Com gostinho de revanche, Portugal e Uruguai jogam pela Copa do Mundo do Catar 2022

A partida entre Portugal e Uruguai está chegando, pela Primeira Fase da Copa do Mundo do Catar 2022. Um confronto muito aguardado, pois é uma revanche do que foi vivido em Rússia 2018, onde as duas equipes disputaram as oitavas de final.
Portugal Uruguay Copa del Mundo 2022

A expectativa para este encontro é grande, pois há vários nomes em campo que elevam o nível dessa partida. Cristiano Ronaldo x Luis Suárez será um dos duelos em campo entre portugueses e uruguaios.

Dados do confronto entre Portugal e Uruguai na Copa do Mundo de 2022

A seguir, contaremos todos os detalhes sobre o confronto da fase de grupos em Catar 2022 entre Portugal e Uruguai.

Portugal supera seleção do Uruguai e garante classificação

Ainda que não tenha exibido futebol vistoso, Portugal confirmou sua classificação para as oitavas da  Copa do Mundo do Qatar 2022. Por outro lado, deixou o Uruguai em uma situação complicada. Para continuar no mundial a Celeste precisa vencer o próximo jogo, contra Gana, e ainda torcer para vitória dos portugueses contra a Coreia do Sul.

O primeiro tempo mostrou as duas seleções com muita vontade de vencer. Tanto que o número de faltas levou o juiz a distribuir cartões amarelos para ambas equipes. A partida só melhorou após os 20 minutos da etapa inicial. Bentacur, do Uruguai, chutou de frente para o gol, mas a bola foi defendida pelo goleiro Diogo Costa.

As duas equipes voltaram com a mesma formação para o segundo tempo. Entretanto, quem retornou melhor foi Portugal. Bruno Fernando acionou CR7 na área. O atacante tentou encostar de cabeça na bola, sem sucesso. Mesmo assim, o chute de Bruno acertou as redes adversárias. Atrás no placar, o Uruguai tentou pressionar. Além de não marcar, ainda sofreu um pênalti, convertido por Bruno Fernandes.

Curtiu essa partida? Venha viver as emoções da Copa do Mundo 2022 no Bodog.

Data e horário28 de novembro, às 16:00
EstádioIcônico de Lusail
Grupo y FaseGrupo H – Segunda rodada – Primeira fase
Resultado da partidaPortugal  (2) – Uruguai (0)

As equipes buscarão somar pontos-chave para chegar às oitavas de final da Copa do Mundo.

Onde e quando será a partida entre Portugal e Uruguai?

A partida entre Portugal e Uruguai será disputada no Estádio Icônico de Lusail no dia 28 de novembro de 2022.

Que horas será o jogo entre Portugal e Uruguai?

O jogo será a última partida do dia. Às 22:00 do Catar e às 16:00 do Brasil.

Grupo e fase de Portugal x Uruguai

A partida corresponde à segunda rodada do Grupo H, pela primeira fase da Copa do Mundo do Catar 2022.

Histórico de jogos entre Portugal e Uruguai

As seleções de futebol de Portugal e Uruguai se enfrentaram apenas três vezes em sua história e as duas equipes já venceram.

O último confronto entre os dois aconteceu na Copa do Mundo de Rússia 2018 pelas oitavas de final, e em uma interessante partida onde o Uruguai conseguiu eliminar Portugal ao vencer por 2 a 1. Dois gols de Edinson Cavani foram suficientes para a vitória da Celeste. Os lusitanos tinham empatado provisoriamente através de Pepe.

suarez cavani mundial

Os outros dois duelos aconteceram em amistosos internacionais da FIFA. Em 26 de junho de 1966, Portugal venceu por 3 a 0, e em 2 de julho de 1972 a partida terminou empatada em 1 a 1 no estádio Jornalista Mario Filho, no Rio de Janeiro, Brasil.  

Como chega Portugal ao jogo contra o Uruguai?

Não foi fácil para Portugal se classificar para o Mundial do Catar 2022, uma vez que a equipe liderada por Fernando Santos teve de passar pela repescagem das eliminatórias europeias, após ficar atrás da Sérvia no Grupo A.

Portugal pode ganhar esta partida?

Aposte na equipa nacional portuguesa e leve o prémio para casa.
APOSTE AGORA

Os portugueses venceram posteriormente a Turquia (3 a 1) e a Macedónia (2 a 0) para garantir a vaga na Copa do Mundo. Sua campanha não foi ruim, pois venceu 7 jogos, empatou 2 e perdeu apenas um, justamente contra a Sérvia na última rodada.

Quanto à Liga das Nações da UEFA, é o segundo em seu grupo, com 7 pontos, atrás da Espanha (8). Destacam-se as vitórias diante da República Tcheca (2 a 0) e da Suíça (4 a 0). 

Análise de Portugal em outras edições da Copa do Mundo

Portugal disputou oito copas do mundo e se classificou nas últimas cinco edições. Seu melhor desempenho foi em Inglaterra 1966, onde perdeu nas semifinais contra a anfitriã e conseguiu ficar em terceiro lugar da competição após derrotar a União Soviética por 2 a 1.

Nessa Copa do Mundo brilhou Eusébio, mais conhecido como “Pantera Negra”, sendo o artilheiro com 9 gols.

Participações em Copas do Mundo8
Vitórias em Copas do Mundo0 (3° lugar em 1966)

Em sua história, Portugal disputou 30 jogos mundialistas, com 14 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. Em sua última participação, em Rússia 2018 caiu nas oitavas de final contra o Uruguai, e em Alemanha 2006 alcançou um merecido quarto lugar após perder para a equipe da casa.

Futura escalação e estrutura de jogo de Portugal

A seleção de Portugal gira em torno de sua estrela, Cristiano Ronaldo. O atacante de 37 anos disputará sua quinta Copa do Mundo no Catar, e está a dois gols de alcançar Eusébio (9) como artilheiro histórico da seleção em copas do mundo.

Fernando Santos costuma usar o clássico 4-4-2 e a principal aposta é montar uma defesa sólida, já que a partir do meio-campo, Portugal tem jogadores capazes de marcar gols. Há experiência e juventude.

Além de Ronaldo (capitão, artilheiro e jogador com mais jogos disputados), Portugal tem jogadores de grande destaque como Bernardo Silva, Diogo Jota, o zagueiro Pepe, o goleiro Rui Patrício, o volante João Moutinho e o jovem atacante João Félix (22 anos) do Atlético de Madrid.

cristiano ronaldo portugal 2

Provável escalação para a Copa do Mundo: Rui Patricio ou Diego Costa; João Cancelo, Pepe, Danilo, Nuno Mendes; William, João Moutinho; Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Diogo Jota; Cristiano Ronaldo.

Copas conquistadas pela seleção de Portugal

A seleção lusitana nunca conquistou uma Copa do Mundo, mas pode orgulhar-se de ter conquistado a Eurocopa em França 2016 e a Liga das Nações da UEFA em 2019. Além disso, foi vice-campeã da Eurocopa 2004.

Entre as suas maiores lendas encontramos Eusébio da Silva, vencedor da Bola de Ouro em 1965, Luís Figo, premiado em 2000, e Cristiano Ronaldo (cinco vezes melhor jogador do mundo). Outra grande estrela é Deco, campeão com o Barcelona.

Como o Uruguai encara o jogo contra Portugal

O Uruguai teve que suportar a saída do lendário técnico Oscar Washington Tabarez após os maus resultados nas Eliminatórias da Conmebol e o sucessor do ”Maestro” é Diego Alonso, com quem a equipe se recuperou na tabela para chegar ao terceiro lugar, atrás de Brasil e Argentina. 

A Celeste fechou com 28 pontos, resultado de 8 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. Sua sequência de quatro vitórias consecutivas (Paraguai, Venezuela, Peru e Chile) o levou à Copa do Mundo do Catar 2022, quando muitos pensavam em um fracasso ou em repescagem.

A boa trajetória da Celeste continuou em seus amistosos posteriores, com goleadas contra o México (3 a 0) e Panamá (5 a 0). Também empatou fora de casa contra os Estados Unidos, sem gols. Mas a sua identidade está intacta e chega em boa forma ao grupo onde estão Portugal, Coreia do Sul e Gana.

Análise do Uruguai em Copas do Mundo anteriores

Se falamos da história das copas do mundo, o Uruguai está escrito para sempre entre os melhores. É o primeiro campeão da Copa do Mundo, organizada em 1930, após derrotar a Argentina na final, além de ter protagonizado a maior façanha ao derrotar o Brasil no Maracanã em 1950. Tal façanha ficou mundialmente conhecida como “Maracanaço”.

Participações em Copas do Mundo14
Vitórias em Copas do Mundo2 (1930 e 1950)

O Uruguai participou de 14 edições da Copa do Mundo e possui uma marca de 24 vitórias, 12 empates e 20 derrotas. Em Rússia 2018 chegou às quartas de final, onde perdeu para a França (que logo seria a campeã).

Outras atuações memoráveis aconteceram em Suíça 1954, México 1970 e África do Sul 2010, onde os uruguaios terminaram em quarto lugar depois de perderem nas semifinais. 

Possível escalação e tática de jogo

Esta seleção uruguaia conta com jogadores que terão sua primeira participação em um Copa do Mundo e outros líderes históricos, como Fernando Muslera, Diego Godín, Martín Cáceres, Edinson Cavani e Luis Suárez. 

Uruguai pode ganhar esta partida?

Aposte na equipa nacional uruguaia e leve o prémio para casa
APOSTE AGORA

Há também jovens personagens de destaque no cenário internacional, como Federico Valverde, Facundo Pellistri, Ronald Araújo, Rodrigo Bentancur e o promissor atacante Darwin Nuñez, sucessor de Suárez e Cavani.

uruguay mundial

O esquema tático uruguaio é um 4-4-2 bem definido, com um goleiro como Sergio Rochet que poderia ser o titular; uma forte defesa liderada por Godín e Cáceres; um meio-campo que mistura solidez com Bentancur e Valverde e talento com Giorgian De Arrascaeta ou Nicolás De La Cruz; além de um ataque goleador com Suárez e Cavani.

Títulos conquistados pela seleção do Uruguai

A seleção uruguaia foi bicampeã do mundo em 1930 e 1950, mas também é a que mais vezes conquistou a Copa América, junto com a Argentina, com 15 títulos.

A Celeste tem outro marco histórico: conquistou duas vezes a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Os uruguaios tocaram o céu com as mãos em Paris 1924 e Amsterdã 1928.

Diego Godín é o jogador com maior número de jogos pela seleção (159 jogos) e Luis Suárez é o que mais gols marcou, com 68 em 132 jogos. Ele é seguido por Edinson Cavani, com 58 gols. 

Previsões para o confronto de Portugal x Uruguai

Uma partida de alto nível será disputada em Catar 2022 entre Portugal e Uruguai. As previsões voltam-se mais para o empate, dada a igualdade entre os dois, mas a equipe europeia parece chegar com mais tempo em campo e, com sua estrela Cristiano Ronaldo, tem garantia de gols.

O fator-chave será como chegam Edinson Cavani e Luis Suárez, dois jogadores que disputaram poucos jogos de qualidade antes da Copa do Mundo.

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo do Catar 2022

A primeira rodada da Copa do Mundo no competitivo Grupo H oferece outros duelos atraentes, como Uruguai x Coreia do Sul e Portugal x Gana.

Confronto da fase de grupos: Uruguai x Coreia do Sul

Uruguay Corea Copa del Mundo 2022

Em 24 de novembro, no Estádio Qatar Foundation, ocorrerá a partida entre Uruguai e Coreia do Sul, que jogarão pela primeira rodada do Grupo H.

Confronto da fase de grupos: Portugal x Gana

Portugal Ghana Copa del Mundo 2022

Pela primeira rodada do Grupo H, Portugal e Gana, se enfrentarão no Estádio Ras Abu Aboud (974), no dia 24 de novembro, às 13:00 do Brasil.

Rolar para cima