O Joker: história da carta mais enigmática do baralho de poker

Sabe essa sensação de tirar o baralho da caixa? O cheirinho particular que ele tem, a textura, o barulhinho que faz quando a gente baralha? Quem gosta de jogar poker
sabe exatamente do que estamos falando.

Mas, fora as percepções que temos no contato com o baralho… já se perguntou alguma vez sobre a origem das cartas, o que significam os símbolos que elas apresentam, qual é a sua história? Bom, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre uma delas: o joker.

joker cartas

Origem da figura do Joker no baralho de poker

O joker, também  chamado em português de curinga, foi introduzido ao baralho de naipes francês pelo americano Euchare no ano 1863. O criador aproveitou uma modificação no regulamento para incluir esta carta e tornar o jogo mais interessante.

Acredita-se que esta carta equivale à figura do Louco do Tarot. Esta figura representa a autoconfiança para conseguir tudo o desejado e superar qualquer obstáculo que apareça no caminho.

Sua representação mais comum é a de um arlequim ou bufão, mas há de tantos estilos diferentes que até chegam a ser motivo de coleção para alguns aficionados do baralho.

Vale a pena mencionar que a enigmática figura é também motivo e inspiração de muitos comics e filmes, adotando o nome de O Coringa, por exemplo, para o famigerado vilão de Batman.

O Joker não possui um valor predeterminado no baralho, podendo adotar diferentes usos dependendo do jogo em que seja utilizado. Um baralho regular pode apresentar dois curingas, três nos baralhos alemães ou nenhum em outros casos.

Como se usa o Joker no poker?

No poker, se a modalidade de jogo admitir o uso de curingas, é usado para adotar o valor que for mais conveniente em cada jogada. Assim, o jogador que possui um joker, pode usá-lo para completar as mãos de poker que forem mais convenientes.

Como exemplo, tendo três cartas de um mesmo valor, um curinga, e uma quinta carta de diferente valor, o joker adotaria o valor das três cartas iguais para formar uma quadra.

joker baralho poker
Existe também, uma modalidade de poker onde o joker é protagonista, na Bodog se trata do Joker Poker One Hand. Neste caso, o curinga tem um rol fundamental, usado para formar as melhores jogadas possíveis, de acordo com as cartas ganhas na mão.

Joker, jóquer, curinga ou coringa: Qual é o nome correto da figura do baralho de poker?

A palavra inglesa “joker” significa brincalhão e é usada para nomear a figura do baralho que geralmente é representada por um arlequim, cuja função é variável.

Em Português se troca o “k” pelo “qu” e se acentua a palavra de acordo com as regras próprias do idioma. Assim é como obtemos o termo “jóquer”.

Já no Brasil, a palavra certa para nomear esta carta do baralho é “Curinga”. 

“Coringa”, por sua vez, faz referência a um tipo de vela utilizado em barcaças, que pode ser triangular ou quadrangular.

Finalmente, as duas palavras, curinga ou coringa, podem ser utilizadas para nomear uma pessoa feia e raquítica.

Com a aparição dos filmes e comics que se referem ao inimigo do Batman, se adotou O CORINGA como palavra mais usada para nomear tanto a “pessoa feia”, quanto a carta do baralho.

É assim que podemos achar os quatro termos em textos relacionados com esta carta tão especial.

Rolar para cima