Conheça a história do futsal

Embora seja menos presente nas grandes mídias do que o futebol de campo, o futsal é a variação do futebol mais praticada no mundo, devido ao fácil acesso às quadras de futsal e à praticidade de se jogar com um número menor de participantes.

jogador historia futsal
Neste artigo, falaremos sobre a história deste fascinante esporte que levou o futebol para todos os públicos e se tornou uma paixão mundial. Não se esqueça que você também pode fazer sua aposta em futsal através da página da Bodog.

Origem do futsal

Há uma grande controvérsia sobre a verdadeira origem do futsal. Uma das principais versões diz que o esporte foi inventado no Brasil, mas a história mais aceita popularmente conta que a modalidade surgiu no Uruguai, nos anos 1930.

Após ganhar a primeira Copa do Mundo disputada na história, o Uruguai vivia um momento de grande euforia em relação ao futebol, havendo assim a necessidade de popularizar ainda mais este esporte e levá-lo a um público que não tivesse acesso aos grandes campos. Assim surgiram os primeiros jogos de futebol disputados em quadras menores e fechadas, dando origem aos primeiros passos do que se tornou o atual futsal.

Popularização e expansão do futsal

Com o sucesso feito no Uruguai, o futsal foi trazido ao Brasil, que o popularizou de tal forma que até os dias atuais o país ainda é considerado a maior potência mundial da modalidade. O esporte se tornou cada vez mais popular e acabou sendo levado para todo o mundo, tendo grande destaque também em países como Argentina, Portugal, Espanha e Rússia.

brasil historia futsal

Adaptações do futebol para o futsal

Por conta da popularidade do futebol e de sua mais nova versão, o futsal, apareceram algumas necessidades de adaptação para que o esporte fosse levado dos campos para as quadras.

As duas principais adaptações feitas nos primórdios do futsal foram o tipo de bola — que se tornaria menor e mais pesada — e a quantidade de jogadores para o espaço reduzido, que passaria de 11 para 7, e depois 5 jogadores por time. Posteriormente, as regras também foram adaptadas para a nova modalidade.

Associação Mundial de Futsal

No decorrer das décadas e com a popularização do futsal, houve a necessidade da regulamentação do esporte. Em 1971, foi fundada a FIFUSA, primeira federação mundial de futsal. A FIFUSA permaneceu ativa até 2004, e atualmente o futsal é gerenciado globalmente pela AMF (Associação Mundial de Futsal).

Principais torneios do futsal

Com a consolidação do futsal e a sua regulamentação já firmada, começaram a ser disputados diversos campeonatos de futsal pelo mundo, e apesar de não serem tão populares quanto os campeonatos de futebol de campo, são amplamente divulgados e acompanhados pelo público que aprecia o esporte.

fifa historia futsal

No Brasil temos como principais torneios a Liga Futsal e a Taça Brasil de Futsal. Já a nível internacional, podemos destacar o Campeonato Mundial FIFUSA/AMF, o Campeonato Mundial de Clubes, a Copa do Mundo de Seleções Nacionais e o Mundial de Futsal da FIFA.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre a história deste esporte apaixonante que é o futsal, não se esqueça de acompanhar os jogos do seu time de coração e fazer suas apostas online.

Rolar para cima