Suíça e Uruguai podem se enfrentar na Copa do Mundo do Catar 2022

Suíça x Uruguai é um dos possíveis confrontos que podem ocorrer nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022. Isso acontecerá caso os suíços sejam classificados em primeiro lugar no seu grupo e os uruguaios em segundo, ou vice-versa.

Brasil Suiza Copa del Mundo 2022

Duas equipes que começarão o torneio em grupos difíceis. Suíça com Brasil, Sérvia e Camarões. Uruguai com Portugal, Coreia do Sul e Gana. Avançar para a próxima fase não será fácil, porém ambas as equipes têm o que é preciso. Continue lendo para saber tudo sobre esse possível confronto para ser capaz de apostar na Copa do Mundo da FIFA de 2022.

Dados sobre o possível encontro entre Uruguai e Suíça na Copa do Mundo de 2022

A partida acontecerá caso os suíços sejam os primeiros do Grupo G e os uruguaios os segundos do Grupo H.

Data e horário 5 de dez. 16h (horário de Brasília)
Estádio Stadium 974
Fase Oitavas de final

Caso contrário, a partida será disputada no dia 6 de dezembro, às 16h no Estádio Lusail Iconic. Vamos continuar analisando os principais dados caso os suíços fiquem na primeira colocação na primeira fase.

Onde e quando aconteceria a partida entre Suíça e Uruguai?

A disputa seria no dia 5 de dezembro no Estádio al-Janoub. Ambas as equipes vão lutar para vencer e ficar entre os oito melhores do mundo.

A que horas aconteceria a partida entre Suíça e Uruguai?

O confronto entre o primeiro do Grupo G e o segundo do Grupo H será às 16h. Será o segundo e último jogo do dia.

Em que fase aconteceria a partida entre Suíça e Uruguai?

As seleções suíça e uruguaia já se enfrentaram quatro vezes. Uma história curta, mas que remonta a muitas décadas.

O primeiro encontro entre as duas seleções foi na final dos Jogos Olímpicos de 1924, quando os uruguaios venceram por 3 a 0. Vale lembrar que, naquela época, esse era o título mais importante que uma seleção poderia alcançar.

uruguay celebracion mundial

Os outros três jogos foram amistosos: em 1954 com o resultado de 3 a 3, em 1980 com vitória do Uruguai por 4 a 0, e em 2010, quando os Charrúas venceram novamente os suíços, dessa vez por 3 a 1.

Em resumo, foram quatro partidas com três vitórias para o Uruguai e um empate. No Catar 2022 pode acontecer a primeira partida entre essas duas seleções em uma Copa do Mundo.

Como a Suíça chegaria ao jogo contra o Uruguai?

A seleção da Suíça fará sua quinta participação consecutiva na Copa do Mundo. Já nos acostumamos a vê-los nesta competição.

Desta vez, eles chegam depois de terem conseguido uma excelente classificação nas Eliminatórias da UEFA, ficando em primeiro lugar do grupo onde também estava a equipe italiana. Da mesma forma, a Suíça surpreendeu na última Eurocopa ao eliminar a França nas oitavas de final.

Os suíços terão que batalhar duro no Grupo G, que é um dos mais disputados na Copa do Catar 2022. Nessa primeira fase terão Brasil, Sérvia e Camarões como rivais. Chegar às oitavas de final é o principal objetivo dos suíços.

Análise da Suíça em outras participações em Copas do Mundo

A seleção suíça participou de onze edições da Copa do Mundo. A primeira foi na Itália, em 1934, e a última na Rússia, em 2018, quando fez sua quarta participação consecutiva na Copa do Mundo.

Na edição de 1954, atuou como a equipe da casa e teve sua melhor participação de todos os tempos, chegando às quartas de final do torneio. Nunca mais os suíços conseguiram essa façanha.

Copas do Mundo disputadas 11
Copas do Mundo conquistadas 0

Nas duas últimas participações, eles alcançaram as oitavas de final. No Brasil, em 2014, a seleção suíça participou de um grupo que incluía França, Equador e Honduras e, na Rússia, em 2018, avançou de fase após enfrentar Brasil, Sérvia e Costa Rica.

Futura formação e escalação

A Suíça é uma seleção que não tem grandes nomes, mas apresenta uma equipe equilibrada em todas as linhas de jogo. Muitos jogadores do elenco estão competindo nas principais ligas europeias e têm bom rendimento.

O meia Xherdan Shaqiri é a grande referência da equipe. Apesar de não chegar em alta como aconteceu nas últimas Copas do Mundo, ele ainda é um jogador fundamental para sua seleção.

xherdan shaqiri mundial

Outros jogadores importantes que a Suíça pode contar são Granit Xhaka do Arsenal, Denis Zakaria da Juventus, Remo Freuler do Nottingham Forest, Haris Seferovic do Benfica e Breel Embolo do Borussia Mönchengladbach.

Murat Yakin, treinador da seleção suíça, costuma iniciar com o esquema 4-3-3. Uma provável escalação para enfrentar o possível confronto com o Uruguai é a seguinte: Yann Sommer; Kevin Mbabu, Fabian Schär, Manuel Akanji, Ricardo Rodríguez; Granit Xhaka, Remo Freuler; Breel Embolo, Xherdan Shaqiri, Steven Zuber; Haris Seferovic.

Conquistas alcançadas pela seleção da Suíça

A seleção suíça nunca foi campeã em toda a sua história. Em relação à Copa do Mundo, sua melhor participação foi chegar até as quartas de final. Já na Eurocopa, a melhor participação foi nessa última edição, na qual também saiu nas quartas de final.

Como o Uruguai chegaria ao jogo contra Suíça?

A seleção uruguaia se classificou para a Copa do Mundo com uma série de vitórias na final das Eliminatórias da CONMEBOL. Quando a situação estava bem complicada para a Celeste, a seleção conseguiu dar a volta por cima e entrar em uma nova Copa do Mundo.

equipo uruguay mundial

A chegada de Diego Alonso como treinador gerou mudanças positivas na equipe. O treinador convocou novos jogadores para o elenco e fez com que a equipe começasse a mostrar coisas mais interessantes do que vinha mostrando.

Com jovens jogadores que se destacaram nos últimos anos e com alguns grandes nomes, a seleção uruguaia busca ser a grande surpresa desta Copa do Mundo. A começar com os confrontos no seu grupo com Portugal, Coreia do Sul e Gana.

Análise do Uruguai em outras participações

O Uruguai participou de treze edições da Copa do Mundo. Sediou a primeira e escreveu grandes capítulos na história do torneio, conquistando o prêmio máximo por duas vezes.

A primeira participação do Uruguai foi em 1930, quando sediou e venceu a Copa, da qual participaram treze seleções. Vinte anos depois, alcançaria um dos maiores feitos da história desta competição. Foi coroado campeão novamente após vencer o Brasil na final no Estádio do Maracanã, onde cerca de 200 mil pessoas estavam presentes.

Copas do Mundo disputadas 13
Copas do Mundo conquistadas 2

Além dessas duas conquistas, a seleção uruguaia conseguiu ficar entre as quatro melhores do mundo em mais três edições: Suíça em 1954, México em 1970 e África do Sul em 2010. Nessa última edição mencionada, a Celeste foi derrotada pela Holanda por 3 a 2 em uma espetacular semifinal.

Possível estrutura de jogo

A seleção do Uruguai chega à Copa do Mundo em um momento muito especial. Muitos jogadores jovens, como o zagueiro Ronald Araújo, os volantes Federico Valverde e Rodrigo Bentancur, e o atacante Darwin Núñez, chegam em grande fase. Esses jovens assumiram um papel de destaque na seleção, que por muitos anos contou com outros jogadores lendários.

Isso não significa que jogadores como Luis Suárez e Edinson Cavani não sejam mais importantes para a equipe. Mas é claro que eles não carregam mais aquela fama de estrelas do futebol.

cavani uruguay mundial

Desde a chegada do técnico Diego Alonso, a equipe vem crescendo a cada jogo. Uma proposta de jogo com muitos jogadores ofensivos em campo e que busca pressionar com uma marcação alta. O sistema tático tem variado de acordo com os jogos, mas o 4-4-2 é o que melhor se ajusta à equipe.

A possível escalação do Uruguai para as oitavas de final é: Serge Rochet; Mathías Olivera, Sebastián Coates, José María Giménez, Ronald Araújo; Giorgan De Arrascaeta, Rodrigo Bentancur, Federico Valverde, Facundo Pellistri; Darwin Núñez e Luis Suárez ou Edinson Cavani.

Conquistas alcançadas pela seleção uruguaia

O Uruguai foi campeão da Copa do Mundo duas vezes: em 1930 e em 1950. O primeiro título foi conquistado em casa e o segundo em território brasileiro, deixando todo o Maracanã calado.

Além disso, a Celeste foi a vencedora dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928. Naquela altura, esses torneios eram os mais importantes em se tratando de seleções de futebol. Da mesma forma, o Uruguai ganhou quinze Copas América, sendo um dos principais vencedores dessa competição junto com a seleção argentina.

Previsões para o possível confronto entre Suíça e Uruguai

Para essa possível partida das oitavas de final, a previsão é de uma vitória da seleção uruguaia sobre a suíça. A seleção uruguaia passou da primeira fase nas duas das três últimas Copas do Mundo, enquanto a seleção suíça não passa dessa fase desde 1954. Por sua vez, a Celeste tem em seu elenco jogadores mais importantes no cenário mundial do que os suíços. Embora se espere um jogo equilibrado, o Uruguai é o grande favorito.

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo do Catar 2022

Algumas partidas confirmadas da Copa do Mundo na fase de grupos e que já geram grandes expectativas nos apaixonados por futebol são: Brasil x Sérvia pelo Grupo G e Uruguai x Portugal pelo Grupo H. Os resultados desses duelos influenciam em um possível confronto entre Suíça e Uruguai.

Outro possível confronto das oitavas de final é Bélgica x Alemanha


Belgica Alemania Copa del Mundo 2022

Bélgica x Alemanha aconteceria no Estádio Qatar Foundation.  É um possível confronto que pode acontecer nas oitavas de final da Copa do Mundo. Se os belgas ficarem em primeiro lugar em seu grupo e os alemães em segundo no deles, a partida será disputada no dia 6 de dezembro, às 12h.

Um outro possível confronto das oitavas de final é entre México e França


Francia Mexico Copa del Mundo 2022

México x França no Estádio Ahmed bin Ali é mais uma partida que pode acontecer pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022. Se o México se classificar e a França ficar na segunda colocação de seu grupo, o jogo será no dia 3 de dezembro, às 16h.

Rolar para cima