Irã em Catar 2022: o desafio de repetir o sucesso na Ásia em uma Copa do Mundo

A seleção nacional do Irã disputará sua sexta Copa do Mundo em Catar 2022. É a terceira consecutiva de uma seleção que se tornou muito forte nas eliminatórias asiáticas, mas que tem enormes desafios a nível mundial.

Os iranianos, comandados pelo croata Dragan Skocic, tentarão avançar para além da primeira fase de uma Copa do Mundo, algo que não conseguiram em nenhuma de suas cinco participações anteriores.

Bodog Selecao Bodog Mundial do Qatar Iran

Em Catar 2022, os iranianos estão no Grupo B, junto com a seleção de Inglaterra, Estados Unidos e País de Gales.

A trajetória do Irã nas eliminatórias asiáticas foi muito boa. Terminou em primeiro lugar, com 25 dos 30 pontos possíveis, registrando oito vitórias, um empate e uma derrota. Marcou 15 gols e sofreu 4.

POSIÇÃO NO RANKING FIFA: 21. Irã 1572,89 PONTOS

No entanto, também é verdade que não conseguiu vencer o rival mais forte do grupo (Coreia do Sul) em nenhum dos dois jogos que disputaram (um empate e uma derrota), apesar de terminar em melhor posição no grupo.

Confira os últimos resultados do Irã em Copas do Mundo:

Copas do MundoResultados
França 1998:Eliminados na primeira fase.
Coreia & Japão 2002:Não se classificou.
Alemanha 2006:Eliminados na primeira fase.
África do Sul 2010: Não se classificou.
Brasil 2014:Eliminado na primeira fase.
Rússia 2018:Eliminado na primeira fase.

O grande desafio para o Irã será passar de fase, mas primeiro a equipe terá que vencer dois jogos, algo que nunca conseguiu. Sua melhor participação foi em Rússia 2018, onde conquistou quatro pontos, mas também foi eliminado.

Você acha que o Irã passará da primeira fase em Catar 2022?

Dragan Skocic, um motivador que conhece o seu jogo

Dragan Skocic assumiu a seleção do Irã em 2020, após a decepcionante saída de Marc Wilmots. Trata-se de um treinador que conhece muito bem o futebol iraniano e seus destaques.

Suas conquistas mais notáveis com a seleção iraniana foram conseguir uma equipe ordenada e coesa, que tem um estilo de jogo claramente posicional e um modelo de jogo baseado na divisão da partida em cinco momentos-chave, pelos quais sua equipe transita.

Bodog Selecao Bodog Mundial do Qatar Iran Fa

Existem duas chaves para o sucesso do Irã no futebol asiático: eles conseguiram exportar a qualidade de seus jogadores para a Europa. A maioria está na primeira divisão de Portugal, mas há outros jogadores na Croácia, Rússia, Grécia, Alemanha e Inglaterra.

Seu esquema tático preferido é o 4-1-4-1, mas ele também tem usado os seguintes:

4-3-34-2-3-1

Sua melhor linha é o ataque, onde tem os melhores expoentes e os mais valiosos. Skocic, que comanda no futebol iraniano há mais de uma década, conseguiu traduzir sua ideia no campo de jogo, encontrando um modelo de jogo adaptado aos valores e à identidade da seleção iraniana.

POSSÍVEL ESCALAÇÃO INICIAL

Formación Irán

Amir Abedzadeh; Shoja Khalilzadeh, Hossein Kanani, Majid Hossein, Milad Mohammadi; Omid Noorafkan; Ali Gholizadeh, Ahmad Nourollahi, Ehsan Hajsafi, Vahid Amiri; e Mehdi Taremi.

Estatísticas do Irã nas Copas do Mundo

Catar 2022 será a sexta Copa do Mundo para os iranianos, que venceram apenas dois jogos em sua história em Copas do Mundo. Continuar somando vitórias é importante para a seleção asiática, principalmente se quiser passar de fase.

Os iranianos têm uma porcentagem de vitórias de 13,3%. Marcaram até agora 9 gols e sofreram 24, com uma média de 0,60 gols por jogo.

Participação do Irã em Copas do Mundo:

PJPGPEPP
15249

O melhor resultado da seleção foi um empate contra Portugal na Copa do Mundo de Rússia 2018, além das vitórias conquistadas contra os Estados Unidos em França 1998 e contra o Marrocos, também em terras russas.

O Irã não tem um maior artilheiro em Copas do Mundo, pois há vários jogadores iranianos que compartilham a honra de ter marcado um gol em uma Copa do Mundo.

Olhando para os números do Irã, fica claro que será difícil para eles marcar gols na Copa do Mundo do Catar 2022, mas sem dúvida eles buscarão melhorar o que fizeram nas edições anteriores.

Quantos gols você acha que os iranianos marcarão na Copa do Mundo do Catar 2022?

Mehdi Taremi: atacante de liga europeia que comandará o Irã

Mehdi Taremi é um jogador muito bom, um atacante robusto mas habilidoso, que tem uma boa quantidade de gols. Isto é evidenciado pelo seu tempo no futebol português, onde alcançou excelentes resultados.

Bodog Selecao Bodog Mundial do Qatar Iran Jogador

O jogador do Porto, de 29 anos, já marcou mais de 30 gols em seus dois anos no gigante português, um número nada desprezível no futebol competitivo.

Além disso, também tem bons números com sua seleção: disputou 57 jogos e marcou 28 gols.

Bodog Selección Bodog Mundial de Qatar Iran Figura 2
  • Mehdi Taremi.
  • Número #17
  • Edad: 29 anos
  • Atacante
  • Time atual: Porto
  • Altura: 189 cm
  • Peso: 82 Kg
  • Perna boa: direita

As aspirações do Irã na Copa do Mundo do Catar 2022 dependem em grande parte de sua sorte e habilidade na área rival. Taremi terá o desafio pessoal de marcar um gol em uma Copa do Mundo, algo que não aconteceu até o momento.

PJGFA
300

Você acha que Mehdi Taremi será capaz de liderar o Irã e dar-lhe mais uma vitória na Copa do Mundo?

Rolar para cima