História do tenista brasileiro João Fonseca

O Australian Open de 2023 foi muito bom para o Brasil, coroando a dupla formada por Luisa Stefani e Rafael Matos como os campeões nas duplas mistas. Foi a primeira vez na história em que uma dupla 100% brasileira conquista um título de Grand Slam.

joao fonseca tenis

Porém, as boas notícias nas quadras duras australianas não pararam por aí. Entre os juvenis, o destaque ficou por conta do novato João Fonseca, que ficou com o vice-campeonato de duplas ao lado do belga Alexander Blockx. Foi a primeira coroação de um tenista muito jovem, que promete uma evolução rápida, dando esperanças ao esporte brasileiro e a quem gosta de apostar em tênis.

Onde nasceu João Fonseca?

João Fonseca, uma das maiores promessas do tênis brasileiro na atualidade, é um carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro, no dia 21 de agosto de 2006, que recém completou 17 anos.

O tenista tem 1,85m de altura, é destro e, atualmente, é treinado por Guilherme Teixeira. O jovem tem como objetivo para os próximos anos estar presente em todos os melhores torneios do tênis mundial.

Carreira profissional e conquistas de João Fonseca

Por ser bastante jovem, João Fonseca ainda não tem um grande histórico de carreira em nível profissional. Até o momento, sua única experiência numa chave principal de um torneio da ATP veio com um convite para disputar o Rio Open de 2023.

Este é um dos 13 torneios da série ATP 500 e é o maior torneio de tênis a ser disputado na América do Sul. Ao ser convidado para disputar o Rio Open, aos 16 anos, Fonseca teve sua história comparada à de Carlos Alcaraz, que jogou o torneio com a mesma idade, em 2020.

fonseca grand slam

Após isso, o jovem espanhol teve uma ascensão meteórica, já tendo conquistado títulos de Grand Slam e alcançado o topo do ranking da ATP. Este é um ótimo modelo a ser seguido por João, não é verdade?

Apesar da derrota logo na estreia do Rio Open, João Fonseca continua em um ano de crescimento e já disputou em 2023 todos os Grand Slam  possíveis, sendo eliminado nas quartas de final do Australian Open, do Roland Garros e do Wimbledon.

Vale a lembrança de que o nome de João já está escrito na história do tênis, já que o brasileiro foi o primeiro tenista da história que com sua idade, ainda em 2022, venceu um torneio da série Challenger da ATP.

Estatísticas do tenista João Fonseca

Atualmente João Fonseca é o número 6 do ranking junior da ITF, sendo sem nenhuma dúvida o melhor brasileiro no ranking. Em 2023, o jovem tem 76% de aproveitamento em seus jogos, tendo vencido 25 e perdido apenas 8 das 33 partidas disputadas até o momento.

O seu melhor desempenho foi em quadras de grama, onde em 10 partidas venceu 9, sendo derrotado, infelizmente, nas quartas de final do torneio júnior de Wimbledon pelo britânico Henry Searle, surpresa do torneio que acabou ficando com o título.

Entre os profissionais, a única partida da carreira de João Fonseca até aqui foi a derrota na estreia do Rio Open para o eslovaco Alex Molcan.

João Fonseca: próximos jogos

João Fonseca continua o seu crescimento nessa temporada de 2023 e irá para os Estados Unidos disputar por mais uma vez o torneio juvenil do quarto e último Grand Slam da temporada, o US Open.

tenista joao fonseca

Sem dúvidas, trará muitas oportunidades para quem gosta de assistir e apostar no US Open. Nos três primeiros Grand Slam do ano, o brasileiro coincidentemente caiu nas quartas de final, e agora quer um desempenho melhor para fechar essa temporada que vem sendo bastante produtiva para a sua carreira.

Rolar para cima