A história do Bingo e tudo o que você precisa saber

A história do bingo tem muitas surpresas. Quem nunca jogou bingo, que atire a primeira pedra. É também um dos melhores jogos de casino do mundo. 

bingo ganhar header

Seja na festa da igreja, em um evento comunitário ou ainda em casa. Num domingo em família, marcando os números sorteados da cartela com caroços de feijão.

A história do Bingo no Brasil

Embora bem popular, poucas pessoas sabem onde surgiu, em que contexto e como se espalhou pelo mundo todo, ganhando fãs de todos os perfis, classes e faixas etárias – especialmente da terceira idade.


Faça sua aposta em Bingo

E você, conhece toda a história do bingo que envolvem essa brincadeira? Continue lendo este artigo que vamos abordar algumas delas!

Os origens do Bingo

Não se sabe ao certo como tudo começou. Os dados são imprecisos e muitos relatos diferentes são contados em diversos lugares, o que dificulta o cruzamento das informações.

bingo origem

Alguns registros insinuam que tenha surgido na época romana, com figuras e símbolos, em vez de números; outras teorias sugerem que tenha sido com os bávaros, que, além de entretenimento, usavam o jogo para arrecadar dinheiro.

As versões online do Bingo

Outra versão ainda mais curiosa da história do bingo é a de que tenha surgido em Gênova, na Itália, no fim da idade média. Quando havia a necessidade de escolher novos integrantes para os conselhos políticos locais.

colavam-se os nomes dos participantes em pequenas esferas, que eram inseridas em uma espécie de urna e sorteadas. Inspirada nesse esquema, iniciou-se uma tradição de jogos de loteria, como o como Beano, entre a burguesia.

De um jogo da aristocracia a um jogo popular

Seja lá qual for a verdadeira história do bingo por trás do jogo do bingo – se é que existe apenas uma –, se formos pegar o contexto geral, a prática era basicamente concentrada entre as pessoas que faziam parte da parcela mais abastada da população. Mas não demorou muito para cair na graça de todos, tornando-se popular a ponto de chegar até nas escolas, por volta de 1800, quando uma técnica bastante similar era usada para ensinar matemática e outras disciplinas às crianças.

bingo popular card

O jogo tal qual conhecemos hoje começou nos Estados Unidos, já no século 20. Na época, o bingo era jogado em feiras e eventos culturais. Reza a lenda que Edwin S. Lowe, um vendedor de brinquedos de Nova Iorque, viajou até Atlanta, onde conheceu o jogo.

Ele observou como funcionavam as regras e o nível de euforia que os jogadores ficavam com a possibilidade de ganhar. Por conta dos feijões usados para marcar os números sorteados, o nome oficial se tornou Bean Go, que ficou mundialmente conhecido pelo som da pronúncia, “bingo”, e permanece até hoje.

A adrenalina do Bingo

Por ser simples e de fácil acesso e causar certa adrenalina com a incerteza dos números que serão falados pelo locutor, o jogo do bingo foi rapidamente difundido. No entanto, a brincadeira acabava muito rápido, pois, seguindo as regras da época, muitos participantes acabavam saindo da disputa de uma única vez.

Pensando em melhorar essa questão para tornar o jogo ainda mais competitivo. Lowe foi buscar ajuda com Carl Leffler, um professor de matemática da Universidade de Columbia.  

Carl Leffler e as matemáticas nos cartões do Bingo

O educador tinha uma missão: desenvolver uma maneira de criar 6.000 cartões únicos de bingo, ou seja, sem repetir nenhum grupo de números. Depois de trabalhar incansavelmente. Ele conseguiu realizar essa difícil tarefa e entregou o que o empresário havia pedido. Há boatos de que Leffler acabou enlouquecendo após esse episódio. Se é verdade? Não sabemos…

O que sabemos é que, da parte do professor, exigiu muito conhecimento, esforço e cálculo. Mas, dos jogadores, as chances de ganhar dependem muito mais de sorte do que de estratégia. E é por isso que o jogo acabou sendo querido por tanta gente, pelo rush e frio na barriga de não saber o que vem depois. Se será possível completar a cartela, qual prêmio irá receber e tudo mais que está envolvido no processo.

O crescimento do Bingo online

O tempo foi passando, o acesso à internet foi se tornando cada vez maior e quase todos os tipos de entretenimento que conhecíamos foram se virtualizando. As consequências da globalização não demoraram a alcançar este jogo milenar. Em pouco tempo, surgiram diversos sites e aplicativos no mundo de bingo online.

bingo online

A diversão tomou novas proporções. No bingo online, é possível participar de mesas com diferentes quantidades de jogadores, mecânicas, níveis de dificuldade e valores de prêmio. Quer conhecer as possibilidades e se divertir jogando bingo online?

Rolar para cima