Conheça um pouco da história do Handebol

Vamos começar falando sobre a história do handebol.  Você é fanático por esportes e gosta de saber mais detalhes de cada modalidade? Então, este texto é para você.

handebol historia

Sabe o handebol, aquele esporte jogado com as mãos, muito parecido com o futsal é muito praticado nas escolas de ensino médio? É sobre este esporte que vamos falar neste artigo, mais precisamente sobre a sua história e origem.

Origem do handebol

O handebol é um esporte moderno, criado no início do século XX, especificamente em 1919, na Alemanha. O seu fundador, o alemão Karl Schelenz, era um ex-atleta e professor de educação física. A ideia original de Karl era criar uma versão do futebol tradicional. Onde os jogadores usassem as mãos ao invés dos pés para controlar a bola. Isso explica também o porquê do nome ser em inglês embora seja um esporte nascido na Alemanha.

historia handball

Como maioria das pessoas sabe, futebol é o nome aportuguesado de Football, no qual Foot é a tradução inglesa para a palavra pé e Ball significa bola, fazendo uma referência à forma como este esporte é praticado. Seguindo exatamente a mesma lógica. Handebol nada mais é do que a versão aportuguesada de Handball, onde Hand é o termo em inglês para mão.

Portanto, como o handebol era a versão do futebol jogado com as mãos. O que o Sr. Schelenz fez foi simplesmente trocar o foot por hand dando nome ao novo esporte, evidenciando completamente a sua intenção.

Quem criou o handebol?

Tal como dissemos no ponto anterior, o fundador do handebol foi o professor alemão de educação física Karl Schelenz. Além disso, Karl não era simplesmente um professor, mas também um ex-atleta de ginástica. Ele tinha apenas 29 anos quando, em busca de um esporte dinâmico e fácil de ser jogado por seus alunos, uniu o popular futebol e o torball, antigo esporte alemão, criando as regras do handebol.

handball alemao historia handball

Onde foi criado o handebol?

Embora o nome do handebol seja inglês (Handball, em tradução ao português, Mão Bola), o país de origem é a Alemanha. A adoção de um nome em outro idioma foi uma opção do inventor. Karl Schelenz acreditava que tendo um nome em inglês, o esporte seria mais facilmente popularizado.

Em que ano foi criado o handebol?

As regras básicas do handebol foram publicadas pela primeira vez em 1919, na Alemanha. Seu inventor, o ex-atleta de ginástica e professor alemão Karl Schelenz, tinha apenas 29 anos quando escreveu e divulgou o novo esporte.

Como o handebol era praticado no início

Na história do princípio do handebol, o jogo também era jogado em campo aberto de grama, com dimensões semelhantes ao futebol. Também era disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. Nesta perspectiva, parece que a única diferença que o handebol tinha para o seu primo inglês era o fato de ser jogado com as mãos.

Bom, nos primeiros anos desta modalidade, de fato, essa era a única diferença. Com o passar do tempo e o interesse de outras pessoas aumentando, o handebol foi se aperfeiçoando e criando suas próprias regras específicas até se tornar um esporte oficial em 1927 e um esporte olímpico em 1936, estreando nos jogos de Berlim.

A versão atual do handebol

É muito estranho imaginar que um dia o handebol foi jogado em um grande campo de grama a céu aberto por equipes com 11 jogadores. Esta forma de jogar durou até os anos de 1960, quando o esporte foi excluído das olimpíadas.

cuadra fechada historia handebol
Foi neste período que as principais regras do handebol sofreram suas importantes alterações, transformando-se no esporte que conhecemos hoje: disputado em uma quadra fechada, parecido ao de futsal e com times formados por 7 pessoas. Posteriormente, o esporte foi reintegrado à categoria olímpica nos jogos de Munique em 1972.

Curiosidades do handebol

Um dos fatos mais interessantes sobre o handebol é que este foi um esporte criado, a princípio, para ser disputado apenas por mulheres. Nesta época, a prática do futebol por mulheres era proibida. Assim, o handebol surgiu como uma estratégia para que elas pudessem competir em um esporte parecido ao futebol. 

A questão é que esta versão fez sucesso e, em pouco tempo, homens começaram a integrar o jogo, criando as modalidades masculina e feminina. Por esse motivo, em todos os seus campeonatos, olimpíadas e apostas em handebol, há sempre a categoria dos homens e das mulheres.

Vamos conhecer outras curiosidades do handebol.

Handebol de praia

A mais nova versão deste esporte é o handebol de praia, disputado em quadra de areia. Esta modalidade foi criada na Itália em 1990 e teve seu primeiro campeonato oficial disputado em 1992 nas praias italianas. As regras do handebol de praia são ligeiramente diferentes da sua variante original. As modificações foram feitas com o objetivo de adaptar o esporte ao tipo de piso (areia) sem perder a dinâmica.

Handebol no Brasil

O futebol foi rapidamente popularizado no Brasil, tornando-se o principal esporte nacional em poucos anos após a sua chegada. Por isso, o nosso país foi um dos principais focos dos disseminadores do handebol fora da Europa. O esporte chegou aqui no princípio dos anos de 1930, porém só foi profissionalizado na década de 1960.

brasil historia handball

Além de ser um esporte muito divertido tanto de jogar quanto de assistir, o handebol tem uma história interessantíssima. E aí, quer saber quando é a próxima partida de handebol? Então, entre em nosso site agora.

Rolar para cima