RTP vs temática dos slots: Qual critério ter em conta na hora de jogar?

Os jogadores mais entusiastas dos caça-níqueis estão por dentro de suas particularidades, assim termos como “vantagem da casa”, “RTP”, “volatilidade” e “temática” já são seus conhecidos. Entre os critérios mais procurados no momento de se escolher um slot estão a temática e o RTP. Mas qual deles deve o jogador preferir na hora de escolher um slot?

rtp slots

Neste post vamos explorar um pouco o universo dos slots, nos aprofundando nos critérios de temática e RTP. Assim, passemos primeiro a explicação de cada um desses critérios e logo depois pensemos o por que escolher entre um e o outro.

O RTP nos slots

RTP é a sigla em inglês para Return to Player, ou seja, a taxa de retorno ao jogador. Trata-se de um valor teórico que denota qual é a quantia que o dispositivo devolve em prêmios em relação ao valor que arrecada. Obviamente este valor não informa o quanto a máquina recebeu e quanto irá pagar, mas sim qual a fração do valor que o apostador pode esperar receber. A taxa de RTP é desta maneira informada através de um valor dado em porcentagem.

Deve-se ter em mente que esse valor é representado por uma taxa teórica em se tratando de um período a longo prazo. Assim, apenas jogadores que estivessem apostando na mesma máquina por muitas partidas, é que poderiam calcular e auferir o valor dessa taxa. Para alguém que for jogar caca-niqueis e que seja um jogador de ocasião, esse valor talvez não importe muito.

Vamos dar um exemplo. Vamos supor que um jogador de ocasião efetue 100 apostas de 1 real em uma máquina com RTP de 92%. Esse jogador pode esperar receber 92 reais? Poder ele pode, mas certamente ele irá receber esses 92 reais? A resposta é não. Como dissemos acima, o valor do RTP é um valor teórico e só pode ser calculado a longo prazo. Assim, esse apostador tanto poderá receber os 92 reais, como poderá receber mais ou menos do que isso.

Uma maneira de poder auferir o valor de RTP de um slot seria tendo em conta o resultado após 1000 partidas. Esse número de jogadas já poderia ser considerado suficiente para servir como indicador de quanto um apostador pode receber de retorno jogando a longo prazo.

Porque optar por um slot usando o critério de RTP

O RTP informa ao usuário qual a média do valor que deve esperar receber de volta. Assim, em uma máquina de 95% de RTP um jogador que jogue 100 fichas de um real receberá de volta 95 fichas após ter colocado todas as suas fichas iniciais. Hipoteticamente o jogador teria perdido 5 fichas em 100 partidas.

Para um jogador que busque bom retorno financeiro, ou que queira se divertir gastando pouco dinheiro deverá obviamente buscar máquinas com alto valor de RTP. Mas hoje, quais os melhores RTP? Teoricamente o melhor RTP de uma máquina seria 100%, ou melhor, seria acima de 100%, assim em uma máquina de RTP 110%, o jogador colocaria 100 fichas e ganharia 110 fichas. Um ótimo jogo para o apostador, não é mesmo?

Infelizmente uma máquina com RTP tão alto não existe pois seria inviável para quem a explora, desta maneira devemos nos contentar que o RTP seja o mais próximo possível dos 100%. Para termos ideia, os slots de sucesso de antigamente pagavam 88% de RTP em média. Hoje em dia, máquinas com 95% de RTP são consideradas de valor mediano/bom. Em Bodog é possível encontrar máquinas com RTP de mais de 98%!

A temática nos slots

Alguns analistas de jogos dizem que a temática de um jogo é sua estética. Trata-se de uma análise bastante objetiva, no entanto parcial. A temática de um jogo envolve muito mais do que sua estética na medida que um jogo de caça-níqueis é compreendido muito além de seu aspecto visual, podemos citar por exemplo o nome dado ao caça-níquel.

Talvez para um jogador, a denominação da máquina exerça um poder de atração muito mais forte do que os efeitos visuais produzidos por ela. Assim, um jogador que busque uma máquina clássica de 3 cilindros e uma linha, mas que tenha o nome hipotético de “Perigosos tubarões!” ao acionar o botão de giro poderá receber descargas muito maiores de adrenalina do que em jogos com muitas linhas e grandes efeitos visuais.

Podemos citar ainda os efeitos sonoros de uma caça-níquel que servem para embalar o jogador em suas partidas. Dizem que se ao assistirmos um filme de terror optamos por desligar o som o filme perde sua capacidade de causar medo. Bem em caça-níqueis podemos dizer a mesma coisa: em um bom slot os efeitos sonoros são essenciais para manter a atenção do jogador.

Porque considerar a temática ao se escolher um slot

A temática de um caça-níqueis é sua alma, envolve todo um macrocosmos que começa pelo nome, a estética visual, a animação e os efeitos sonoros, assim é de se considerar normal a escolha de um caça-níqueis pela sua temática.

tematica slots

A temática é também muito levada em conta na hora de se escolher um caça-níqueis de maneira ocasional. Por exemplo, um sujeito gosta de jogar determinado caça-níquel, mas devido ao fato de estar perto do fim do mês de outubro ele prefira jogar um caça-níqueis de Halloween ou então de bruxas, ou de filmes de terror.

Caça níqueis temáticos

Outro exemplo, no horóscopo chinês os anos são dados pela influência de um animal, é de se esperar que em um ano da cobra os apostadores busquem caça níqueis com essa temática, ou que busquem caça-níqueis de coelho no ano do coelho.

A temática de um slot é muito importante porque é ela que determina o interesse e a atenção do apostador nas jogadas. Seria muito ruim para um apostador estar jogando uma partida que o tema não lhe interessasse, ou ainda que demonstrasse um desgosto pelo tema. Assim, apenas jogos com temática interessante devem ser os escolhidos pelo apostador de maneira que o mesmo não perca a atenção no giro dos cilindros.

Concluindo: temática ou RTP?

Após explorarmos os critérios de temática e RTP podemos ter alguma ideia no que nos basearmos na hora de escolher um slot. Independentemente do critério, é importante sempre consultar as informações detalhadas do jogo no próprio slot. Este é um bom caminho para os que buscam faturar mais, ou estarem mais por dentro do jogo.

Rolar para cima