O que é rendição em blackjack e quando o fazer?

Blackjack é certamente um jogo fascinante. Bastando fazer 21 pontos ou ter uma pontuação melhor que a do dealer, a simplicidade do jogo faz com que muitos desconheçam algumas de suas possibilidades. Uma delas é a rendição.

blackjack rendicao cartas mesa
São muitos os nomes dados a possibilidade do jogador não seguir com a partida: rendição, render-se, desistir, renunciar são alguns deles. Mas para que ao jogar blackjack um jogador iria desistir? Ou mesmo se render? Apesar do termo possuir uma conotação um pouco contrária ao ímpeto de alguns apostadores, “vencer”, veremos que a rendição é uma importante ferramenta para jogadores técnicos. Vamos ao tema!

O que é a rendição no blackjack

Rendição é uma possibilidade de término antecipado da partida após a distribuição inicial das cartas e como veremos, a rendição só pode ser pedida pelo apostador após examinar as suas próprias cartas e as cartas do dealer.

Um jogador técnico sempre se renderá quando as possibilidades de vencer a casa forem significativamente menores do que a do dealer na condição específica, além de, é claro, as condições permitirem. Com a rendição o jogador leva de volta 50% do valor apostado e com isso consegue diminuir o prejuízo que teria na partida específica.

Onde usar a rendição

Nos dias de hoje a rendição é mais comumente oferecida por cassinos da Europa e também da Ásia. Por ser uma regra que beneficia muito o jogador podendo diminuir a vantagem da casa em até 0,62% ela foi aos poucos não sendo mais oferecida pelas casas de jogos.

Assim, se você quer ter o benefício de render-se é importante que procure uma mesa de blackjack que ofereça essa possibilidade. Bodog oferece muitos tipos de jogos de blackjack, alguns com a possibilidade de rendição e outros benefícios mais, como é o caso do Zappit Blackjack. Vale a pena ler bem as regras da mesa já que existem dois tipos de rendição, uma antecipada e outra tardia e diferem muito quanto a vantagem para o apostador.

Tipos de rendição

Vamos ver quais são os tipos de rendição que existem e quais são suas características.

Rendição antecipada

Na rendição antecipada é possível que o apostador desista da rodada e recebe metade do valor apostado após ver as suas duas primeiras cartas e a carta aberta do dealer. O apostador somente poderá pedir a rendição se a carta aberta do dealer for uma Ás ou então uma outra carta com valor de 10.

A rendição antecipada contra o ás dá ao apostador uma vantagem de 0,39%, e contra uma carta de valor 10 dá ao apostador a vantagem de 0,24%, tornando o valor total para o jogador de 0,63% para um jogo 17 mole em um maço de seis baralhos.

Rendição tardia

Na rendição tardia o apostador só pode se render se o dealer tiver como carta exposta um Ás ou um 10 e o dealer examinar a carta oculta dele. Se o dealer tiver um blackjack então a opção de rendição não estará disponível e você perderá toda a aposta a menos que também tenha um blackjack.

Ao usar a rendição tardia de maneira correta, o apostador conseguirá reduzir a vantagem da casa em 0,07% em um jogo como múltiplos baralhos.

Estratégia básica: quando se render?

Existem várias tabelas que mostram ao jogador quando ele deve ou não se render de acordo com a quantidade de baralhos utilizados e as cartas na mesa. Vamos deixar essas tabelas de lado e dizer de maneira simples como se comportar para a rendição.

Se a mesa que você está jogando blackjack oferece a opção de rendição, você pode retirar-se do jogo após as duas cartas iniciais serem distribuídas. A estratégia básica aconselha os jogadores a se renderem quando eles têm:

  • Um 16 e o dealer tem um 9, 10 ou um Ás.
  • Um 15 e o dealer tem um 10 ou um Ás.

A estatística por trás da rendição

A rendição é uma maneira de você levar de volta ao menos parte do que apostou, assim, você deve se render em uma partida no qual a sua chance de ganhar é menos de uma em quatro rodadas, ou seja, sua perda esperada é maior do que 50%.

anunciar rendicao blackjack 21

Assim, de modo matemático, se ao jogar a mão você tem menos de 25% de chances de ganhar, ou seja, tem chances maiores do que 75% de perder, você deve pedir rendição.

Ainda que possa não parecer “honroso” pedir a rendição, você irá economizar seu bankroll no longo prazo, e estará caminhando rumo ao seu objetivo.

Como anunciar uma rendição

É importante que o jogador conheça bem as regras antes de sentar-se para jogar uma partida, já que cada variante do jogo tem regras distintas, mas de modo geral a rendição é pedida de duas formas:

  • Expressamente: ao querer render-se o jogador deve anunciar em tom alto e claro ao dealer que quer render-se.
  • Por sinal: o jogador deve fazer um sinal encostando o dedo indicador no feltro da mesa e traçando um arco da esquerda para a direita atrás da sua aposta.

Fique de olho, porque algumas casas pedem que o jogador faça os dois: expresse verbalmente o desejo de render-se e faça o sinal.

Se você está jogando blackjack online a rendição é ainda mais fácil. Caso seja possível pedir a rendição haverá um botão “Render-se” disponível e bastará que o jogador o acione.

Render-se para continuar

O que achou desta matéria? Você já conhecia a possibilidade de rendição no jogo de blackjack? Apesar do nome pouco estimulante, render-se não é uma humilhação, mas uma opção que deve ser usada por jogadores técnicos como parte de sua estratégia.

Esperamos que a matéria tenha sido enriquecedora e que com isso você continue cada vez se aprimorando mais nas técnicas dos maravilhosos jogos de carta.

Rolar para cima