Portugal e Gana se enfrentam na Copa do Mundo 2022

A estreia de Portugal na Copa do Mundo do Catar de 2022 está chegando, e a seleção enfrentará Gana, que quer ser uma das surpresas desta Copa e pelo menos avançar para as oitavas de final.

Portugal Ghana Copa del Mundo 2022 1

É esperado um duelo intenso e emocionante, com Cristiano Ronaldo em campo e todas as outras estrelas portuguesas. Mas não podemos menosprezar Gana, uma das potências do futebol da África que está ganhando cada vez mais experiência internacional.

Dados do confronto entre Portugal e Gana na Copa do Mundo de 2022

Confira abaixo todas as informações sobre o primeiro confronto do Grupo H entre Portugal e Gana. O grupo H também é composto pelas seleções do Uruguai e da Coreia do Sul.

Portugal vence Gana com direito a recorde de CR7

Portugal x Gana foi um dos jogos com mais gols da Copa do Mundo do Qatar 2022. Quem balançou as redes pela seleção portuguesa foram os craques Cristiano Ronaldo, João Félix e Rafael Leão. Já para as Estrelas Negras marcaram André Ayew e Bukari. Neste jogo, ocorreu um fato histórico. CR7 se tornou o único jogador a marcar gols em cinco Copas do Mundo.

No primeiro tempo, as duas equipes apresentaram um futebol desinteressante. Portugal teve mais posse de bola e tomava as ações ofensivas do jogo. Mesmo assim, não conseguia ultrapassar a defesa de Gana, sempre bem posicionada. A única oportunidade de gol para Portugal foi interceptada pelo goleiro dos Estrelas Negras, Ati Zigi.

Os gols ficaram para o segundo tempo. De pênalti, CR7 marcou para os portugueses.Gana respondeu rápido e André Ayem empatou. Em seguida, João Félix colocou Portugal na frente de novo. Com mais espaços em campo, Rafael Leão fez o terceiro dos lusos. Ainda que Portugal controlasse a partida, Gana conseguiu marcar o segundo gol. E quase empatou, após o vacilo do goleiro português Diogo Costa.

Curtiu essa partida? Venha viver as emoções da Copa do Mundo 2022 no Bodog.

Data e horário24 de novembro, às 13h (horário de Brasília)
EstádioEstádio Ras Abu Aboud 974
FaseGrupo H – primeira partida – primeira rodada
Resultado da partidaPortugal (3) – Gana (2)
Data e local do jogo Portugal x Gana

A partida Portugal x Gana será disputada no dia 24 de novembro no Estádio Ras Abu Aboud (974), localizado em Doha, capital do Catar, com capacidade para 40 mil espectadores.

Horário da partida Portugal x Gana

A partida entre Portugal e Gana começa às 13h, horário de Brasília, 19h no horário do Catar.

Grupo e fase da partida Gana x Portugal

Gana e Portugal estão no Grupo H da Copa do Mundo do Catar 2022 e competem na primeira rodada.

Histórico de confrontos entre Portugal e Gana

Portugal e Gana se enfrentaram apenas uma vez na história e, por coincidência, foi também na fase de grupos de uma Copa do Mundo.

O duelo aconteceu na edição do Brasil em 2014, no dia 26 de junho no estádio Mané Garrincha em Brasília, e Portugal, que pertencia ao Grupo G, venceu por 2 a 1.

ghana jugadores mundial

Naquela tarde, John Boye e Cristiano Ronaldo marcaram os gols para os europeus. Asamoah Gyan marcou um gol para Gana.

Como chega Portugal para o duelo contra Gana?

Não foi fácil para Portugal se classificar para a Copa do Mundo do Catar de 2022, pois a equipe liderada por Fernando Santos teve que passar pela repescagem das eliminatórias europeias depois de terminar no último lugar do Grupo A, atrás da Sérvia.

Posteriormente, os portugueses derrotaram a Turquia (3 a 1) e a Macedônia (2 a 0) para, então, chegar à Copa do Mundo. A campanha não foi ruim, pois ganharam 7 jogos, empataram 2 e perderam apenas um na última rodada para a Sérvia.

Na Liga das Nações da UEFA, Portugal está em segundo lugar em sua zona com 7 pontos, atrás da Espanha (8). Os destaques incluem vitórias sobre a República Tcheca (2-0) e a Suíça (4-0).

Análise de Portugal em Copas do Mundo anteriores

A seleção de Portugal já participou de 8 Copas do Mundo e se classificou para as últimas cinco edições. Seu melhor desempenho foi na Copa da Inglaterra de 1966, perdendo nas semifinais para os anfitriões e conseguindo chegar ao pódio depois de derrotar a União Soviética por 2 a 1.

bernardo silva portugal

Naquela Copa do Mundo, Eusébio, mais conhecido como ”A Pantera Negra”, foi o maior artilheiro com 9 gols.

Em sua história, Portugal já disputou 30 partidas de Copa do Mundo, ganhou 14, empatou 6 e perdeu 10. Em sua última participação, na Rússia em 2018, a equipe perdeu nas oitavas de final para o Uruguai, e na Alemanha em 2006 terminou em um honroso quarto lugar após perder para a equipe da casa.

Copas do Mundo disputadas8
Copas do Mundo conquistadas0 (3° lugar em 1966)
A possível futura formação e estrutura de jogo de Portugal

A seleção de Portugal gira em torno de sua estrela, Cristiano Ronaldo. O atacante de 37 anos jogará sua quinta Copa do Mundo no Catar e está a dois gols de superar a Pantera Eusébio (9) e se tornar o maior artilheiro da seleção portuguesa em Copas do Mundo.

cristiano ronaldo portugal 3

Fernando Santos costuma usar o clássico esquema 4-4-2, e a aposta principal é armar uma defesa sólida, já que Portugal tem jogadores capazes de marcar gols no meio-campo, graças à experiência e juventude.

Além de Cristiano Ronaldo (capitão, artilheiro e jogador mais convocado), Portugal tem jogadores de destaque como Bernardo Silva, Diogo Jota, o zagueiro Pepe, o goleiro Rui Patricio, o volante João Moutinho e o jovem atacante Joao Félix (22 anos) do Atlético de Madrid.

Portugal pode ganhar esta partida?

Aposte na equipa nacional portuguesa e leve o prémio para casa.
APOSTE AGORA

A escalação mais provável para a Copa do Mundo seria Rui Patricio ou Diego Costa; João Cancelo, Pepe, Danilo, Nuno Mendes; William, João Moutinho; Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Copas conquistadas pela seleção portuguesa

A seleção portuguesa nunca ganhou uma Copa do Mundo, mas pode se orgulhar de ter ganhado a Eurocopa na França em 2016 e a Liga das Nações da UEFA em 2019. Além disso, foi vice-campeã da Eurocopa de 2004.

Entre seus maiores craques estão os lendários Eusébio da Silva, vencedor da Bola de Ouro em 1965, Luis Figo, vencedor em 2000, e Cristiano Ronaldo (5 vezes eleito melhor jogador do mundo). Outro jogador de destaque é Deco, campeão com o Barcelona.

Como Gana está se preparando para a partida contra Portugal?

As Estrelas Negras africanas se classificaram para a Copa do Mundo do Catar de 2022 após vencerem a Nigéria nos pênaltis na repescagem. Mas primeiro Gana teve que superar um grupo difícil, com a África do Sul, seleção que eliminou da Copa do Mundo por um gol de diferença.

O desempenho atual de Gana é um pouco complexo. Eles chegam à Copa do Mundo com Otto Ado como treinador, porém o resultados dos últimos amistosos não foram animadores. Foram derrotados pelo Japão (1-4) e Catar (1-2) e venceram nos pênaltis contra o Chile após um empate sem gols na Copa Kirin.

Na última participação na Copa Africana de Nações, foram eliminados na primeira rodada após um torneio desastroso. Gana ganhou apenas um ponto (1 a 1 contra o Gabão) e terminou em último lugar no grupo que compartilhou com Marrocos e Comores.

Análise de Gana em outras Copas do Mundo

A Copa do Catar de 2022 será a quarta Copa do Mundo com a presença da seleção de Gana, sendo a última no Brasil em 2014. Seu histórico em Copas do Mundo inclui 12 partidas, ganhando 4, empatando 3 e perdendo 5.

O melhor desempenho em Copas do Mundo foi na África do Sul de 2010, quando chegaram às quartas de final. Apesar da derrota por 4 a 2 nos pênaltis para o Uruguai, as Estrelas Negras terminaram em sétimo lugar e avançaram para a primeira fase em um grupo com Sérvia, Austrália e Alemanha.

Na Alemanha em 2006, a seleção também conseguiu sair da fase de grupos (com a Itália, República Tcheca e Estados Unidos), mas perdeu por 3 a 0 para o Brasil nas oitavas de final.

Copas do Mundo disputadas4
Copas do Mundo conquistadas0 (7º lugar na África do Sul em 2010)
Futura estrutura e formação da seleção de Gana

Com Otto Addo na direção técnica, Gana confia na velocidade de seus jogadores. É uma equipe indecifrável, que já mostrou aptidões no ataque, mas vulnerabilidade na defesa. A seleção tem problemas táticos devido à inexperiência, mas tem uma tenacidade ao enfrentar os oponentes.

O capitão é o experiente André Ayew, filho da lenda Abédi Pelé, que tem 32 anos de idade, joga no Al-Sadd do Qatar e já participou de 102 partidas internacionais pelo seu país.

thomas partey ganha

A estrela de Gana é o volante Thomas Partey, jogador do Arsenal da Inglaterra que tem talento e capacidade para emocionar os africanos na Copa do Mundo do Catar. Outros jogadores importantes são o volante Mubarak Wakaso, Jordan Ayew, Jonathan Mensah e Baba Rahman.

Títulos conquistados pela seleção de Gana

Apesar de não ter conquistado nenhum título mundial, Gana é uma equipe muito respeitada no continente africano. A seleção já venceu a Copa Africana de Nações quatro vezes (1963, 1965, 1978 e 1982).

Gana pode ganhar esta partida?

Aposte no Gana e leve o prémio para casa!
APOSTE AGORA

Além do mais, ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992 e chegou a outras 5 finais da Copa Africana de Nações.

Gana tem grandes lendas em sua equipe. Ibrahim Sunday foi o primeiro de seu país a ser eleito melhor jogador africano do ano. Outros vencedores foram Karim Abdul Razak e Abedi Pelé em três ocasiões.

Previsões para o duelo Portugal x Gana

A equipe de Portugal é favorita para ganhar contra Gana na primeira partida do Grupo H da Copa do Mundo do Qatar. A argumentação é baseada na qualidade da seleção europeia, que, além de vir cheia de estrelas para a partida, conta com várias competições no seu repertório.

Gana é uma equipe com muitos altos e baixos em partidas recentes e estará procurando por chances durante a partida. Será que Portugal lhe dará isso?

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo do Catar 2022

Se pensarmos além da primeira rodada, vemos algumas possíveis partidas para as oitavas de final: o que acontecerá se as seleções de Uruguai e Portugal passarem de fase no Grupo H?

Confronto das oitavas de final: Uruguai x Brasil

Uruguay Brasil Copa del Mundo 2022

O Uruguai pode enfrentar o Brasil em um verdadeiro clássico sul-americano. Caso a partida Uruguai x Brasil ocorra nas oitavas de final, as duas seleções, que já foram campeões do torneio, se enfrentariam no Estádio Ras Abu Aboud, em Doha, no dia 5 de dezembro.

Confronto das oitavas de final: Portugal x Suíça

Portugal Suiza Copa del Mundo 2022 1

A partida Portugal x Suíça pode acontecer no Estádio Icônico de Lusail no dia 6 de dezembro.

Rolar para cima