O que é GTO no poker e como usá-lo?

Já ouviu falar do poker GTO? Sabe em que consiste essa estratégia? Neste artigo vamos definir o que é exatamente o poker GTO e como usá-lo. Também vamos comparar essa estratégia com o clássico estilo de jogo explorador. Qual  será melhor para você?

O que é GTO no poker?

Para começar é importante definir as siglas GTO. As letras GTO representam o nome Game Theory Optimal. Isto é, uma forma de otimizar a teoria do jogo no poker.

gto poker como jogar

Esta terminologia está sendo muito usada no poker online, especialmente por jogadores mais experientes. E não apenas a terminologia, mas a estratégia em si. Porém, os iniciantes também podem tirar proveito do GTO.

GTO envolve um tipo de software, comumente chamados de “solvers” ou solucionadores, que ajudam a calcular as frequências de uma jogada, para realizar os melhores movimentos possíveis na mesa de poker, a cada momento específico.

Mas não é isso exatamente  do que trata o poker? Pois é! O GTO permitiria jogar o melhor poker possível a toda hora, ele vai muito além das probabilidades de uma mão vencer outra, e focaliza nas probabilidades de uma jogada acabar sendo lucrativa.

GTO envolve fazer blefes e semi-blefes combinados com apostas de valor, mas sem isso estar ligado a um estilo de jogo mais tight ou loose especificamente, ou ao caráter do jogador mais conservador ou maníaco. O único que importa numa estratégia GTO são as matemáticas.

Como usar GTO no poker?

GTO, como vimos, depende exclusivamente das matemáticas, e se apoia no conceito de frequência. De uma forma muito simplista poderíamos pensar, com que frequência, com determinado rango de mãos, desde determinada posição, um jogador irá fazer um call ou um raise, por exemplo. 

Seguindo esses valores, é que muitas vezes a melhor ação implicará um blefe ou semi-blefe, mesmo se seu intuito ou seu estilo de jogo tradicional lhe indicar outra coisa.

Parece tudo muito abstrato e um pouco difícil de abordar para um jogador iniciante. Porém, apoiado num software, para começar, você terá a chance de aprender muito poker. E verá como aos poucos, os conceitos vão ficando mais claros.

Se você for um jogador mais experiente, então o maior problema pode estar relacionado com a capacidade de adaptar-se ao novo. Sair da zona de conforto pode ser bem difícil, especialmente se o seu estilo de jogo regular costuma dar bons resultados.

Contudo, se você tiver mesmo vivido muitas batalhas nas mesas de poker, é provável que já esteja usando GTO em ocasiões, apenas sem chamar a estratégia por esse nome.

Qual estratégia de poker é melhor para você GTO ou Exploração?

Hoje em dia podemos pensar em duas grandes estratégias de poker, a de exploração, mais clássica, e o GTO.

estrategias gto poker online

A estratégia de exploração consiste em tentar maximizar o expected value (EV) de cada jogada. Isto implica tomar decisões pensando no melhor modo de contra-atacar o jogo dos oponentes, ou estando atento às fraquezas dos outros.  Ao longo prazo isto representa grandes ganhos. Porém, você também pode ser vítima desta estratégia efetuada pelos outros.

Já o GTO, com ou sem ajuda de softwares, implica jogar o melhor poker possível a cada momento. Isto é, você já não pensa no tipo de jogo do adversário, também não adota um estilo pessoal mais conservador ou mais solto para jogar, apenas realiza a jogada que resultará mais lucrativa a cada momento, na maioria das vezes, com base nas matemáticas.

Pode ser que aplicar o GTO a toda hora faça com que o poker perca um pouco da mágica que tem. Quem ama este esporte mental, sabe que criar sua estratégia a partir da leitura do jogo dos oponentes é muito atrativo. Porém, deixando um pouco de lado a batalha psicológica de jogador para jogador, o GTO lhe garante a melhor qualidade de jogo possível a toda hora.

Além do mais, um jogador de poker também pode combinar ambas estratégias! É treinando muito que você poderá escolher qual estilo de jogo é melhor para você.

Rolar para cima