Split no poker: Como fazê-lo?

Se você for novo no mundo do poker, tanto na hora de jogar poker online como em uma partida ao vivo, pode ouvir muita terminologia em inglês e ficar bastante confundido. É o caso do “Split”, “Split bet” e “Split pot”. Mas, calma, todas essas expressões têm explicação e usos lógicos no jogo.
como fazer split poker

No nosso artigo de hoje iremos ver de que se trata um “split” no poker e como fazê-lo: em que momentos acontece um split-pot, o que é uma split-bet, e tudo o que precisa saber para que esses conceitos fiquem super claros. Vamos lá!

O que é split no poker?

Para começar, a palavra Split que vem do inglês, significa “dividir”. É verdade que no poker ninguém quer dividir nada, o objetivo é ser o ganhador. Porém, em ocasiões, dois jogadores obtêm uma mão de mesmo valor, como sendo a melhor de uma rodada de apostas, e é nesses momentos em que o split é necessário.  

Mas como funciona a divisão de um pote, quais são as características particulares a levar em consideração nesses momentos? Já iremos ver que isto depende da modalidade de poker escolhida.

Contudo, tome cuidado para não confundir um split pot com uma split bet.

Uma split bet, é uma nova modalidade de poker, onde três cartas são repartidas a cada jogador, e se alguém não gostar das suas cartas pode retirar-se pelo preço de um terço de sua aposta. Finalmente uma quarta carta é repartida a cada jogador, e se a mão formada supera à do dealer, o jogador ficará com o pote.

estrategia split poker online

Falando em modalidades diferentes de poker, foi na variável Stud onde se originou o conceito de split para este esporte mental. Porém, hoje em dia, as modalidades mais usadas são Texas Holdem e Omaha Hi-Lo. E aqui o “split”, ou divisão, é referido ao pote.

Como são é como fazer um split no poker?

Como já mencionado, as características particulares de um split irão depender da modalidade de poker escolhida.

No Texas Holdem, quando há um empate, geralmente a mão se decide com ajuda dos kickers. O objetivo é ter apenas um ganhador. Contudo, há certas situações onde realmente nem os kickers são diferentes, e a solução será dividir o pote na metade. No caso, se houver potes ímpares, a ficha que não puder ser dividida costuma ficar em jogo.

No Omaha Hi-Lo faz parte do jogo, dividir o pote em dois, havendo um pote destinado a quem obtiver a maior mão, e outro a quem formar a mão menor. Porém, a situação ideal é conseguir uma mão que possa ficar com o pote completo. Se houver um split pote desigual, as fichas ímpares vão para o pote de quem tiver conseguido a mão maior.

É bom ganhar um split-pot no poker?

Com respeito a esta pergunta, há ideias contraditórias!

Há quem acredite que ganhar algo é melhor do que não ganhar nada, e aposta no Omaha Hi-Lo por exemplo,buscando levar o pote da mão menor, ou até pode escolher uma variável mais recreativa de poker do tipo split-bet.

ganhar split pot poker

Porém, os jogadores mais experientes e ousados, sabem que o “tudo ou nada” é um dos maiores atrativos do nosso esporte mental favorito. Se a mão, ou as estratégias de poker não forem boas o suficiente para levar todo o prêmio, melhor nem envolver-se no pote. 

Rolar para cima