Poker Face: o que significa e por que é importante dominá-la?

Com certeza já ouviu o termo “poker face”, não apenas no mundo do poker. No dia a dia essa expressão é bem usada, ainda que nem sempre corretamente. Tem até uma música muito famosa que inevitavelmente vem na cabeça quando ouvimos a frase.

poker face o que significa
Mas qual é a origem da expressão? Por que é tão importante ter uma boa poker face, ou cara de poker, na hora de jogar ao vivo? Como podemos garantir uma boa poker face para nosso jogo? Será que o poker face desaparece na hora de jogar poker online?
Vamos lá descobrir os mistérios desse conceito tão antigo no mundo do poker!

O que significa a expressão poker face no poker?

A expressão poker face, cara de poker em português, faz referência à falta de expressão no rosto. O que poderia ser conhecido coloquialmente como “cara de paisagem” ou “cara de nada”.

A origem reside nos começos dos poker, que sendo jogos presenciais e por dinheiro, gerava  situações de muita tensão, onde a idéia era manter o rosto inexpressivo para não revelar se o jogador possuía uma boa mão ou não, e evitar provocações desnecessárias.

Ela é considerada uma ferramenta fundamental entre as várias formas de ganhar no poker, já que a informação da linguagem corporal é tão importante num jogo ao vivo, quanto as cartas em jogo, às vezes incluso mais. Com certeza também já escutou falar da expressão “jogar o jogador”.

Como é usada a expressão poker face no dia a dia?

No dia a dia podemos escutar esta frase utilizada no mundo dos negócios, onde manter uma boa poker face é vantajoso para o sucesso das negociações. Também em qualquer situação na qual uma pessoa procure ocultar suas emoções ou verdadeiras intenções. É possível às vezes confundir com a expressão “cara de pau”, mas não é bem isso o que significa.

Por que é importante ter uma boa “poker face” na hora de jogar poker?

No poker ao vivo, saber manter uma boa poker face é fundamental para proteger seu jogo. Quanto menos informação você revelar ao seu oponente, mais possibilidades terá de poder fazer um blefe quando for preciso, ou ocultar uma mão monstruosa para poder fazer cair mais jogadores no pote que você tenta ganhar.

O poker face aparece também no extremo oposto do “tell”, a revelação corporal involuntária de alguma emoção. A linguagem corporal às vezes pode nos trair… os jogadores profissionais sabem ler até micro expressões no rosto do oponente,detectando o brilho particular dos olhos quando a mão recebida é muito boa, ou um leve gesto feito na comissura da boca quando a mão é muito ruim.

Mas como combater essas reações automáticas do corpo? Você deve ter visto muitos jogadores utilizando óculos escuros, chapéus ou capuz, tentando ocultar seu rosto o mais possível. A estratégia é boa e pode funcionar, mas quanto mais você dominar o jogo e suas emoções, menos irá precisar desses artilugios.

E o que acontece no poker online? É evidente que se ninguém está olhando, não é preciso se preocupar tanto com a compostura física. Porém, praticar uma boa poker face, mesmo jogando poker online, pode ajudar a  manter a consciência sobre a importância de não deixar que suas emoções tomem conta do seu jogo.

Você tem uma boa poker face?

E você, já pensou se tem uma boa poker face? Cuidado para não confundir cara de poker com cara de poucos amigos. Ainda que a cara de estar sempre ao limite de ter um ataque de fúria pode funcionar também, o problema aí é não perder a personagem, e não ficar verdadeiramente tenso. Afinal, a ideia é curtir ao máximo sua partida.

cara de poker

O melhor mesmo é treinar para poder deixar seu rosto relaxado, e ficar realmente consciente de suas emoções, e da imagem que você está dando na mesa. Até conseguir esse nível de foco, pode sempre se apoiar nos artilugios mencionados: óculos escuros, mas cuidado para que não reflitam suas cartas nos vidros; um bom capuz ou chapéu que ajude a fazer sombra no rosto e esconder o mais possível seus micro-gestos; etc. 

Rolar para cima