Facebook
Instagram
Youtube
Bodog

O que é um limp no poker e que resultados da usá-lo?

Você entrou numa partida de poker, não importa se estamos falando de poker físico ou poker online, recebeu suas cartas: não é a mão mais forte, também não é a pior. O que fazer agora? Ideal chegar no flop e ver no que dá, não é?  E como conseguir isto? Alguns diriam “fazendo um limp” e deixando rolar ação…
fichas limp

Mas, será que essa estratégia funciona? É realmente efetivo realizar um limp?  Vejamos em que consiste exatamente esta ação, quando é usada e que resultados pode dar…

O que é e quando é usado o limp em poker?

Chama-se “limp” a ação de pagar uma aposta no valor de big-blind. Ou seja, falando da ação pré-flop, um limp é feito com o objetivo de ver as três primeiras cartas comunitárias pelo menor custo possível.

Esta ação costuma ser muito usada por jogadores iniciantes, afinal é sabido que quantos mais flops você consiga ver, maiores serão suas chances de ganhar. O problema é quanto você ganhará se ganhar? E quanto perderá se perder?

Se o limp for escolhido para tentar avançar no jogo com uma mão inicial intermédia (nem a mais forte, nem a mais fraca), você corre o risco de sofrer alguns percances no caminho. Por exemplo, que outro jogador faça um raise depois de você  e o pressione para desistir.

Sua imagem, e em poker isto é muito importante, ficará enfraquecida. É importante que você tenha em mente que tipos de jogadores de poker você está enfrentando e que tipo de jogador você quer ser ou representar. Se você optar por um perfil mais conservador, talvez seja melhor desistir de sua mão logo no começo, sem hesitar. Se você escolher um jogo mais agressivo, o limp é uma ação muito fraca para você.

Em qualquer um dos dois casos acima, se você precisar ou quiser fazer um blefe mais na frente no jogo, será mais difícil que o seu oponente caia na armadilha. Isto é porque as probabilidades de que sua mão de rango intermédio tenha melhorado consideravelmente no pós-flop é estatisticamente muito baixa.

Outra situação que pode apresentar o limp como uma opção é quando sua mão inicial é muito boa, falamos de pares altos do tipo AA, KK ou QQ, por exemplo. Aqui, em ocasiões, os jogadores usam um limp para enganar os oponentes e convidar mais jogadores a participar, com a ideia de que alguém se sinta inspirado a fazer um raise. Como toda estratégia, se calhar, é ótima. Mas, será que essa é a única, ou a melhor forma de conseguir engrossar o pote que você quer roubar?

Então, é útil fazer um limp em poker?

A resposta é “às vezes”. Você pode usar o limp como uma ferramenta, como qualquer outra, para seu proveito. O mais importante é que você entenda a dinâmica desta ação, saiba que resultados pode lhe dar, e escolha usá-la em momentos propícios.

poker fichas bigblind

De modo geral, se você investir pouco no pote, receberá pouca recompensa se ganhar.

Você poderá pensar que também perderá pouco se perder, mas se abusar desta técnica, você terá prejuízo no longo prazo. Imagine numa mesa de 10, fazer limp todas as vezes. Quando ganhar, ganhará pouco. E a maioria das vezes estará dando de presente suas fichas aos jogadores mais agressivos.

Em conclusão, se for jogar poker de um jeito moderado, comece moderando o uso do limp!.