Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

Planificar uma estratégia ou improvisar no poker?

“Jogue o jogador, e não as suas cartas” — É assim que os jogadores profissionais de poker costumam descrever este jogo que requer habilidade, concentração e sagacidade. E a classificação do poker como “jogo da mente” é exatamente por este motivo; caso contrário, seria apenas mais um jogo de azar.

jogo mente estrategia poker

Mas, o que vale mais a pena: antecipar estratégias para utilizá-las durante o jogo, ou improvisar conforme os acontecimentos? Neste artigo vamos fazer uma avaliação dos prós e contras das duas atividades. Vamos lá?

Jogar poker é uma arte!

A primeira frase deste artigo traduz exatamente o que o poker é — um jogo de situação.

Uma mão só pode ser considerada boa ou não quando comparada às mãos dos oponentes. 

O poker não tem um estilo engessado, com apenas uma saída — haja vista que nem sempre as melhores mãos são realmente as vencedoras.

O poker é um jogo para mentes que funcionam bem sob pressão, para jogadores frios e para pessoas com foco. A gente sabe que isso não é fácil, mas também acreditamos que tudo isso pode ser aprendido. E para aprender, nada melhor que jogar começando pelas partidas de poker online.

Jogando com estratégia no poker

Para um novato, a estratégia básica do poker é avançar com mãos boas e desistir com mãos ruins. Já um jogador experiente se utiliza de conceitos mais técnicos, seja para evoluir em um jogo próspero, ou simplesmente para tentar prosseguir em um jogo que se apresenta dificultoso.

Aprender estratégias do poker e acumular prática e estudos potencializam as chances de ganhos e minimizam as chances de perdas, isso é fato.

destreza estrategia poker

Acontece que, por mais que tenhamos nos preparado para a partida, o poker sempre será um jogo de riscos. E aí vem a pergunta: “O que fazer quando o planejamento não der certo?”. É aí que entra o poder do improviso.

Jogando com improviso no poker

Pela simples lei da probabilidade, você terá mais mãos fracas que fortes. E aí, o que fazer? Desistir de todas para não diminuir o bankroll ou avançar mesmo com o risco de levar o prejuízo para casa?

Quando o jogo de poker sair do roteiro que você tinha planejado, você vai precisar contar com muitas características psicológicas que são grandemente responsáveis pelos jogadores de sucesso manterem sólidas suas carreiras.

estabilidade emocional estrategia poker

Improvisar no poker é ter equilíbrio emocional para recuperar os prejuízos, quando acreditar que existam chances. É não deixar transparecer as emoções enquanto a cabeça está em estado de ebulição.

Improvisar é pensar rápido e sob pressão, gerenciando a banca enquanto se decide entre o call ou o fold. Improvisar é até mesmo ter convicção na hora de blefar. E isso, caro jogador, só se aprende na prática.

Logo, concluímos que…

Não existe jogo de poker totalmente estratégico simplesmente porque as coisas nunca acontecem como gostaríamos. Então, jogar poker com destreza é ter conhecimento para se sentir seguro nas ações, e ter estabilidade emocional para tirar da manga vários planos possíveis e totalmente improvisados exatamente naquele momento em que o jogo toma um rumo não esperado.

Uma breve análise disso, nos faz perceber que a vida é praticamente uma partida de poker. Decisões conscientes e estratégicas misturadas com improvisos e reparos. Mas este assunto deixaremos para outro dia…