Conheça e entenda as regras do beisebol

Embora seja um esporte pouco popular no Brasil, o beisebol é bastante conhecido pelas pessoas devido, sobretudo, a forte influência do cinema estadunidense na nossa cultura.

Então, se perguntarmos a algum brasileiro se ele conhece o beisebol, a resposta provável será “sim”. Porém, se a pergunta for sobre como jogar e quais são as regras, poucas pessoas saberão responder.

regras beisbol

Mesmo já tendo visto em filmes, muitas pessoas nunca assistiram a uma partida de beisebol. Sabem apenas que o “objetivo” do jogo é rebater uma bola usando um taco. Pensando nessas pessoas que não tem a menor ideia de quais são as regras, nós fizemos este artigo explicativo. Siga conosco e conheça as principais regras do beisebol.

Como funciona um jogo de beisebol

Para começar, vejamos como funciona uma partida de beisebol.

Qual é o objetivo de um jogo de beisebol?

O objetivo do beisebol, assim como de qualquer outro esporte coletivo, é marcar mais pontos que o adversário. Mas como se marcam os pontos? Para somar um ponto, o jogador que rebate a bola (conhecido como rebatedor) tem que percorrer as quatro bases do campo. Porém, para poder correr, ele precisa rebater a bola a uma certa distância que lhe dê tempo para chegar até as bases.

Quantos jogadores tem um time de beisebol?

Uma equipe de beisebol conta com nove jogadores dentro de campo. Quando o time está na defesa, os jogadores se dividem em arremessador (chamado, em inglês, de pitcher e que está situado no centro no campo) e outros que ficam a cargo da proteção das bases. No time do ataque, a princípio, há um jogador apenas, o rebatedor. À medida que o time atacante conquista bases, vão entrando os outros jogadores, chegando até quatro (um em cada base).

Ter todas as bases dominadas é algo muito difícil. Apenas os melhores times da MLB (Major League Baseball, liga estadunidense), conseguem esse feito.

Quantas entradas tem um jogo de beisebol?

A partida de beisebol não é contada por tempo, mas por entradas (em inglês, innings) e cada jogo é composto por nove entradas. A entrada, por sua vez, é dividida em duas partes, onde, em cada parte, um time terá a oportunidade de atacar. O ataque de um time termina quando há três eliminações de rebatedores.

Qual é a duração de um jogo de beisebol?

Como não há limite de tempo, as partidas de beisebol normalmente duram muitas horas (a média é de 3 horas e meia). Há, inclusive, histórias de jogos que tiveram de ser interrompidos para continuar no dia seguinte.

jogo regras beisbol

O campo de beisebol

Ao contrário dos outros esportes coletivos, o campo de beisebol não é retangular, mas, sim, tem o formato de diamante, com raio entre 90 e 109 metros. Na ponta deste diamante fica o home plate, lugar onde acontecem as rebatidas e última base para pontuar.

O home plate também é o vértice do quadrado formado pelas outras três bases, que está inserido no “diamante”. Cada lado desse quadrado mede 27,4 metros. No centro do quadrado, encontra-se o ponto do lançador.

Quais são as posições no beisebol?

No time atacante, há apenas uma posição, o rebatedor, que pode ser eliminado ou conquistar uma base. No time que defende há o arremessador (pitcher); o catcher, que fica logo atrás da rebatedor e tem a função de proteger a quarta base; um jogador em cada base; o shortstop, que fica numa zona entre bases; e três outfields (centerfielder, leftfielder e rightfielder), responsáveis por proteger as áreas distantes das bases.

Como funciona a pontuação no beisebol?

Como já dissemos, para a marcação de um ponto, o rebatedor precisa passar pelas quatro bases. Para isso, ele precisa rebater a bola de tal maneira que haja tempo dele chegar, ao menos, a uma base. Para avançar, ele precisa esperar que o próximo rebatedor faça a mesma coisa.

partida regras beisbol

Se acontecer um home run (isto é, quando a bola é rebatida para fora do campo e não pode ser recuperada), os jogadores do ataque que estão em alguma base, podem completar a volta e marcar os pontos sem nenhum problema. Aproveite os prognósticos do MLB do Bodog.

Como o beisebol é visto no Brasil nos dias de hoje?

O beisebol é conhecido no Brasil muito em função dos filmes estadunidenses. Com a expansão da internet e da TV a cabo, ficou mais fácil assistir às partidas, contribuindo para o crescimento do interesse das pessoas. Embora ainda não seja um esporte profissional no Brasil, isso não impede que haja fãs que acompanham e fazem apostas no beisebol.

Sabemos que as regras do beisebol não são muito fáceis, mas, tampouco, são difíceis. A melhor forma de aprendê-las bem, é assistindo aos jogos e acompanhando os campeonatos. Nós te garantimos que você irá passar momentos muito divertidos.

Rolar para cima