História e origens do bingo

O bingo é um desses jogos clássicos do qual todo mundo tem algum tipo de lembrança. A expectativa de sentar na frente da cartela e torcer para que a sorte ajude. Mas será que é só isso mesmo?

Podemos dizer que o bingo consegue reunir pessoas diferentes para competir e socializar ao mesmo tempo. O que pode ser melhor? Vamos ver como surgiu esse jogo tão popular no mundo todo.

antiguo juego bingo

Origens do bingo

Há várias versões sobre sua origem, mas a mais comum indica que surgiu na Itália, em 1530, com o nome de Lo Gioco del Lotto d’Italia. Era muito parecido com o jogo que conhecemos hoje em dia, com bolas numeradas e cartelas com números aleatórios. Ainda é bastante comum atualmente.

Primeira propagação do bingo: Europa

Há registros de que o jogo chegou à França no fim do século XVIII, onde foi batizado como Le Lotto. A princípio era um tipo de entretenimento desfrutado apenas pela nobreza. Um fato curioso é que, naquele século, além de se tornar conhecido em toda Europa, acabou sendo adotado para fins didáticos.

bolillero antiguo bingo

Na Alemanha, por exemplo, era usado como método para ensinar as letras, matemática e até história às crianças. Essa metodologia continua sendo usada e valorizada em vários países.

Segunda propagação: Estados Unidos

Há indícios de que o bingo chegou aos Estados Unidos por volta de 1929 e as pessoas começaram a jogar nas feiras e festivais de Atlanta. Era conhecido como “Beano” (palavra derivada de “bean“, “feijão” em inglês), já que eram usados feijões para marcar os números nas cartelas. Edwin Lowe, um fabricante de brinquedos que visitava uma feira da Georgia, foi quem mais tarde popularizou o bingo.

Conta-se que, durante seu passeio pela feira, o empresário ficou fascinado com aquela forma de diversão tão simples e dinâmica. Ao voltar para Nova York, comprou feijões e montou algo bastante parecido com o que tinha visto. E então, convidou os amigos para jogar. Foi aí que ocorreu algo que daria origem ao nome atual do jogo.

Por que o nome Bingo?

Uma das versões mais comuns indica que em um desses encontros entre amigos, um deles confundiu o nome e, em vez de gritar “Bean”, sem querer falou “Bingo”. O acaso, ou não, quis que esse nome fosse bastante parecido ao som de um sino, o que acabou levando Lowe a adotá-lo.

Popularização desse jogo

Pouco depois, um vigário local pediu ajuda a Lowe, pois sua paróquia passava por dificuldades financeiras. Devido a essa situação, Edwin percebeu que precisaria de mais combinações de números, então procurou um matemático para ajudá-lo com mais combinações.

O matemático era Carl Leffler, que criou a quantidade de cartelas necessárias para as inúmeras partidas que seriam jogadas a partir daquele momento. Desde então, o bingo se popularizou, e pouco depois, Lowe criaria as primeiras regras do jogo.

cartones bingo

Interessante, não é mesmo? Uma história incrível por trás de um entretenimento que ganhou seguidores em todo o mundo. Certamente você ficou com vontade de jogar! Bingo! Acesse nosso site e curta agora mesmo as versões online desse jogo envolvente.

Rolar para cima