O que é pot committed no pôquer e como ele funciona? O que é pot committed no pôquer e como ele funciona? - Bodog Blog
Facebook
Instagram
Youtube
Bodog

O que é pot committed no pôquer e como ele funciona?

Se você é um jogador de pôquer de nível intermediário e está estudando estratégias e situações um pouco mais complexas, talvez se depare com expressões como “estar pot committed” e não tenha ideia do que seja isso. Não se preocupe: continue lendo, pois vamos explicar o que essa expressão significa e em que circunstâncias você pode aproveitar esse cenário específico.

click back poker

Quando nos aproximamos das últimas rodadas do jogo, costuma acontecer de um jogador à mesa colocar o dinheiro que sobrou e dizer “estou pot committed”. E você se perguntará: “Por que ele fez isso? Não havia uma opção melhor? Como isso afetaria suas chances de ganhar?” Aqui temos as respostas para todas essas perguntas a fim de que você utilize seus novos conhecimentos se necessário.

O que significa "estar pot committed"?

Um jogador está “pot committed” ou “comprometido com o pote” quando suas chances (ou probabilidades de ganhar) apostando no pote são maiores do que as chances de ganhar a aposta que estamos enfrentando, o que significa que é melhor apostar no pote do que tentar vencer a aposta do nosso oponente e fazer um call, pois acabaríamos perdendo a mão e todo o nosso dinheiro.

Mas quais são as chances? Por que elas são importantes para saber se estou comprometido ou não? Como mencionamos no início, é um pouco complexo de entender isso, mesmo que você jogue pôquer já há muito tempo. Não se preocupe, continue lendo que aqui vamos explicar cada termo e esclarecer todas as suas dúvidas.

As famosas odds no pôquer

Conhecer as odds é muito importante para entender o conceito de pot committed, pois você precisará entendê-las para usá-las a seu favor e poder, talvez, ganhar o pote. Então, o que são as odds do pôquer e por que elas têm a ver com o conceito de pot committed?

Conheça as probabilidades de ganhar uma mão de pôquer

As odds, como dissemos antes, são as probabilidades que temos de ganhar ou de perder uma mão. Elas são comumente expressadas com um número, seguido de dois pontos, e um outro número. Se dissermos, por exemplo, que nossas odds são 45:1, isso significa que, de 46 vezes, 45 não serão bem-sucedidas, e 1 será.

Para chegar a esse cálculo, o que se faz é dividir todo o baralho que ainda não saiu pelo número de outs (ou cartas que precisamos para poder completar uma jogada bem-sucedida). Levar essa proporção em consideração é essencial para determinar se é rentável permanecer em uma mão ou quando é melhor desistir porque as probabilidades não são boas.

Por que é útil saber sobre as odds em um caso de pot committed?

Um jogador é considerado comprometido com o pote quando as odds pelo pote são maiores do que as de vencer o oponente. Então, em vez de desistir, por exemplo, você diz que está pot committed e aposta seu último stack restante (o valor que um jogador tem disponível para apostar) no pote, forçando o oponente a mostrar as cartas.

No entanto, se as odds forem baixas, ou seja, menores que 33%, é mais conveniente desistir da mão do que declarar estarmos comprometidos com o pote, pois perderemos a última aposta e as chances de ganhar.

Qual é a diferença entre estar pot committed e chips committed?

É preciso esclarecer a diferença, pois muitos jogadores confundem o fato de estar pot committed com ter apostado a maior parte do stack. Estar pot committed está relacionado às probabilidades de sair vitorioso e ganhar o pote com nosso último stack, que é muito diferente da quantidade do stack que você comprometeu para poder ganhar o pote.

situaciones pot committed poker

Embora as duas coisas às vezes coincidam, é importante entender esse ponto, já que não estamos “obrigados” ou “comprometidos” apenas porque apostamos a maior parte do nosso stack.

Algumas dicas sobre situações de pot committed no pôquer

Confira a seguir algumas dicas úteis para levar em conta na hora de saber se está pot committed ou se o melhor é desistir da mão.

  1. Use a matemática e as probabilidades para saber quando estiver pot committed ou quando é melhor desistir.
  2. Lembre-se de que estar pot committed não é o mesmo que apostar a maior parte do seu stack.
  3. Tente não criar grandes potes com mãos ruins.
  4. Crie um plano no início de cada mão.
  5. Coloque seu oponente em uma gama provável de cartas para que você possa prever melhor as odds e sair vitorioso.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o conceito de pot committed no pôquer e que você use as dicas para jogar mãos cada vez mais estratégicas. Lembre-se de que a chave do pôquer é a prática, então quanto mais você praticar, mais rápido entenderá os diferentes cenários do mundo do pôquer. No Bodog temos vários jogos na versão demo para que você melhore as suas habilidades.