Conheça a história e as regras do tênis de mesa

O tênis de mesa tem um lugarzinho afetivo na memória de muitos brasileiros. Popularmente conhecido como “ping pong”, a maioria das escolas de nosso país conta com uma mesa deste esporte no pátio, onde os alunos formam filas esperando a sua vez de jogar.  Aliás, muitos de nossos jogadores profissionais de tênis de mesa começaram assim, buscando como jogar ping pong bem.

ping pong tenis mesa
Sabendo da popularidade que o tênis de mesa tem no Brasil, nós decidimos apresentar um pouco sobre a história deste esporte tão divertido. Inclusive, caso você ainda não conheça, também falaremos sobre as regras do ping pong para que você possa acompanhar uma partida e, quem sabe, até arriscar um palpite nas apostas de tênis de mesa.

Como nasceu o tênis de mesa?

O tênis de mesa foi inventado na Inglaterra, no final do século XIX, com o nome de “ping pong”. O nome é a onomatopéia do som da bolinha quando toca a mesa e vai de um lado ao outro. Além disso, não há uma pessoa a que se atribua a intenção deste esporte.

Fanáticos pelo tênis, os ingleses criaram o ping pong a partir da necessidade de praticar este esporte de uma maneira mais fácil. A ideia era que pudessem jogar em lugares menores e fechados, não expostos à mercê das intempéries do clima do país. Em pouco tempo, o ping pong tornou-se muito popular. E, hoje, é um dos esportes mais populares do mundo todo, sendo praticado por milhões de pessoas.

Embora o nome original seja “ping pong”, a partir de 1901, este esporte passou a ser oficialmente conhecido como “tênis de mesa”. Para manter o uso das duas nomenclaturas, ping pong passou a fazer referência ao jogo recreativo enquanto que o outro designa o jogo profissional.

esporte popular tenis mesa

Regras do tênis de mesa

As regras do ping pong são bastantes simples. O objetivo é marcar pontos, que são anotados quando o adversário não consegue rebater a bolinha para o lado do outro competidor. Além disso, o jogo pode ser disputado individualmente ou em duplas. Vamos ver as regras um pouco mais especificamente.

Mesa, raquetes e bolinha

A mesa é um retângulo de 2,74 por 1,52 metros, dividida longitudinalmente por uma rede com 15,25 centímetros de altura. Além disso, a mesa tem uma altura de 76 centímetros.

As raquetes são feitas de madeira com um diâmetro máximo de 25 centímetros, planas e forradas por uma borracha.

A bolinha, por sua vez, é feita de celulóide ou plástico com um diâmetro de 44 milímetros e peso de 2,74 gramas.

Pontos e sets

O jogo é disputado no formato de sets, que vão até 11 pontos. A depender da competição, a partida pode ser realizada em melhor de 5 ou de 7 sets (geralmente, os torneios internacionais preferem o formato de melhor de 7). Cada jogador, saca duas vezes, o que é chamado de Serviço.

jogadores tenis mesa

Não é realmente interessante a história do ping pong? Achou que são fáceis as regras? Agora, se você não conhecia este esporte, já está apto a desfrutar de uma emocionante partida de tênis de mesa, tanto assistindo quanto jogando.

Rolar para cima