Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

Conheça um pouco da história do Handebol

Vamos começar falando sobre a história do handebol.  Você é fanático por esportes e gosta de saber mais detalhes de cada modalidade? Então, este texto é para você.

A história do Handebol em poucas palavras

Sabe o handebol, aquele esporte jogado com as mãos, muito parecido com o futsal é muito praticado nas escolas de ensino médio? É sobre este esporte que vamos falar neste artigo, mais precisamente sobre a sua história e origem.

Origens

O handebol é um esporte moderno, criado no início do século XX, especificamente em 1919, na Alemanha. O seu fundador, o alemão Karl Schelenz, era um ex-atleta e professor de educação física. A ideia original de Karl era criar uma versão do futebol tradicional. Onde os jogadores usassem as mãos ao invés dos pés para controlar a bola. Isso explica também o porquê do nome ser em inglês embora seja um esporte nascido na Alemanha.

historia handball

Como maioria das pessoas sabe, futebol é o nome aportuguesado de Football, no qual Foot é a tradução inglesa para a palavra pé e Ball significa bola, fazendo uma referência à forma como este esporte é praticado. Seguindo exatamente a mesma lógica. Handebol nada mais é do que a versão aportuguesada de Handball, onde Hand é o termo em inglês para mão.

Portanto, como o handebol era a versão do futebol jogado com as mãos. O que o Sr. Schelenz fez foi simplesmente trocar o foot por hand dando nome ao novo esporte, evidenciando completamente a sua intenção.

Mais do que um jogo de mãos...

Na história do handeball princípio, o jogo também era jogado em campo aberto de grama, com dimensões semelhantes ao futebol, é disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. Nesta perspectiva, parece que a única diferença que o handebol tinha para o seu primo inglês era o fato de ser jogado com as mãos.

Bom, nos primeiros anos desta modalidade, de fato, essa era a única diferença. Com o passar do tempo e o interesse de outras pessoas aumentando. O handebol foi se aperfeiçoando e criando suas próprias regras específicas até tornar-se um esporte oficial em 1927. É um esporte olímpico em 1936, nos jogos de Berlim.

As mulheres do handebol

Um dos fatos mais interessantes sobre o handebol é que este foi um esporte criado, a princípio, para ser disputado apenas pelas mulheres. Nesta época, a prática do futebol por mulheres era proibida, de modo que esta versão manual. Foi criada por Karl Schelenz talvez fosse, à época, uma estratégia para que elas pudessem competir o futebol, ainda que ligeiramente modificado. 

handball historia

A questão é que esta versão fez sucesso e, em pouco tempo, homens começaram a integrar o jogo, criando as modalidades masculina e feminina. Por esse motivo, em todos os seus campeonatos e todas as olimpíadas em que esteve presente. O handebol sempre contou com disputas de homens e de mulheres.

A versão atual do handebol

É muito estranho imaginar que um dia o handebol foi jogado em um grande campo de grama ao céu aberto por equipes de 11 jogadores. Esta forma de jogar durou até os anos de 1960, quando o esporte foi excluído das olimpíadas.

joachim deckarm handball

Foi neste período que o handebol sofreu suas principais modificações transformando-se no esporte que conhecemos hoje: disputado em uma quadra fechada. Parecida ao de futsal, e com times formados por 7 pessoas. Posteriormente, o esporte foi reintegrado à categoria olímpica nos jogos de Munique em 1972.