História da UEFA Euro: Tudo sobre a Eurocopa

Campeonato Europeu de Futebol, UEFA Euro ou simplesmente Eurocopa, seja lá como você escolher chamar essa competição, estamos diante da segunda competição mais importante do futebol de seleções no mundo.

bola eurocopa taca

De fato, a Eurocopa é quase sempre lembrada como uma Copa do Mundo em que o Brasil e a Argentina não estão entre os participantes. Porém, ao contrário do que possa parecer, estamos falando de uma competição relativamente jovem. Enquanto torneios como a Copa América tem mais de um século de história e a Copa do Mundo está perto de completar essa marca, a primeira edição da Eurocopa foi disputada somente no ano de 1960.

O que significa a Eurocopa?

A Eurocopa é a competição que reúne as maiores seleções do futebol europeu, a cada quatro anos. Em termos de importância, é superada apenas pela Copa do Mundo.

Assim como no Campeonato Mundial, a Eurocopa também realiza eliminatórias para decidir quais serão os participantes do torneio. Desde a primeira edição em 1960 até 1976 apenas 4 seleções conseguiram a classificação para a fase final do torneio.

A partir de 1980 e até a edição de 1992 esse número subiu para oito, e em 1996 a Eurocopa chegou ao total de dezesseis seleções participantes de sua fase final. O formato atual passou a ser utilizado desde 2016, quando 24 seleções passaram a disputar a competição.

Esse é um número bastante elevado de seleções, já que atualmente a UEFA tem um total de 55 federações nacionais como membros, ou seja, quase metade delas garante atualmente a participação na Eurocopa.

O torneio é sempre disputado a cada quatro anos, em anos pares, no intervalo entre duas edições da Copa do Mundo. A única exceção ficou por conta da Euro 2020, que foi adiada e disputada em 2021 por conta da pandemia da COVID-19.

Edições da Eurocopa

A próxima edição da Eurocopa será realizada em 2024 e terá a Alemanha como sede. O país foi escolhido em votação realizada pelos membros da UEFA em 2018 e superou o outro candidato, a Turquia, por ampla maioria de votos: 12 contra 4 e uma abstenção.

telefone eurocopa

A Eurocopa de 2024 será a 17ª edição do torneio e é a segunda vez que este será realizado em solo alemão. A primeira aconteceu em 1988 e teve a Holanda como a grande campeã.

A primeira edição da UEFA Euro aconteceu em 1960 e teve a França como a sede de sua fase final. Os franceses até hoje ostentam a honra de serem o país que mais recebeu a competição em toda a história, em três oportunidades: 1960, 1984 e 2016.

Ironicamente, em todas as vezes em que a França recebeu a Eurocopa o torneio passou por um aumento do número total de participantes.

No ano 2000, pela primeira vez na história, a Eurocopa foi disputada tendo dois países como sede: Holanda e Bélgica. A fórmula também foi adotada dois anos depois na Copa do Mundo, quando Japão e Coreia do Sul foram as sedes.

Em 2008, a competição voltou a ter dois países como sede: Áustria e Suíça, fato que foi repetido na edição seguinte, quando Polônia e Ucrânia foram os países-sede da Eurocopa.

Em 2020, disputada no ano de 2021, a Eurocopa teve uma edição especial do torneio em comemoração aos 60 anos de sua história. Por isso, não teve apenas um país-sede, com os jogos sendo realizados em 11 cidades de 11 países diferentes.

Títulos da Eurocopa

Apesar de ser considerada como uma Copa do Mundo sem a presença de Brasil e Argentina, a Eurocopa traz diferenças significativas na lista de campeões quando comparamos com a lista de campeões da Copa do Mundo.

Um bom exemplo disso aconteceu logo na primeira edição da UEFA Euro em 1960. A grande campeã foi a União Soviética, que venceu a Iugoslávia na grande final, já na prorrogação. Nenhuma das duas equipes tem grandes campanhas em Mundiais.

A campeã da segunda edição da Eurocopa foi a Espanha, que durante muitos anos também não conseguiu repetir esse feito em uma Copa do Mundo. Enquanto o título da Euro veio em 1964, a taça da Copa do Mundo veio apenas no ano de 2010.

Em 1976, a Tchecoslováquia conseguiu o título da UEFA Euro, derrotando a Alemanha que era a atual campeã do mundo na grande decisão. Os tchecoslovacos foram vice-campeões mundiais duas vezes: em 1934 e em 1962, quando perderam para o Brasil na final.

Em 1988, a Holanda ficou com o título da UEFA Euro ao derrotar a União Soviética na grande final. Foi a penúltima grande competição dos soviéticos e o único grande título holandês, que em três oportunidades perdeu uma final de Copa do Mundo.

Em 1992, tivemos aquela que foi talvez a maior zebra da história da Eurocopa, com a Dinamarca conseguindo o título da competição. O título foi surpreendente, já que a Dinamarca sequer estava classificada, entrando no torneio com a suspensão da Iugoslávia que estava em guerra.

Em 2004, outra grande zebra, com Portugal sendo treinada por Felipão e sendo derrotada pela Grécia na grande decisão. A zebra mudou de lado apenas em 2016, quando Portugal venceu a dona da casa, França, e garantiu o seu primeiro grande título como seleção.

Último campeão da Eurocopa

A última edição da Eurocopa não teve um país-sede para ser disputado, mas teve jogos realizados em 11 cidades de 11 países diferentes espalhados pelo continente. Porém, não é errado dizer que tivemos uma história semelhante à que ocorreu em 2016.

equipe italia campeao

Antes mesmo do início da competição, a grande final já tinha palco certo para acontecer: o lendário estádio de Wembley em Londres.

E a seleção local fez uma grande campanha no torneio, chegando à grande decisão, na qual tinha a Itália pela frente. Porém, novamente os donos da casa foram superados, com a Itália conquistando o título em uma emocionante disputa de pênaltis.

Para a Inglaterra, isso teve um enorme sabor de frustração, já que, ao contrário do que acontece na Copa do Mundo, na qual foram campeões em 1966, o English Team nunca conquistou um título da Eurocopa.

Em relação à Itália, mesmo com a Squadra Azzurra sendo uma das maiores seleções do mundo, o título acabou sendo uma grande zebra em consideração com o momento vivido pelo time.

A Itália não conseguiu a classificação para a Copa do Mundo de 2018, ficando de fora do Mundial da Rússia. E incrivelmente aumentou esse jejum depois de ser campeão da Euro em 2021, já que também não conseguiu a classificação para o Qatar em 2022.

Maior vencedor da Eurocopa

A Alemanha é realmente uma das maiores seleções do futebol mundial. Na Copa do Mundo, os alemães ostentam o status de tetracampeões, enquanto também podem se considerar os maiores campeões da história da UEFA Euro com 3 títulos: 1972, 1980 e 1996.

Apostar no futebol da Europa e escolher a Alemanha como favorita, para muitos apostadores, soa quase como redundância, mas a lista de campeões da UEFA Euro traz boas surpresas para os apostadores.

A Espanha aparece empatada com a Alemanha no topo da lista, também com três conquistas em sua história: 1964, 2008 e 2012. Nesse intervalo, em 2010, também conquistou o seu único título de Copa do Mundo.

Na sequência, aparecem Itália e França, com dois títulos cada. Rússia (herdeira do título da União Soviética), República Tcheca (herdeira do título da Tchecoslováquia), Portugal, Holanda, Dinamarca e Grécia possuem um título cada.

Rolar para cima