O que é o 4-3-3? Explorando os esquemas táticos de futebol

Os esquemas táticos no futebol sempre tiveram grande importância. A forma como os jogadores de uma equipe vão se posicionar em campo, como vão ocupar da melhor forma os espaços e como dominar o adversário da vez são assuntos que estão sempre em discussão.

433 posiciones futbol

Seja porque você gosta de saber mais sobre seu esporte favorito ou porque quer apostar no futebol argentino no Bodog, é importante entender um dos sistemas táticos mais usados atualmente, o 4-3-3, e aqui pretendemos explicar como ele funciona.

Conheça em detalhes o sistema tático 4-3-3 de futebol

O sistema 4-3-3 ganhou muita popularidade na década de 1960, especialmente com o sucesso da equipe holandesa Ajax, bem como da seleção holandesa que estava sob a direção técnica de Rinus Michels e também de Johan Cruyff.

Muitas equipes adotaram esse modelo de jogo, com destaque notável para o Barcelona de Guardiola, que alcançou níveis excepcionais no futebol jogando com esta formação tática.

O 4-3-3 foca basicamente na presença de quatro zagueiros, três meio-campistas e três atacantes. Com essa formação, os jogadores desenvolvem parcerias de jogo, tentando dominar o adversário.

Como funciona o 4-3-3 nos esquemas táticos de futebol?

Dos quatro jogadores da defesa, dois são zagueiros e os outros dois são laterais. Os laterais não só têm vocação defensiva, mas também costumam desempenhar um papel importante no ataque, sendo peças-chave nas jogadas pelos lados e chegando à área de finalização.

Geralmente, quando um lateral vai para o ataque, o outro fica na defesa, embora haja equipes que costumem usar os dois em alguns momentos, deixando um meio-campista mais recuado.

futbol posiciones 433

No meio campo, há uma linha de três jogadores. Eles são aqueles que fazem conexão entre a defesa e o ataque, e os principais responsáveis pelo controle de bola, para que esta chegue de forma segura na zona de ataque.

No meio-campo, o jogador central costuma ser o eixo da equipe, sempre procurando dar o primeiro passe, aproximando-se para encontrar a bola entre os zagueiros e até mesmo entrando nessa área quando a equipe está em uma zona defensiva. Os outros dois volantes internos têm mais liberdade para ir para o ataque.

No setor ofensivo, estão os dois pontas que jogam por fora e geralmente se destacam por sua habilidade no drible em situações de um contra um. E no centro da linha de ataque está o “número 9”, o jogador de referência na área, que geralmente recua para se associar ao jogo da equipe, mas que tem como principal função finalizar as jogadas criadas pela equipe.

Um pilar nos esquemas de futebol

O 4-3-3 é um dos esquemas táticos mais usados no futebol porque equilibra defesa, meio-campo e ataque de forma eficaz.

Este sistema oferece estabilidade defensiva, controle de jogo no meio-campo e amplitude no ataque, mantendo jogadores posicionados nas laterais, o que permite versatilidade tática e transições fluidas, desde que os jogadores estejam alinhados com a função.

Exemplos de sistemas táticos 4-3-3 de futebol em ação

Embora um dos casos mais notáveis do uso do 4-3-3 tenha sido o Barcelona de Guardiola, esse sistema foi implementado por muitos clubes e seleções em todo o mundo.

O futebol argentino é um ótimo exemplo, já que o 4-3-3 é o sistema mais usado na Argentina há anos. Seja para jogos da liga argentina ou para finais da Libertadores, é uma variante muito presente no país dos campeões do mundo.

sistema tactico 433

Desde os times mais renomados, como o Boca Juniors, até mesmo para os clubes recém-promovidos à divisão principal, o 4-3-3 surge como uma opção muito eficaz que combina segurança na defesa, agilidade no meio de campo e finalização no ataque.

Esses sistemas são ainda mais fortes no futebol argentino, pois depende da habilidade e agilidade de seus meio-campistas, o que é facilmente encontrado nesta liga.

Construindo estratégias vencedoras com o 4-3-3

Embora o conhecimento do sistema tático por si só não vença as partidas, pois é importante ter os jogadores certos para cada função e conseguir a sincronização e a compreensão das funções, conhecer esse esquema será útil se o que você está procurando é aprender a apostar em futebol.

Mas é possível conseguir coisas interessantes com esse esquema, pois, como dissemos, ele equilibra defesa, meio-campo e ataque, tendo jogadores em todas as áreas do campo e permitindo jogadas tanto por dentro quanto por fora.

Rolar para cima