Aprenda a jogar Paciência online

O jogo de Paciência fez muito sucesso, principalmente com a chegada da informática no Brasil. Os computadores traziam o jogo instalado no Windows, e não era necessário estar online para acessá-lo. Por ter regras fáceis e um layout simples, o jogo se popularizou rapidamente e ainda segue como um dos jogos de cartas mais populares no país.

jogar paciencia online

A Paciência é um jogo solitário e comumente jogado para espantar o tédio… Mas você já pensou em jogá-lo em um cassino online com a possibilidade de ter lucros financeiros? Se a ideia lhe agrada, confira nossas dicas para tornar esta experiência ainda mais divertida!

O que é Paciência?

Como mencionamos anteriormente, o jogo de Paciência (também conhecido como Klondike ou Solitaire) é um dos jogos de cartas mais famosos não somente no Brasil, mas no mundo todo. Além da possibilidade de jogar sozinho – somente você e a máquina distribuindo as cartas – as regras são simples e bastante claras. Há indícios que o jogo tem origem germânica ou escandinava e se popularizou a princípio na França, no século XIX.

Com a possibilidade de ter o jogo instalado no computador, não era necessário o uso da internet para jogá-lo – lembrando que estamos falando de uma época que a internet não era tão rápida como nos dias de hoje.

Além de simples, a Paciência apresenta algumas variações e estilos. Você pode jogar com a opção de virar apenas uma carta ou três cartas de uma vez. A primeira opção é mais fácil, já que se a opção apresentada não for útil para você no momento é só descartá-la para ver a seguinte carta do montante. A outra opção é mais complexa, exigindo o uso da primeira carta das três mostradas, deixando o jogo mais difícil e desafiador.

História do jogo de Paciência

A história evoca a um tempo em que o resultado do jogo era associado à adivinhação. Existia uma tradição das culturas alemã e escandinava que utilizava a Paciência como um jogo para prever o futuro.

Eles acreditavam que não era aconselhável iniciar algo novo sem antes jogar uma partida de Paciência. Se o jogador ganhasse, é porque a sorte estava ao seu lado. Se o jogador perdesse, eles encaravam isso como um aviso de que a sorte não estava a seu favor.

Como jogar Paciência online

Já comentamos que, quando o jogo Paciência chegou no Brasil, o uso da internet era bastante limitado, assim como o acesso a outras opções de jogos. Porém, a realidade de hoje é completamente diferente. Todos os dias temos acesso a diferentes jogos online, por isso é bastante comum hoje que existam diferentes jogos de cartas.

computador paciencia online

Você pode acessar diretamente do seu celular ou computador. E o melhor de tudo isso: eles são tão divertidos (se não mais) que a Paciência. E de quebra você ainda pode ganhar uma grana jogando. Interessante, não?

Tipos de jogos de Paciência

Você sabia que existem variações do jogo de Paciência? Veja as opções que vamos lhe mostrar.

Paciência Klondike

Esta é a versão mais popular, aquela que conhecemos do jogo instalado no Windows. O nome tem origem canadense, mas sua origem não é clara. O jogo utiliza 52 cartas e o objetivo é organizá-las por naipe e seguindo uma ordem que vai do Ás ao rei (K), ou seja, uma ordem ascendente.

Paciência Spider

A versão Spider é quase tão tradicional quanto a Klondike, e leva este nome porque é necessário construir 8 fundações para ser vitorioso, a mesma quantidade de pernas que uma aranha tem.

No Spider, também é utilizado um baralho com 52 cartas e é possível escolher a quantidade de naipes que se deseja utilizar, o que está diretamente ligado ao nível de dificuldade do jogo.

Paciência Freecell

O Freecell é considerado uma versão mais estratégica do Klondike, o jogo tradicional. Neste jogo utiliza-se 52 cartas que estão todas dispostas em 7 colunas no tabuleiro, não havendo então, carta reserva. O objetivo é construir sequências ascendentes por naipe.

Paciência Tripeaks

Este jogo foi inventado em 1989 por Robert Hogue e as cartas foram uma pirâmide no tabuleiro — por isso o nome significa “três picos”.

solitaire online

Também utilizando um baralho com 52 cartas, somente as cartas da base estão expostas, e o restante delas estão com a face para baixo. O objetivo é remover todas as cartas do tabuleiro, desconstruindo a pirâmide e formando sequências.

Paciência Pirâmide

É considerado um dos jogos de Paciência mais simples, mas também, um dos mais difíceis de ganhar, por não ser um jogo de construção, mas de emparelhamento.

Para desconstruir a pirâmide, que é o formato do jogo no tabuleiro, o jogador deve juntar 2 cartas de baralho que somem 13. Por exemplo, uma carta 9 e uma carta 4. Somente o rei (K) e o valete (J) não precisam de par porque sozinhos já valem 13 cada um.

Estratégias para jogar Paciência

Aqui estão algumas dicas para você se organizar melhor no jogo de Paciência e atingir seu objetivo maior: a vitória! E como um primeiro passo você deve movimentar as cartas isoladas para que novas cartas sejam liberadas. Isto permitirá novas movimentações.

Planeje os movimentos

Evite virar cartas por impulso. O ideal é pensar em ações estratégicas que sempre possibilitem uma nova jogada na sequência.

São consideradas boas jogadas os movimentos que permitem mover uma carta ou uma pilha que está travando a carta que você quer movimentar ou uma carta oculta que você deseja abrir.

Abra uma carta oculta sempre que puder

Se houver dúvida entre utilizar uma carta do descarte ou fazer uma jogada para liberar uma carta oculta, não hesite em escolher a segunda opção.

A carta do descarte poderá ser utilizada em uma outra ocasião, não se preocupe!

Vai escolher um rei? Pense bem

Em alguns momentos escolher o rei é fundamental, quando por exemplo, uma pilha está vazia. Coloque um rei nesta posição e organize melhor as cartas!

paciencia online

Neste mesmo modo de jogo, diversificar as cores dos reis livres é sempre uma boa jogada porque se você der preferência para reis de apenas uma cor, terá problemas em ações futuras.

Baccarat

Para jogar baccarat estilo Punto Banco, uma vez em que você aprende as regras, já está dominando o jogo. Os jogadores têm a oportunidade de agir como um dealer, que é conhecido como o banqueiro neste jogo. Você pode apostar em qualquer um dos outros jogadores da mesa ou pode apostar no banqueiro.

Há decisões suficientes a serem feitas nessas versões que você pode, em teoria, encontrar uma vantagem e se tornar um jogador profissional de baccarat — e talvez até mesmo arruinar alguns super-vilões ao longo do caminho.

Poker

O poker online é um dos jogos de cartas mais fascinantes do mundo. Com o passar dos anos, o poker foi ganhando cada vez mais adeptos, principalmente com o surgimento dos jogos de poker o slots online. Hoje em dia já existem campeonatos de poker e muita gente ganhando dinheiro com isso.

Com regras simples, o poker é considerado hoje como o esporte da mente. Ter uma noção básica de como funcionam as regras já é um passo bastante grande para você se tornar um jogador de poker e, quem sabe, em um verdadeiro campeão.

Blackjack

Blackjack é um jogo de cartas que coloca você contra o dealer em uma batalha da melhor mão. No Brasil, esse jogo também é popularmente conhecido como 21. Ou seja, ganha o jogador que completar o valor exato 21.

blackjack online

Nem menos, nem mais. Tem que ser o valor exato que soma 21. Um jogo bastante simples de jogar e que pode trazer bons resultados rapidamente.

Bom, agora que você conhece outras opções de jogos de cartas não precisa ficar preso apenas à Paciência.

E se você já é fã de Paciência, com certeza vai ficar fascinado com as outras opções que você jogar diretamente do seu celular ou computador. Afinal, nunca é tarde para começar algo novo, não é mesmo?

Rolar para cima