Qatar x Equador, a anfitriã inicia sua trajetória na Copa do Mundo

A competição mais aguardada do planeta começa com a partida do Grupo A da Copa do Mundo entre o Qatar, escolhido como anfitrião, e o Equador, que busca surpreender o dono da casa.

Qatar Ecuador Copa del Mundo 2022

A partida entre qataris e equatorianos vai abrir a primeira rodada da Copa do Mundo FIFA 2022. A bola começa a rolar no evento futebolístico que paralisa o mundo inteiro e neste artigo vamos detalhar todas as informações.

Os dados do cruzamento Equador x Qatar na Copa do Mundo de 2022

Para a seleção do Qatar será uma partida histórica contra o Equador, pois representará sua primeira partida oficial em Copas do Mundo.

Equador superar o Qatar na abertura da Copa do Mundo 2022

Com dois gols de Enner Valencia, o Equador venceu com facilidade o Qatar na abertura da Copa do Mundo do Qatar 2022. Com isso, o país-sede foi o primeiro a perder em uma estreia de campeonato mundial. Já no início o Equador mostrou que não ia dar chances aos cataris. No primeiro lance de perigo, Valencia balançou as redes. Para sorte do Qatar,  gol foi anulado porque o jogador do Equador estava impedido.

Não demorou muito e a equipe sul-americana marcou de novo. Valencia sofreu pênalti, e ele mesmo converteu. O artilheiro não estava para brincadeiras e, após cruzamento, completou de cabeça e fez o segundo gol. Essa vantagem fez com que o Equador tirasse o pé do acelerador. Dessa forma, o jogo ficou sem emoções e jogadas mais elaboradas.

A vitória foi muito comemorada pela torcida do Equador. Afinal, com o resultado, a equipe se tornou líder do Grupo A. Para o Qatar, restou apenas celebrar o fato de ser a sede da Copa. Sua seleção é muito fraca e não deve passar para as oitavas.

Curtiu essa partida? Venha viver as emoções da Copa do Mundo 2022 no Bodog.

Data e hora do jogo20 de novembro de 2022 – 19h
EstádioAl Bayt, Al Khor, Qatar
Grupo e fase1º Data – Grupo A, primeira fase
Resultado da partidaQatar  (0) – Equador (2)

A seleção do deserto se classificou por ser a organizadora da Copa do Mundo.

Quando e onde será jogado Qatar x Equador?

A partida do Grupo A entre Qatar e Equador será disputada no domingo, dia 20 de novembro de 2022, no Estádio Al Bayt , localizado na cidade de Al Khor, a 50 quilômetros da capital Doha.

A que horas joga Qatar x Equador?

O pontapé de saída da partida entre Qatar e Equador será às 13h (horário de Brasília). Ou seja, no Qatar o jogo começará às 21h, dada a diferença de fuso horário entre os países.

Qatar x Equador: Em que Grupo estão e em que Fase estão jogando?

Equador e Qatar integram o Grupo A com Holanda e Senegal, que jogam só no dia 21 de novembro. É a primeira fase da Copa que classifica os melhores para o mata-mata.

Dados históricos e cruzamentos anteriores entre Qatar e Equador

Para pulsar o emocionante duelo entre Qatar e Equador, repassamos alguns antecedentes históricos que darão informações valiosas na hora de apostar na Copa do Mundo de 2022 .

O fato a se levar em conta é que as duas equipes já se enfrentaram outras três vezes, sempre em amistosos em data da FIFA.

Em 1996, o Equador enfrentou o Qatar duas vezes em Doha. No dia 18 de fevereiro empatou em 1 a 1 e no dia 25 do mesmo mês os sul-americanos venceram por 2 a 1.

O último confronto ocorreu no dia 12 de outubro de 2018, também em solo catari, onde o time da casa venceu por 4 a 3 em emocionante partida.

Como o Qatar chega para o jogo contra o Equador?

A seleção do Qatar chega com muita emoção e expectativa para o duelo contra o Equador. Primeiro porque será local e fará sua primeira partida da história em uma Copa do Mundo.

A equipe do golfo cresceu nos últimos anos com a direção técnica do espanhol Félix Sánchez Bas, que atua em solo catari desde 2017.

jugador qatar

Nos últimos amistosos, o Qatar se deu ao luxo de vencer a Bulgária por 2 a 1 e também empatar em 0 a 0 com a Eslovênia. A seleção asiática fez seu último teste antes da Copa do Mundo contra a Albânia, com vitória de 1 a 0.

Análise do Qatar em Copas do Mundo anteriores

Desde o Mundial de 1930 que a seleção do Qatar não regista qualquer participação, e sua estreia será neste Mundial de 2022, como anfitriã.

Possível formação, estrutura e formas de jogar do Qatar

Em plena evolução do futebol, o Qatar se consolidou como um dos melhores times árabes. Sánchez Bas acrescentou uma filosofia de jogo ao estilo europeu, com ordem tática e ataque pelas alas.

O atacante Almoez Ali , de 25 anos, é o maior artilheiro da equipe com 39 gols em 74 partidas e uma média de 0,53 gols por jogo. O seu companheiro de ataque, Hassan Al-Haydos, segue-o com 27 gols em 131 jogos, sendo o jogador que mais vezes vestiu a camisa de sua equipe.

Prêmios conquistados pela equipe do Qatar

O único título do Qatar no futebol é o primeiro lugar na Copa da Ásia de 2019, disputada nos Emirados Árabes Unidos. Lá, o selecionado petroleiro sagrou-se campeão invicto.

Além disso, o Qatar participou da Copa América de 2019 e em 2021 conquistou a terceira colocação na Copa Ouro da Concacaf. Ambas as competições foram disputadas como visitante.

Como o Equador chega ao duelo contra o Qatar?

O Equador chega ao Mundial do Qatar em ótima forma, conseguindo se classificar na exigente Eliminatória Sul-Americana na quarta colocação, com 26 pontos, atrás das potências Brasil, Argentina e Uruguai.

ecuador jugadores gol

A equipe comandada pelo argentino Gustavo Alfaro obteve 7 vitórias, 5 empates e 6 derrotas nas Eliminatórias da Conmebol e foi a segunda equipe que mais marcou gols com 27 (mesmo número da Argentina).

Análise do Equador em Copas do Mundo anteriores

A seleção tricolor teve a felicidade, ao contrário do Qatar, de participar de outras três Copas do Mundo: Coreia-Japão 2002, Alemanha 2006 e Brasil 2014.

Mundiales jugados3
Mundiales ganados0

A melhor participação do Equador ocorreu na Alemanha 2006, onde o time comandado por Luis Fernando Suárez se classificou para as oitavas de final, onde perdeu para a Inglaterra por 1 a 0. Eles já haviam derrotado a Polônia por 2 a 0 e a Costa Rica por 3 a 0.

As formas de jogo da seleção equatoriana e seu possível esquema

Alfaro aposta num esquema de jogo sólido e experiente, com equilíbrio defensivo e jogadores em boa condição física. O técnico equatoriano também aposta em jogadores jovens e usa a motivação como parte da estratégia.

Costumam utilizar um goleiro experiente como Alexander Domínguez (66 partidas) e um jogador de nível internacional como o zagueiro Pervis Estupiñán (Villarreal).

Ángel Mena e Moisés Caicedo são destaques no meio-campo e no ataque o Equador conta com o jovem Gonzalo Plata e seu capitão e artilheiro, Enner Valencia (35 gols em 70 jogos).

Prêmios conquistados pela seleção equatoriana

O Equador não tem nenhum título oficial em seu histórico na seleção principal. Há apenas uma medalha de ouro nos Jogos Bolivarianos em 1965 e dois quartos lugares na Copa América em 1959 e 1993.

Os prognósticos do cruzamento Qatar x Equador

Com o histórico anterior, a estreia absoluta do Qatar em uma Copa do Mundo e a boa campanha do Equador nas Eliminatórias Sul-Americanas, antevê-se um possível empate entre as duas seleções.

grupo qatar ecuador senegal holanda

São duas equipes com táticas semelhantes, embora à primeira vista o Equador possa aparecer como um grupo mais bem armado desde a defesa até o ataque. A localidade do Qatar pode fazer pender a balança.

Outros cruzamentos importantes da Copa do Mundo de 2022

Na primeira fase do Mundial do Qatar 2022 haverá outros confrontos interessantes. Destacam-se Holanda x Equador, Inglaterra x Estados Unidos, Argentina x Polônia, França x Dinamarca, Espanha x Alemanha, Bélgica x Croácia, Brasil x Suíça e Portugal x Uruguai.

O cruzamento da fase de grupos Holanda x Qatar


Paises bajos vs Qatar Copa del mundo 2022

No dia 29 de novembro, Holanda x Qatar, no Estádio Al-Bayt, podem decidir a classificação para a próxima fase. Será uma partida válida pela terceira rodada do Grupo A.

O que esperar do jogo Senegal x Equador?


Senegal Ecuador Copa del Mundo 2022

Outro duelo que pode definir uma vaga nas oitavas de final é Senegal x Equador, no Estádio Internacional Khalifa Rayan . Uma seleção com histórico recente em Copas do Mundo e recente campeã da Copa Africana de Nações contra o promissor Equador de Alfaro.

Rolar para cima