Preparação física e mental para jogar Poker

Se você viu o título deste artigo e clicou, ou é porque achou estranha a relação entre os assuntos e ficou curioso(a) para ver onde isso vai dar ou está querendo umas dicas para melhorar a sua performance no poker. Seja qual for a sua intenção, você está no lugar certo! Hoje, você vai aprender como e por que algumas pequenas práticas podem interferir diretamente no seu desempenho na hora de jogar poker online, independentemente se você é iniciante ou profissional.

poker 3

O que você encontra aqui?

Vamos a uma breve explicação científica: de acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisa Mente, Cérebro e Comportamento da Universidade de Granada (Espanha), o cérebro em repouso pode ser responsável por até 20% dos gastos calóricos que temos no dia. Podemos, então, entender que, durante uma partida de poker, por exemplo, o consumo é ainda maior, já que se está com uma atividade cerebral extremamente ativa. E a fonte de energia para conseguir fazer com que o intelecto funcione em sua máxima potência é a alimentação, ou seja, uma coisa leva à outra; se cuidar do corpo, estará cuidando da mente.

Um esporte da mente

Que o poker é um jogo de estratégia e habilidade, isso ninguém duvida. Não é à toa que, em 2010, o poker entrou para o seleto grupo de Esportes Mentais – junto com Bridge, Dama, Go e Xadrez. Mas não basta, apenas, saber técnicas, regras e macetes para ganhar; é preciso estar preparado e com a saúde em dia, tanto física quanto mental.

poker 1

O reconhecimento foi concedido pela Associação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA) pelo potencial tático e de aptidão que envolve um dos jogos de cartas mais famosos e praticados do mundo. E podemos provar: em uma única partida, a sua mente pensa nas probabilidades, faz contas, elabora planos de contingência, toma decisões difíceis, tenta antecipar jogadas de outros competidores, se prepara para assumir riscos, exercita o autocontrole, resgata seus conhecimentos sobre como jogar poker e, se já não bastasse, ainda te torna capaz de fazer a famosa “poker face”.

Falamos recentemente aqui no blog um pouco mais sobre como se tornar um gênio jogando poker.

O estado de ânimo para jogar poker

Se ainda não conseguiu visualizar de maneira clara onde tudo isso se encaixa, preste atenção nesta situação: você está participando de uma mesa de poker online. O jogo está se estendendo mais do que você gostaria. O cansaço e a desmotivação começam a tomar conta. As costas e as pernas começam a doer por conta do tempo extenso pelo qual você está sentado. Finalmente chega a hora do river e, nesse momento, o dealer vira aquela carta que pode mudar o rumo da partida. Seu cérebro está a todo o vapor, seus ombros começam a se tensionar e a adrenalina está se espalhando por todo o seu corpo.

E agora, parece familiar? Pois é, acho que agora você deve estar entendendo a necessidade de se cuidar, evitar sobrecarregar a sua mente para não prejudicar o seu estado de ânimo.

Cuidado físico de um jogador de poker

Por ser um esporte mental, grande parte dos jogadores acaba não dando a devida atenção para a questão física. Mas a verdade é que cuidar do corpo, como já falamos, faz toda a diferença na hora de controlar o humor, a concentração, a energia e a motivação enquanto se está naquele momento de tensão do jogo.

poker 2

Pontos importantes para se atentar:

  1. Encontre um lugar confortável e silencioso para os momentos de pesquisa e treino
  2. Atente-se com a ergonomia da cadeira, pois é isso que fará com que você não tenha (ou tenha, se for ruim) problemas mais sérios na coluna em longo prazo;
  3. Certifique-se de ter uma boa luminosidade no ambiente para que não forçar a vista;
  4. Por mais tentador que seja, não fique jogando online por horas e horas sem pausas, pois a longa exposição a telas (de computadores e celulares) também prejudica a visão;

 5. Alimente-se de maneira saudável para que tenha boas fontes de energia

Outra dica boa é buscar praticar esportes que te auxiliem a superar seus limites, melhorar seu raciocínio, aumentar sua resistência física e aprimorar sua capacidade de respiração, como: corrida, tênis, musculação e natação. 

Pois é. Todo esse bate-papo que tivemos até aqui teve um único objetivo: te preparar para que saiba exatamente o que fazer quando for atingido por esse misto de emoções e sensações que só o poker consegue proporcionar! Com discernimento, calma e boa condição física, você estará alguns bons passos à frente dos outros participantes. E você aí achando que era só sentar e jogar…

Rolar para cima