Como funciona o Overlay no poker?

Uma das melhores formas de curtir muito poker é jogá-lo em torneios. E com eles, aparecem novas terminologias e muitas coisas que aprender para conseguir escolher os melhores torneios para você.

overlay poker online

Por exemplo, você sabe o que significa “overlay” no poker? Já se perguntou qual é a particularidade dos torneios que contam com overlay? E por que será que é mais comum achar torneios desse tipo no poker online que ao vivo? Vamos lá explorar de que se trata este conceito e que coisas devemos considerar na hora de escolher um torneio com overlay no poker online!

O que é Overlay no poker?

“Overlay” é uma palavra usada no mundo do poker para definir os torneios onde o prêmio disputado foi completado pelo organizador do torneio. Ou seja, imagine um torneio que promete cinquenta mil dólares em prêmios, mas de acordo com o número de inscrições e o valor do buy-in, não se alcança esse valor. O que faltar para atingir o prometido em prêmios será o overlay, e fica a cargo do organizador do torneio.

Você poderia pensar que não é conveniente para o organizador de um evento de poker oferecer a opção de overlay. Porém, muitas vezes os torneios são organizados já sabendo que não alcançarão a quota de inscrição suficiente para atingir o prêmio prometido. E por que alguém faria isso?

A resposta é simples: publicidade. Um torneio com overlay resulta muito atrativo para os jogadores, e representa uma boa forma de promover um cassino, especialmente no poker online.

Por que escolher um torneio com Overlay no poker?

Um torneio com overlay pode ser muito apelativo para um jogador iniciante que está em busca de fazer crescer seu bankroll. Mas por que?

torneio overlay poker

De modo simples podemos pensar em dois bons motivos para escolher um torneios deste tipo.

Primeiro, contar com um prêmio garantido, que não dependa do tamanho do field dos jogadores é muito bom. Isto garante uma quantia x de prêmios, mesmo se o torneio não atingir a quota de inscrições necessárias para recaudar essa quantia de dinheiro.

Por outro lado, o field de jogo fica reduzido. Isto significa que você disputará um prêmio maior entre um número menor de contrincantes, e portanto suas chances de entrar no dinheiro serão muito maiores. Perfeito para dar os primeiros passos nos torneios de poker.

Mas, como escolher adequadamente um torneio com overlay? A primeira dica que podemos dar é: no poker online as ofertas de torneios com overlay serão muito maiores.

Como escolher adequadamente um torneio com overlay no poker online?

Para começar, não é comum que o torneio seja oferecido como com Overlay. O que procuramos é a palavra “garantido” Quando o prêmio é garantido, quer dizer que sem importar se o número de inscrições consegue arrecadar o prêmio prometido, esse será o número mínimo de prêmios oferecidos.

Nesse sentido, no online é mais comum acontecerem os torneios com overlay, porque as salas podem oferecer muitos jogos com prêmios garantidos para atrair novos jogadores, então o overlay é visto como uma inversão que será compensada no longo prazo.

Também, no poker online, podemos perseguir vários torneios em simultâneo e decidir a último momento qual iremos jogar. É possível optar por torneios com buy-ins tardios, para esperar até o último momento para entrar. Desse jeito teremos um panorama mais claro do field do torneio, e será mais fácil fazer um cálculo rápido em função do buy-in, para saber se esse torneio tem ou não overlay.

como escolher torneio overlay

Muitas vezes um torneio parece com overlay, mas, no último momento completa as vagas e termina arrecadando o dinheiro necessário para pagar os prêmios.

É importante também considerar as características particulares de cada evento. Se um torneio oferecer opções de re-buy, add-on, ou coisas do tipo, fica muito mais difícil fazer os cálculos para descobrir se estamos perante uma situação de overlay ou não.

Finalmente, podemos recomendar que mantenha um perfil baixo quando optar por estes eventos. Se você alertar outros jogadores sobre um torneio com overlay, o mais provável é que muitos corram atrás e já não seja mais um torneio com overlay. Lembre-se, você quer jogar em fields pequenos por prêmios grandes.

Isso irá ajudar a aumentar seu bankroll e aprimorar seu poker, ideal para os jogadores iniciantes, não é?

Rolar para cima