O bingo é um desses jogos clássicos do qual todo mundo tem algum tipo de lembrança. A expectativa de sentar na frente da cartela e torcer para que a sorte ajude. Mas será que é só isso mesmo?
Podemos dizer que o bingo consegue reunir pessoas diferentes para competir e socializar ao mesmo tempo. O que pode ser melhor? Vamos ver como surgiu esse jogo tão popular no mundo todo.

Origens do bingo
Há várias versões sobre sua origem, mas a mais comum indica que surgiu na Itália, em 1530, com o nome de Lo Gioco del Lotto d’Italia. Era muito parecido com o jogo que conhecemos hoje em dia, com bolas numeradas e cartelas com números aleatórios. Ainda é bastante comum atualmente.
Primeira propagação do bingo: Europa
Há registros de que o jogo chegou à França no fim do século XVIII, onde foi batizado como Le Lotto. A princípio era um tipo de entretenimento desfrutado apenas pela nobreza. Um fato curioso é que, naquele século, além de se tornar conhecido em toda Europa, acabou sendo adotado para fins didáticos.

Na Alemanha, por exemplo, era usado como método para ensinar as letras, matemática e até história às crianças. Essa metodologia continua sendo usada e valorizada em vários países.
Segunda propagação: Estados Unidos
Conta-se que, durante seu passeio pela feira, o empresário ficou fascinado com aquela forma de diversão tão simples e dinâmica. Ao voltar para Nova York, comprou feijões e montou algo bastante parecido com o que tinha visto. E então, convidou os amigos para jogar. Foi aí que ocorreu algo que daria origem ao nome atual do jogo.
Por que o nome Bingo?
Uma das versões mais comuns indica que em um desses encontros entre amigos, um deles confundiu o nome e, em vez de gritar “Bean”, sem querer falou “Bingo”. O acaso, ou não, quis que esse nome fosse bastante parecido ao som de um sino, o que acabou levando Lowe a adotá-lo.
Popularização desse jogo
Pouco depois, um vigário local pediu ajuda a Lowe, pois sua paróquia passava por dificuldades financeiras. Devido a essa situação, Edwin percebeu que precisaria de mais combinações de números, então procurou um matemático para ajudá-lo com mais combinações.
O matemático era Carl Leffler, que criou a quantidade de cartelas necessárias para as inúmeras partidas que seriam jogadas a partir daquele momento. Desde então, o bingo se popularizou, e pouco depois, Lowe criaria as primeiras regras do jogo.

Interessante, não é mesmo? Uma história incrível por trás de um entretenimento que ganhou seguidores em todo o mundo. Certamente você ficou com vontade de jogar! Bingo! Acesse nosso site e curta agora mesmo as versões online desse jogo envolvente.