Inter Miami CF: Qual é a situação do novo time de Lionel Messi?

Após uma das novelas mais curtas da história do futebol mundial, o astro argentino Lionel Messi já tem uma nova casa para a temporada 2023-24. E se enganou quem pensou em destinos como a Arábia Saudita ou um retorno para o Barcelona.

messi inter miami

Na próxima temporada, Messi será a maior estrela da MLS e defenderá as cores do Inter Miami, time que tem David Beckham como um dos donos. É uma nova oportunidade para quem gosta de apostar em futebol conhecer mais a fundo esta liga. É a chance perfeita que o futebol dos Estados Unidos precisava para evoluir e chamar a atenção do restante do mundo, já que o país será um dos palcos da Copa do Mundo de 2026.

Quando Messi saiu oficialmente do PSG? Por quê?

Após algumas semanas de muita especulação, Lionel Messi confirmou em uma entrevista para a ESPN da Argentina, no dia 3 de junho, que já havia se despedido dos companheiros antes de fazer a sua última partida da temporada no time francês.

O próprio clube confirmou a despedida pelo Twitter no mesmo dia, e a conta do PSG em português replicou uma mensagem de agradecimento dois dias depois, no dia 5 de junho.

Na já citada entrevista para a ESPN argentina, Messi disse: “estou muito feliz por ter representado o PSG. Desfrutei muito de jogar nesta equipe com jogadores muito bons. Quero agradecer ao clube pela experiência maravilhosa que vivi em Paris”.

Messi chegou ao Paris Saint-Germain em agosto de 2021 e conquistou duas vezes a Ligue 1 e uma vez a Supercopa da França, tendo marcado 32 gols em 74 jogos. Porém, o argentino nunca chegou a se adaptar totalmente à Paris depois de deixar Barcelona contra sua vontade.

A carreira de Messi

Se havia uma certeza no futebol mundial, era a de que Messi iria encerrar a sua carreira jogando pelo Barcelona. O jogador é nascido e criado em Rosário, na Argentina, e desde muito cedo fazia parte das categorias de base do Newell’s Old Boys.

Aos 11 anos de idade, Messi teve um problema hormonal detectado, que retardava o seu desenvolvimento ósseo e o seu crescimento. Com a recusa do Newell’s de pagar o tratamento, Messi e sua família se mudaram para a Espanha.

O Barcelona concordou em custear o tratamento, e assim se iniciou uma história de gratidão dos dois lados. Messi estreou pelo Barcelona em 16 de novembro de 2003, com apenas 16 anos, e deu início a uma carreira mais do que vitoriosa.

Se contarmos apenas partidas oficiais, Messi fez 778 jogos pelo Barcelona e marcou 672 gols, conquistando nada menos que:

  • 10 vezes a La Liga
  • 8 vezes a Supercopa da Espanha
  • 4 vezes a UEFA Champions League
  • 7 vezes a Copa do Rei
  • 3 vezes a Supercopa da UEFA
  • 3 vezes o Mundial de Clubes da FIFA

A relação que parecia ser eterna começou a mudar apenas em 2020, quando Messi entregou uma carta para a diretoria expressando o desejo de sair do clube.

A saída só se concretizou um ano depois, em 2021, quando o Barcelona, por conta da grave crise financeira, não conseguiu renovar o contrato do jogador e viu a sua maior estrela deixando o clube gratuitamente.

Foi então que Messi partiu para aquelas que seriam as suas duas temporadas pelo PSG, período em que foi possível ver Messi no Mundial levantando a taça pela Argentina.

As propostas recebidas por Messi

Assim que conquistou a Copa do Mundo no final de 2022, Messi esteve perto de renovar o seu contrato com o PSG. Porém, essa renovação acabou não acontecendo por vontade das duas partes.

argentina futebol messi

Primeiro, Messi exigiu garantias esportivas de que o Paris Saint-Germain teria um elenco melhor para a próxima temporada. E o PSG, do outro lado, deixou de ver Messi como o centro do projeto, por conta do seu alto salário e do baixo retorno, principalmente na Champions League.

Com isso, o argentino passou a receber sondagens e propostas de diversos times do mundo, incluindo os que mencionamos abaixo.

FC Barcelona

Podemos afirmar, com absoluta tranquilidade, que o time catalão é mais que um clube na vida de Lionel Messi. É difícil especular o que seria do jogador sem o Barcelona em sua carreira.

O clube sempre apostou no talento de Messi desde muito pequeno. Igualmente, também podemos afirmar com segurança, que o argentino mudou a história do Barcelona. Se antes o clube já era considerado grande, depois de Messi passou a ser o maior.

O rumor mais forte antes do astro fechar o seu contrato com o time norte-americano era de que Messi retornaria para o Barcelona ao final de sua estadia em Paris. E esses rumores diziam, inclusive, que o astro sequer estaria preocupado com a parte financeira.

Porém, essa é uma preocupação para o Barcelona, que ainda vive uma grave crise financeira e teria que vender jogadores para abrir espaço em sua folha salarial, além de faturar pelo menos 100 milhões de Euros com essa venda.

Apenas depois disso poderia enviar uma proposta oficial para o craque argentino, que não esperou e decidiu antes o seu futuro.

Al-Hilal

O jornalista especializado em transferências, Fabrizio Romano, trouxe números assustadores sobre uma proposta do Al-Hilal da Arábia Saudita para Lionel Messi: 400 milhões de euros de salário por temporada.

Para termos ideia do tamanho desses números, significa que o argentino receberia cerca de R$2,2 bilhões por cada um dos dois anos de contrato com o time saudita. O dobro do que os cerca de 200 milhões de Euros pagos atualmente para Cristiano Ronaldo.

Inter Miami CF

Porém, era apenas uma impressão. A proposta que agradou mais ao jogador foi a do Inter Miami, time que tem David Beckham como um dos proprietários na MLS, uma das melhores ligas de futebol do mundo ou soccer, se quisermos entrar no clima americano.

Oficialmente chamado de Club Internacional de Fútbol Miami e popularmente conhecido como Inter Miami CF, o novo clube de Messi tem sede na Flórida e é uma das equipes mais jovens da liga, disputando a MLS desde 2020.

Por qual razão Messi escolheu o Inter Miami CF?

Segundo o próprio Messi disse em entrevista, “Queria sair da Europa, sair do foco e pensar mais na minha família”. Porém, há de se considerar que a proposta para o craque foi muito além de apenas ganhos financeiros com o salário.

Primeiro, é necessário entender que a Adidas, principal parceira da MLS, irá dar para Messi uma porcentagem dos valores da venda de camisas. Segundo, que a Apple TV dará para Messi uma porcentagem da venda de pacotes de transmissão.

Ainda não há confirmação oficial, mas existem também duas especulações por parte da mídia. A primeira diz que Beckham irá entregar para Messi uma porcentagem do Inter Miami, para que ele também seja um dos donos.

A segunda, essa mais plausível, diz que Messi, assim como aconteceu com o próprio Beckham quando se transferiu para o Los Angeles Galaxy em 2007, receberá da liga a autorização para montar um clube na MLS quando se aposentar.

Quando Messi estreia na MLS?

Ainda não há uma data certa para a estreia de Messi na MLS, já que ele vem do final da temporada europeia e precisa de um período de férias. A temporada regular da liga termina apenas em 21 de outubro, então ainda há tempo.

inter miami messi 1

A ESPN do Brasil aposta que essa estreia possa acontecer no dia 21 de julho, dia em que o Inter Miami encara o Cruz Azul do México na Copa da Liga, torneio que traz equipes mexicanas e dos Estados Unidos.

A imprensa também acredita que possa ser no dia 19 de julho, dia em que as estrelas da MLS encaram o Arsenal em mais uma edição do All Star Game.

Apostas na MLS e no time de Lionel Messi

Independentemente da data de estreia de Lionel Messi, é importante saber que na Bodog é possível apostar no Futebol em todos os jogos.

A liga norte-americana de futebol é uma das que mais cresce no mundo e conta com diversos jogadores de renome em seus times, como Xherdan Shaqiri, Lorenzo Insigne, Chicharito Hernández e o brasileiro Douglas Costa.

Além de apostar nos jogos da competição, também é possível apostar em quem será o campeão da temporada.

Conclusão

A MLS é uma das ligas de futebol que mais crescem no mundo, e tende a ficar ainda maior com a chegada de Messi. A partir de agora todos os olhos do futebol mundial estarão voltados para os Estados Unidos, o que pode ajudar os norte-americanos a conseguirem a contratação de outros craques do futebol mundial para jogar na terra do Tio Sam.

Rolar para cima