Facebook
Instagram
Youtube
Bodog

Conheça as principais regras e fundamentos do handebol

Embora o handebol não seja um dos esportes mais populares do mundo, sua prática, e por consequência, o número de fãs vêm aumentando consideravelmente.
jogo handebol profissional

Por essa razão, o handebol converteu-se também em mais uma modalidade esportiva a estar presente no âmbito das apostas online. Veja neste artigo quais as principais regras e fundamentos deste esporte para que você possa acompanhar e apostar.

As principais regras do handebol

As regras principais deste esporte são a duração do jogo, organizada em dois tempos com duração de 30 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos entre um tempo e outro.

No momento do jogo permanecem na quadra os jogadores e também dois árbitros e uma pessoa responsável por marcar o tempo, o cronometrista.

A quadra de handebol

No handebol, a quadra é um grande retângulo de 40m de comprimento por 20m de largura, duas balizas (o gol) de 2m de altura por 3m de largura. Duas áreas de gol com raio de 6m e uma linha tracejada localizada a 9 metros do gol.

goleiro handebol

Fundamentos da partida

O jogo é disputado por duas equipes com 7 jogadores (6 em linha e o goleiro). São dois tempos de 30 minutos com um intervalo de 10 minutos para a recuperação e descanso dos jogadores.

Em uma competição oficial, caso haja empate no tempo regulamentar, poderá haver tempo extra (prorrogação) ou até disputa de penalidades.

Disputa do jogo e manejo da bola

A partida de handebol se desenvolve com dribles, fintas de corpo, passe de bola e chutes ao gol. Ao jogador que detém a posse da bola, lhe é permitido caminhar apenas três passos com ela dominada. Implicando em falta caso esta regra seja descumprida.

Para andar com a bola mais de três passos, o jogador precisa quicá-la no chão continuamente, como se costuma fazer no basquete.

barreira jogadores handebol

Nenhum jogador, com exceção dos goleiros, pode entrar na área do gol. Para realizar um ataque é preciso chutar atrás da área ou ir saltando e lançando a bola antes de cair dentro da área.

É permitido ao time que está se defendendo, montar uma barreira de jogadores à frente da área de gol.

Quais são os Fundamentos do Handebol?

Os fundamentos técnicos do handebol são o conjunto de estratégias, regras e movimentos permitidos no desenvolvimento do jogo.

Sobre esse aspecto, é importante esclarecer que os fundamentos técnicos deste esporte estão sistematizados da seguinte maneira: passe, empunhadura, recepção, arremesso, finta e drible.

Passes no handebol

O passe consiste no ato da movimentação de bola entre pessoas de uma mesma equipe. Existem diferentes tipos de passe, os principais são os realizados nas seguintes direções: para trás, para cima. Além dos que são chamados de pronação e quicado.

Para as direções superiores podem ser realizados passes por trás da cabeça, por trás do corpo e passe na altura da cabeça.

Handebol empunhadura

Empunhadura é um fundamento relativamente simples, na verdade um dos mais simples deste esporte. Consiste em agarrar a bola utilizando a palma da mão e exercer pressão sobre ela com as pontas dos dedos.

Handebol recepção

A recepção é simplesmente o ato de recepcionar a bola, ou seja, recebê-la das mãos de outro jogador. A forma correta de receber a bola de handebol é posicionar as mãos em direção à frente do corpo, de forma que estejam paralelas e formando uma concavidade.

Arremesso no handebol

O arremesso é o fundamento técnico mais importante, consiste em atirar a bola em direção ao gol da equipe adversária.

Existem basicamente quatro classificações de arremesso no handebol: com apoio, com rolamento, com queda e com suspensão.

jogador de handebol

Arremessar com apoio consiste em manter os dois pés no chão enquanto se lança a bola.

No lançamento com rolamento o jogador faz um movimento de ombro para impulsionar melhor a bola.

No arremesso de queda o jogador se projeta na direção frontal praticamente simulando um movimento de queda, para dar mais velocidade à bola.

No rolamento com suspensão o jogador dá um salto e no momento em que realiza o lançamento seu corpo está totalmente suspenso do chão.

Finta no handebol

A finta é o ato de simular um movimento em uma determinada direção e realizá-lo em outra, com a finalidade específica de despistar a atenção do adversário.

Drible no handebol

O drible no handebol é realizado com o intuito de fazer com que a bola avance em direção ao gol, progredindo gradativamente entre os membros da equipe. Para driblar os adversários, os jogadores vão quicando a bola, sem perder seu domínio.

Curiosidades no handebol

A história do Handebol tem algumas curiosidades interessantes. Quando surgiu, no início do século XX, a ideia original de Karl Schelenz era criar uma versão do futebol que fosse jogada com as mãos.
selecao masculina handebol

Daí a origem do nome “Handball” : hand (em inglês), mão e ball, bola. Um contraste exato com football (foot, pé), mas da mesma forma influenciado pelas regras do futebol.

Antes era jogado ao ar livre, num campo de grama, por 22 jogadores, 11 em cada time.

Regras do handebol, simples e claras

Todas as faltas simples do jogo são cobradas a partir da linha tracejada de 9m. Por sua vez, as penalidades (faltas mais graves) são realizadas na marca de 7m, também denominada de Tiro de 7 metros 

Com estas informações, você já está totalmente preparado para acompanhar uma partida de handebol.