Conheça os principais recordes do tenista Roger Federer

O suíço Roger Federer não é apenas um dos maiores tenistas de todos os tempos – há quem diga, inclusive, que ele é simplesmente o maior de todos –. Também um dos melhores atletas de toda a história. A sua carreira, a qual iniciou profissionalmente no ano de 1998, é repleta de títulos e recordes. Embora Federer tenha já seus 38 anos, uma idade na qual a maioria dos esportistas geralmente encontra-se em declínio de rendimento.

roger federer

O suíço segue na ativa e em alto nível: atualmente ele ocupa a quarta posição no ranking de melhores tenista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Por essa razão, muitos de seus números e recordes não são definitivos e podem aumentar e melhorar em qualquer jogo ou campeonato que ele disputar.

Porém, enquanto isso não acontece e seus números continuem estáveis. Iremos te mostrar quais são os principais recordes de Roger Federer. Confira!

1. Mais títulos de torneios Grand Slam conquistados

O Grand Slam é o grupo dos quatro principais e mais antigos campeonatos de tênis. São eles: Australian Open, Roland Garros (França), Wimbledon (Reino Unido) e US Open. Roger Federer é o tenista com o maior número de títulos de torneios Grand Slam. Até o momento, foram incríveis 20 conquistas. Ele conquistou seis títulos do Australian Open. Uma vez campeão em Roland Garros; oito conquistas em Wimbledon; e cinco canecos no US Open.

2. Mais finais de Grand Slam disputadas

Com tantos títulos de Grand Slam, naturalmente o suíço acumularia outros recordes derivados como, por exemplo, quantidade de finais disputadas. Se imaginássemos que Federer ganhou todas as finais que disputou. Isso já o colocaria como o terceiro maior de todos os tempos.

roger federer jogando

Porém, a realidade é um pouco diferente, Roger Federer não saiu campeão de todas as finais em que esteve. Ainda assim, ele soma este recorde. Federer é o jogador de tênis com mais finais de Grand Slam disputadas, no total de 30 finais.

3. Mais vitórias em torneios Grand Slam

Outro recorde derivado dos anteriores cujo dono é o tenista suíço refere-se à quantidade de vitórias em torneios de Grand Slam. Em 72 campeonatos disputados (também um recorde), Federer venceu nada menos que 332 jogos.

4. Mais semanas como líder do ranking da ATP

Com tamanho sucesso, Roger Federer alcançou o posto de melhor tenista do mundo – o que significa ser o número um do ranking da ATP – rapidamente. A primeira vez que o suíço chegou a esta posição foi no ano de 2004.

federer atp

O seu reinado durou até 2007. Posteriormente, em 2009, outra vez assumiu a liderança. Mas por apenas uma temporada. Somando os dois períodos, Roger Federer esteve no topo do ranking da ATP durante 302 semanas, tornando-se, assim, o recordista em tempo na primeira posição.

5. O maior vencedor de Wimbledon

Wimbledon é, sem a menor dúvida, o principal campeonato de tênis do mundo. Por tudo o que envolve o torneio britânico. Tornou-se o título mais cobiçado entre os jogadores profissionais. Federer tem a honra de ser o maior vencedor deste charmoso campeonato, foram, até hoje, oito títulos conquistados.

Rolar para cima