Como jogar Mahjong?

Mahjong é um antigo jogo de mesa chinês, que se espalhou pelo mundo inteiro. No ocidente, é considerado um dos jogos asiáticos mais populares. Quer saber mais sobre ele? Acompanhe para começar a se familiarizar com suas peças e aprender a jogar.

fichas mahjong

Além de divertido, estimula e agiliza tanto a mente quanto a visão dos jogadores. Aqui é muito importante pensar rápido e agir. As peças são semelhantes às do dominó, mas seu mecanismo se parece mais aos jogos de cartas ocidentais.

As peças do Mahjong

Vamos conhecer melhor sua estrutura. Para começar, este jogo tem 144 peças, que são divididas em mais de quatro naipes. Os três primeiros são fáceis de identificar graças ao seu design, que são o bambu, os círculos e os caracteres chineses. As peças são divididas em quatro séries de cada naipe, com uma numeração de 1 a 9. Os bambus têm um curinga na forma de um pavão ou pardal. É valido dizer que, na versão de cassino on-line, esses desenhos podem variar. 

Por outro lado, existem 16 peças de vento (norte, sul, leste e oeste), 12 de dragões (verdes, vermelhos e brancos), 4 de flores e 4 das estações. Geralmente, os jogadores iniciantes tendem a deixar de lado as peças de flores e estações até se estabelecerem no jogo.

Qual é o objetivo do jogo Mahjong?

Mahjong é composto por quatro rodadas de quatro partidas cada. Ganha o jogador que conseguir a pontuação mais alta no final de todas as rodadas. Para isso, é preciso obter o maior número de combinações vencedoras antes que o restante dos adversários. Existem quatro tipos:

  • Chow: três peças do mesmo naipe em uma sequência. Por exemplo: 2, 3 e 4 de bambus.
  • Pong: três peças do mesmo naipe e número.
  • Kong: quatro peças do mesmo naipe e número.
  • Par: duas peças do mesmo naipe e número.

Como jogar Mahjong?

O formato tradicional requer quatro jogadores, um tabuleiro e peças do jogo. No entanto, hoje em dia já temos a versão on-line de Mahjong, onde não há requisitos mínimos.

Para começar, misturamos todas as peças de cabeça para baixo para esconder suas imagens. Em seguida, cada participante deve escolher 36 peças e formar uma muralha de 18 peças de comprimento e 2 de altura. Depois, una cada muralha para formar um quadrado perfeito.

muralla mahjong

Cada jogador receberá 2000 pontos distribuídos em quatro peças: uma de 1000, uma de 500, quatro de 100 e dez de 10.

Posições

Para estipular o lugar dos jogadores na mesa, os dados devem ser lançados. Quem obtiver mais pontos será o vento Leste. O segundo com maior pontuação deve sentar-se à direita e terá o vento Sul. O terceiro será o Oeste, que se sentará na frente, e o último, o Norte.

O jogador que possui o vento Leste será o dealer. Ele deve dar ao resto dos jogadores 13 peças da muralha sem vê-las. Ao mesmo tempo, durante a primeira partida, o Leste terá sempre uma peça extra, 14 no total, enquanto seus companheiros terão apenas 13 cada.

Por outro lado, o jogador que começou como Leste na primeira partida depois será o Sul, o Oeste e, por fim, o Norte, quando a rodada terminará. Caso o Leste ganhe o jogo, ele pode manter sua posição e bloquear a rodada, ou seja, seus companheiros também não poderão trocar de papel.

Desenvolvimento do jogo

As peças que não corresponderem a nenhum jogador ficarão escondidas na muralha do centro da mesa.

Assim, cada jogador só pode ver suas peças e aquelas descartadas pelos outros jogadores. Para chegar a uma combinação vencedora, o jogador deve trocar peças com a muralha do centro. Portanto, se o jogador pegar uma peça da muralha e for conveniente para ele guardá-la, ele deverá entregar uma peça em troca, colocando-a voltada para cima no tabuleiro.

Além disso, é possível pegar a última peça descartada por um adversário. Se mais de uma pessoa reivindicar a peça, o jogador que depende dessa peça para realizar a combinação de maior pontuação tem prioridade. Por exemplo, se dois jogadores reivindicam a mesma peça, mas um a usar para fazer um Par e o outro um Kong, ela deve ser dada ao segundo.

Depois, o jogo continuará no sentido anti-horário. 

jugadores mahjong

Cantar Mahjong!

Quando um dos jogadores canta “Mahjong” em voz alta, significa que ele conseguiu fazer várias combinações com todas as suas peças. Então a rodada termina e ele mostra suas peças para que todos possam conferir suas combinações. Por fim, serão contabilizadas as pontuações correspondentes a cada jogador.

Rolar para cima