O que é o River no poker: tudo o que você precisa saber

Jogar poker online é apaixonante, sem dúvidas. Todos os dias podemos aprender uma coisa nova. Por exemplo, o conceito de River é bastante familiar para os aficionados do poker, porém, como chegar no river pode ser um grande desafio muitas vezes… e o que fazer uma vez lá?

river poker online

No nosso artigo de hoje vamos desvendar os mistérios do river, revisar algumas estratégias possíveis e aprender tudo o que não deve ser feito na hora da revelação da quinta carta comunitária. Vamos lá!

O que é river no poker?

No poker, nas modalidades Texas Holdem, e Omaha, chama-se de “river” à quinta carta comunitária. No Seven Card Stud Poker, o river será a sétima carta. Em definitiva, o river representa a última carta comunitária revelada, aquela que define o destino da rodada de apostas.

A origem do nome parece datar dos anos 1800s, onde o poker costumava ser jogador nos barcos. Assim, se o jogador de poker tentasse trapacear no desespero da revelação da última carta, uma vez descoberto, ele seria jogado pela borda do barco. Parece um pouco extremo e incivilizado, mas é certo que o poker evoluiu e muito!

O conceito de River pode ser fácil de entender, porém, chegar no river não é tão fácil assim. Afinal, você vem construindo uma estratégia desde o momento de receber suas cartas fechadas, coletando informações sobre os rivais, e construindo uma imagem perante os outros jogadores, sobre as cartas que você tem na mão. Chegando no River, será o momento de ver se sua estratégia deu certo ou não. Estamos aqui, vivenciando a última ação pós-flop.

Chegando no river,com o momento da verdade tão perto, há muitas decisões a serem tomadas. Vamos ver que estratégias usar e que coisas não fazer no river, para otimizar suas chances de levar o pote, e alcançar o seu melhor nível de poker possível.

Que estratégias de poker usar no river?

Pode haver diferentes estratégias a aplicar no river, e tudo dependerá da situação particular de cada mão: suas cartas, seu stack, a situação dos outros jogadores, etc.

estrategia river poker como usar

Com uma mão forte, onde você acredita que sua mão dominará a dos oponentes, você pode optar por fazer um check-raise, ou uma aposta de valor. Este tipo de ações tem o fim de convidar outros jogadores a participar do pote e assim aumentá-lo significativamente.

Muitos iniciantes poderiam optar por um all in, no empolgamento de ter uma mão monstruosa. Porém, isso pode espantar muitos jogadores e você quer que os outros participem do pote!. Seja esperto, a cara de poker é útil a toda hora, não só no momento de blefar.

Um all in pode ser proveitoso se você estiver curto em fichas e precisar dobrar seu stack, se realmente sua mão for insuperável, ou se você estiver pronto para ir a casa se sua estratégia não der certo.

Com uma mão intermédia, você ainda está a tempo de sair do pote, antes de ver-se numa situação mais complicada. Porém, se você acredita que tem o que é preciso para fazer um bom blefe, também pode optar por isso. Contudo, não é aconselhável fazer uma aposta, se você não estiver pronto para continuar a ação quando alguém lhe pague seu aumento.

Com uma mão fraca, o ideal é desistir! Isto pode ser muito difícil, já que para este momento você já está muito envolvido no pote. Porém, se calculando seus outs, as odds continuam em sua contra, não insista! Ainda está a tempo de salvar algumas de suas fichas e dignidade!

O que não fazer na instância de river no poker?

Bom, já mencionamos algumas coisas que é melhor não fazer no river. Todavia há uma coisa que devemos evitar a todo custo, porque não só o levará a perder essa mão, mas também prejudicará significativamente sua imagem na mesa.

como fazer river poker

Evite virar um river rat! Sim, você leu certo, mandei não ser uma ratazana de rio! É desse jeito pouco feliz que são denominados os jogadores de poker inexperientes que chegam no river só por curiosidade, ou na busca de um golpe de sorte!

Se sua mão de poker foi fraca desde o começo, e não melhorou nem no flop nem no turn, não fique no river esperando um milagre. Você já teve duas tentativas de blefe antes, e não deu certo. Nesse caso já está na hora de fazer um fold!

Tome recaudos para não ficar em tilt  ou teimar em dar uma imagem de durão que irá cair no chão no momento do showdown. Esta é sua última chance de desistir da sua mão sem ter que mostrar suas cartas, e salvar algo de seu stack e dignidade.