As regras do Handebol e um pouco da história

Você conhece alguém que nunca tenha assistido a um jogo de Handebol? Provavelmente não. Isso demonstra que esse é um esporte consideravelmente popular, embora esteja longe de ser um dos mais famosos. Porém, isso não afeta o crescimento do Handebol no mundo.

jugador handball

A cada ano, há mais pessoas acompanhando os torneios e praticando esse esporte empolgante. Por esses motivos, decidimos contar um pouco de sua história e repassar as principais regras para que, quem sabe, você também possa se tornar um fã do Handebol.

As regras mais importantes

Resumo histórico

O Handebol é um esporte de origem alemã. Karl Schelenz, professor de educação física, criou esse jogo em 1919. Em pouco tempo, o esporte se estendeu por toda a Europa, e em 1925 foi realizado o primeiro torneio internacional de Handebol.

hanball olimpiadas 1972

Já em 1934, apenas 15 anos após sua criação, o jogo se tornou um esporte olímpico, estreando como modalidade nos Jogos Olímpicos de 1936. O Handebol continuou participando das olimpíadas até os Jogos Olímpicos de 1964, retornando ao evento só em 1976, já reformulado e com novas regras, mais parecidas com as atuais.

Curiosidades no handebol

A história do Handebol tem algumas curiosidades interessantes. Quando surgiu, no início do século XX, a ideia original de Karl Schelenz era criar uma versão do futebol que fosse jogada com as mãos. Daí a origem do nome “Handball” (Handebol em português): hand (em inglês), mão e ball, bola. Um contraste exato com football (foot, pé). Da mesma forma, influenciado pelas regras do futebol, o Handebol era jogado ao ar livre, num campo de grama, por 22 jogadores, 11 em cada time.

Outra curiosidade é que, no início, era um esporte praticado apenas por mulheres. Só na década de 1960, durante o período de ausência nos Jogos Olímpicos, o esporte passou por uma transformação drástica: além da criação de novas regras, começou a ser disputado em quadras fechadas, assim como o futebol de salão, e com times formados apenas com 7 jogadores.

Regras básicas

Como já falamos, o Handebol nasceu como uma versão do futebol. Mas atualmente podemos dizer que é uma versão do futebol de salão. Por isso, o objetivo é marcar gols. Portanto, o time que marca mais gols é o vencedor.

A quadra

A quadra onde se pratica Handebol é formada por um retângulo e 40 m de comprimento por 20 m de largura, dois arcos de gol com 2 m de altura por 3 m de largura, dois semicírculos com um raio de 6 m e, por último, duas linhas pontilhadas que ficam a 9 m dos arcos de gol.

cancha handball diagrama

Disputa do jogo e manuseio da bola

O jogo é disputado em dois tempos de 30 minutos com um intervalo de 10 minutos. Como mencionado acima, cada time é formado por sete jogadores titulares, sendo um goleiro e seis jogadores de linha.

O jogador deve quicar a bola no chão para conduzi-la (como no basquete). Só é permitido dar três passos com a bola na mão. Quem violar essa regra será penalizado com uma cobrança de falta pelo adversário. Nenhum jogador de linha pode entrar na área do gol. Portanto, para marcar o gol, o jogador precisará arremessar a bola antes de cruzar a linha da área. Todas as faltas do Handebol são cobradas na linha pontilhada de 9 m com uma barreira formada pelo time adversário.

Essas são regras básicas do Handebol e um pouco da sua história. Se quiser saber mais sobre esse esporte dinâmico e cativante, você pode acompanhar os jogos no nosso site e, por que não, apostar online nos seus times favoritos.

Rolar para cima