NFL playoffs e Super Bowl: quem tem chance?

Todos estão esperando os NFL playoffs, você tem sua premonição? Assim que começou um dos torneios esportivos mais importantes do mundo – a finais do NFL –, nós postamos aqui no blog um texto sobre o que é a nfl e seus origens.

nfl futebol americano apostar

Teve algumas mudanças sofridas ao longo dos anos e sua expressividade no Brasil. Bem como os jogadores brasileiros que participam da liga atualmente, nos Estados Unidos. Agora, a temporada regular chegou ao seu fim (29/12) e algumas dúvidas ainda pairam no ar sobre as chances de classificação dos times para a fase dos playoffs, que será disputada nos dias 4 e 5 de janeiro.

NFL playoffs e Super Bowl desde Brasil

Para quem curte futebol americano, se interessa pelo campeonato, mas ainda fica um pouco perdido em relação a como, de fato, funciona o esquema de classificação, veja a explicação a seguir. A liga de futebol americano é constituída por 32 equipes distribuídas entre duas grandes conferências, que levam o nome de Americana (AFC) e Nacional (NFC). Cada uma delas possui quatro divisões (Norte, Sul, Leste e Oeste), compostas por quatro times cada uma. Até aqui, tudo certo?

O que eu preciso entender sobre o Super Bowl e os playoffs da NFL

Bom, para a pós-temporada, se classificam os campeões de cada uma das oito divisões. No entanto, há uma “rodada extra” chamada Wild Card, que dá a chance de mais alguns times passarem para a próxima fase. É uma espécie de repescagem, da qual participam os quatro melhores times do ranking geral que não ganharam nenhuma divisão.

Fizemos até uma tabela pra ficar ainda mais explicado:

NFL
NorteSulLestesteOeste
AFC1º lugar (líder)1º lugar (líder)1º lugar (líder)1º lugar (líder)
2º lugar2º lugar2º lugar2º lugar
3º lugar3º lugar3º lugar3º lugar
4º lugar4º lugar4º lugar4º lugar
NFC1º lugar (líder)1º lugar (líder)1º lugar (líder)1º lugar (líder)
2º lugar2º lugar2º lugar2º lugar
3º lugar3º lugar3º lugar3º lugar
4º lugar4º lugar4º lugar4º lugar

Por enquanto, a única equipe de toda a liga garantida para os playoffs é o New Orleans Saints, da NFC Sul. Baltimore Ravens, da AFC Norte, é um dos mais promissores a conseguir cavar sua vaga.

Por outro lado, Cincinnati Bengals, também da AFC Norte, é o único matematicamente já desclassificado.

Os favoritos na NFL

Como os jogos são no esquema mata-mata, há a possibilidade de times com campanhas melhores acabarem ficando de fora e vice-versa. É uma contradição muito discutida pelos mais aficionados, mas isso é papo para outro artigo.

nfl futebol americano apostas

O importante agora é que, nessa época do ano, os jogadores dão verdadeiramente o melhor de si, a liga começa a pegar fogo e os torcedores vão à loucura, fazendo as contas para calcular as probabilidades de seus times se classificarem e, então, poderem sonhar com o tão esperado Super Bowl.

NFL Playoffs prognosticos

De acordo com a Football Power Index (FPI), uma projeção bastante confiável realizada pela ESPN, as equipes da Conferência Americana com maiores chances de estarem entre as duas melhores seeds são Patriots (95.2%) e Ravens (80.2%). Pela Conferência Nacional, as equipes de destaque são Minnesota Vikings (93.6%) e Dallas Cowboys (70.5%).

nfl futebol americano 1
Mas como tudo muda a cada rodada, pode ser que, quando você estiver lendo este texto, já tenhamos os resultados finais. Enquanto isso não acontece, nós estamos aqui de olho para acompanhar tudo da NFL e levar ainda mais emoção para você, que acompanha o Bodog. Quer saber como apostar na NFL no Brasil?

Rolar para cima