ano seguinte ainda conquistou o título por mais uma equipe paulista, o Santos de Robinho e Diego.

Ruben Minelli – 4 títulos

Rubens Minelli conquistou o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro dirigindo o Palmeiras em 1969. Era a primeira experiência do treinador em uma grande equipe depois de passar por times do interior de São Paulo e pelo Sport Recife.

Em 1974 foi contratado pelo Internacional e logo no ano seguinte iniciou uma sequência de três títulos do Brasileirão consecutivos: em 1975 e 1976 pelo Internacional e em 1977 deu ao São Paulo o primeiro dos seus seis títulos.

Muricy Ramalho – 4 títulos

Quando Minelli conquistou o título com o São Paulo em 1977 tinha um jovem cabeludo como um dos destaques do time. Seu nome? Muricy Ramalho. Muricy ainda foi para o México antes de em 1994 voltar ao São Paulo, agora como técnico das categorias de base.

muricy ramalho

Muricy foi o responsável por substituir o lendário Telê Santana como treinador do clube, mas no começo mostrou ainda não estar pronto para tal responsabilidade. Saiu e voltou mais experiente, para em 2006 iniciar uma longa sequência.

Assim como seu ex-treinador Minelli, Muricy foi tricampeão brasileiro consecutivo com o São Paulo em 2006, 2007 e 2008. Saiu do time e em 2010 foi campeão novamente por um Tricolor, o Fluminense.

Osvaldo Brandão – 3 títulos

Osvaldo Brandão tem um recorde na carreira que provavelmente não será batido por nenhum outro treinador na história: é o técnico com mais jogos no comando dos dois maiores rivais do futebol paulista, Palmeiras e Corinthians.

Brandão foi o técnico do Palmeiras no primeiro título brasileiro da equipe, em 1960, saiu, treinou rivais e a Seleção Brasileira antes de voltar e ser bicampeão do Brasileirão pelo time em 1972 e 1973.

Ênio Andrade – 3 títulos

Fechando a lista dos treinadores com mais títulos na história do Campeonato Brasileiro temos o gaúcho Ênio Andrade, o primeiro a ser campeão tanto como técnico como jogador no Brasileirão.

Ênio conquistou um feito incrível, sendo campeão com o Coritiba contra todas as probabilidades no Brasileirão mais surpreendente de todos os tempos em 1985.

Antes disso, o treinador já havia conquistado o maior troféu do futebol nacional por duas vezes com outras duas equipes do futebol do sul: em 1979 com o Internacional e em 1981 com o maior rival, o Grêmio.

Os técnicos estrangeiros com mais taças do Campeonato Brasileiro

A primeira edição do Campeonato Brasileiro foi conquistada por um gringo: o argentino Carlos Volante em 1959 pelo Bahia. Volante foi tão importante para o futebol brasileiro que inclusive dá nome até hoje para a posição de meio-campista defensivo.

abel ferreira

O jejum depois disso foi grande e apenas recentemente um técnico estrangeiro conseguiu repetir o feito: o português Jorge Jesus com o Flamengo em 2019.

Fecha a lista de estrangeiros campeões do Campeonato Brasileiro o também português Abel Ferreira, que é o atual campeão e conquistou o título no comando do Palmeiras na temporada de 2022.

Rolar para cima