Internacional x Grêmio, o primeiro Gre-Nal no Gauchão 2024

Pergunte para qualquer pessoa quais são os maiores clássicos do futebol brasileiro. Com certeza dez entre dez pessoas colocarão o Gre-Nal nesta lista. O clássico entre Grêmio e Internacional é repleto de rivalidade, independentemente da modalidade em que é disputado.

gremio vs internacional

Até mesmo no par ou ímpar, a realidade é que a dupla realmente não se gosta e fará de tudo para vencer o seu adversário onde quer que seja. O domingo (26/03) marcará mais um capítulo dessa rivalidade centenária. O Gre-Nal 441 será disputado pela 10ª rodada do campeonato estadual e é mais uma chance perfeita para apostar no Gauchão.

Detalhes da partida Internacional x Grêmio no Gauchão

Esta partida entre Internacional e Grêmio será a 441ª vez que as duas equipes se enfrentarão, e a primeira vez no ano de 2024. Confira abaixo todas as informações deste grande jogo que promete muitas emoções a seus torcedores:

PartidaInternacional x Grêmio
LocalEstádio do Beira Rio (Porto Alegre)
Data e HoraDomingo, 25 de fevereiro, às 18h (Horário de Brasília)
CampeonatoCampeonato Gaúcho, Rodada 10
TransmissãoRBS TV, Sportv, Premiere, GZH e GE

Onde assistir o Gre-Nal?

O Gre-Nal seria transmitido na TV aberta, mas como teve alteração em seu horário, contará apenas com transmissão em canais por assinatura: para os assinantes dos canais Sportv e Premiere da Rede Globo, assim como no Youtube do jornal digital GZH.

A que horas é o Gre-Nal pelo Gauchão?

O Gre-Nal de número 441 sofreu uma recente mudança no seu horário, razão pela qual ocorrerá no domingo, dia 25 de fevereiro, às 18:00 horas, no Estádio Beira-Rio.

Como o Grêmio chega ao jogo contra o Internacional?

O Grêmio chega para a partida contra o Internacional brigando pela primeira posição no campeonato gaúcho. O time passou por mudanças em seu elenco, sendo a maior delas a saída da estrela uruguaia “Luisito” Suárez, artilheiro da equipe em 2023. Porém, trouxe o atacante hispano-brasileiro Diego Costa como peça de reposição e o argentino Cristian Pavón, que estava no Atlético-MG.

Em 2023, o Grêmio foi o campeão do Campeonato Gaúcho e, como é um dos grandes campeões da Copa do Brasil, fez uma campanha de destaque no campeonato, chegando até as semifinais. Confira no quadro abaixo os números do tricolor no Gauchão.

Grêmio no Campeonato Gaúcho 2024
Jogos9
Vitórias6
Empates2
Derrotas1
Gols Marcados17
Gols Sofridos6

Internacional busca ganhar em casa contra o Grêmio

O Internacional chega para o clássico ocupando as primeiras posições da tabela do estadual e busca quebrar uma sequência de temporadas sem títulos na competição, no qual venceu pela última vez no ano de 2016.

Após uma temporada de altos e baixos no Brasileirão 2023, o clube reforçou seu elenco com dois nomes de peso: Lucas Alario, atacante argentino, e Robert Renan, zagueiro brasileiro. Confira abaixo os números do Inter na competição, até o momento.

Internacional no Campeonato Gaúcho 2024
Jogos9
Vitórias7
Empates1
Derrotas1
Gols Marcados16
Gols Sofridos4

Possíveis escalações de Inter x Grêmio pelo Campeonato Gaúcho

O Gre-Nal é um jogo muito importante. Então, é quase certo que os treinadores irão levar a campo o que têm de melhor para esta partida que, inclusive, pode valer a primeira colocação da primeira fase do campeonato.

Renato Portaluppi vem buscando a melhor formação tricolor, desta forma podemos ter algumas mudanças, principalmente no setor ofensivo, tendo um time base com: Marchesín; João Pedro (Fábio), Geromel, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Villasanti (Nathan) e Cristaldo; Nathan Fernandes, Everton Galdino (André Henrique) e JP Galvão.

Já o Internacional, em jogos importantes, tem alinhado com: Sergio Rochet; Fabrício Bustos, Vitão (Robert Renan), Gabriel Mercado e Renê; Bruno Henrique, Charles Aránguiz, Maurício (Wanderson),  Alan Patrick; Lucas Alario e Enner Valencia.

Rivalidade Gre-Nal: uma das maiores do futebol brasileiro

O Gre-Nal é constantemente apontado por torcedores e jornalistas como a maior rivalidade do futebol nacional. São dois adversários históricos que fazem um dos mais equilibrados clássicos do Brasil.

A dupla é rival em todas as modalidades esportivas. Já falamos aqui sobre o histórico do Gre-Nal Feminino na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. Constantemente, as empresas patrocinam ambas as equipes, inclusive, para não desagradar um dos lados do estado do Rio Grande do Sul.

Um exemplo clássico de como essa rivalidade mexe com tudo o que está ao seu redor aconteceu nos anos 80, quando uma multinacional do porte da Coca-Cola mudou as suas cores para patrocinar o Grêmio, que não aceita o vermelho em sua camisa.

O contrário também acontece, como é o caso do Banrisul, patrocinador do Internacional desde 2001, tendo mudado seu tradicional logo azul para branco ou vermelho, para poder estar presente na camisa do Colorado.

Histórico de partidas do clássico Gre-Nal

O clássico Gre-Nal chega no próximo domingo em sua edição de número 441. É um clássico de grande equilíbrio, e a temporada anterior nos mostrou isso na prática, com as duas partidas válidas pelo Brasileirão 2023 terminando em uma vitória para cada lado, ambos dentro de seus respectivos domínios.

futebol gremio internacional

Indo mais fundo na rivalidade recente, confira abaixo os números dos últimos dez encontros entre as equipes:

DataCampeonatoMandanteVisitanteResultado
16/05/2021GaúchãoInternacionalGrêmio1×2
23/05/2021GaúchãoGrêmioInternacional1×1
10/07/2021BrasileirãoGrêmioInternacional0x0
06/11/2021BrasileirãoInternacionalGrêmio1×0
09/03/2022GaúchãoInternacionalGrêmio1×0
19/03/2022GaúchãoInternacionalGrêmio0x3
23/03/2022GaúchãoGrêmioInternacional0x1
05/03/2023GaúchãoGrêmioInternacional2×1
21/05/2023BrasileirãoGrêmioInternacional3×1
08/10/2023BrasileirãoInternacionalGrêmio3×2

Histórico dos Grenais. Quem venceu mais, Grêmio ou Inter?

O clássico Gre-Nal é realmente um dos mais equilibrados entre todos os clássicos disputados no futebol nacional. Até aqui, temos como números oficiais do confronto:

  • 440 jogos
  • 161 vitórias do Internacional (598 gols marcados)
  • 141 vitórias do Grêmio (572 gols marcados)
  • 138 empates

Melhores Grenais da história

A lista de Grenais históricos é muito grande, cada um com seu charme. Entre os principais clássicos da história, alguns exemplos são:

  • Gre-Nal 1: O primeiro Gre-Nal da história aconteceu no ano de 1909 e foi um amistoso que não terminou de maneira muito feliz para a torcida Colorada. Afinal, logo no primeiro jogo tivemos a maior goleada do clássico em toda a sua história: 10×0 para o Grêmio.
  • Gre-Nal 236: Uma vitória em um Gre-Nal pode até definir os rumos do uniforme de um time. Foi o que aconteceu depois do Gre-Nal 236, disputado em 1977. O Internacional estreava um uniforme diferente, quase todo vermelho. Após uma derrota por 4×0 para o adversário, aposentou o novo fardamento.
  • Gre-Nal 335: O Gre-Nal é um clássico repleto de rivalidade, isso ninguém duvida. E o resultado disso, muitas vezes, reflete-se no número de cartões em campo. Um exemplo foi o Gre-Nal 335, em 1997, quando, após 4 expulsos, dois de cada lado, o Inter venceu por 5×2.
  • Gre-Nal 377: Por fim, mas não menos importante, temos o Gre-Nal do Centenário. 100 anos depois do primeiro confronto, em 2009, os dois times entraram em campo pelo Brasileirão e o Grêmio saiu de campo com a vitória: 2×1.
  • Gre-Nal 424: Como antes falamos em expulsões, que tal o Gre-Nal 424 em março de 2020? O jogo foi disputado poucos dias antes da paralisação por conta da pandemia e tinha tudo para ficar marcado por ser o primeiro Gre-Nal de uma Libertadores. No final, ficou marcado por uma briga campal generalizada e nada menos do que 8 expulsões.

Palpite para Internacional x Grêmio pelo Gauchão

O confronto do próximo domingo, válido pelo Campeonato Gaúcho 2024, tende a ser bastante equilibrado. As duas equipes buscam somente a vitória, ambas pelo mesmo motivo: a liderança na tabela.

O histórico recente de encontros dos clubes no duelo Gre-Nal, mostra que o fator casa pesa nos resultados favoráveis ao time que joga diante de sua torcida.

Mesmo sendo um clássico difícil de se prever o resultado, calcula-se um pequeno favoritismo colorado por atuar no Beira-Rio. O mercado de empate também pode ser uma boa opção de aposta para o confronto.

Artilheiros de Internacional x Grêmio

Em toda a história do clássico Gre-Nal, o Colorado já marcou 598 gols, contra 572 gols marcados pelo Grêmio. E, para o de 2024, nenhuma das referências de ataque das duas equipes fala português.

Após a saída do craque Luis Suárez, o Tricolor vive um momento de indecisão na referência do ataque, que até o momento, é comandado por JP Galvão. Além dele, o experiente atacante Diego Costa foi contratado, assim como Cristian Pavón.

partido futebol apostas

Já para o Internacional, o equatoriano Enner Valencia segue sendo o principal goleador do time. Porém com a chegada do atacante argentino Lucas Alario vindo do futebol europeu, poderemos ter uma divisão no posto de artilheiro do Inter na temporada.

Gre-Nal, partida de faltas e cartões

O futebol do sul do país é constantemente lembrado por ser um futebol de mais marcação e muito mais viril. Portanto, nada mais justo do que o clássico Gre-Nal também ser marcado por isso.

É um jogo que sempre conta com muitas faltas e diversos cartões, como no caso do Gre-Nal da Libertadores em 2020, comentado anteriormente, em que tivemos um total de oito jogadores expulsos de campo. Confira no detalhe o número de faltas e cartões nos últimos encontros entre os rivais:

DataPartidaNúmero de faltasCartões amarelosCartões vermelhos
19/03/2022Internacional 0x3 Grêmio1981
23/03/2022Grêmio 0x1 Internacional2042
05/03/2023Grêmio 2×1 Internacional3180
21/05/2023Grêmio 3×1 Internacional2931
08/10/2023Internacional x Grêmio24100

Dicas para apostar no primeiro Gre-Nal do Gauchão 2024

Antes de apostar no Gre-Nal 441, a principal dica é estudar como as duas equipes chegam para o jogo e o ânimo de cada uma para este confronto, desfalques e ausências importantes podem ser decisivos para o resultado do jogo.

grenal gauchao campeonato

Analisar os históricos destacados ao decorrer deste artigo é algo de grande valia, afinal, o Gre-Nal é um campeonato à parte. Tanto Internacional quanto Grêmio, iniciam a temporada com bons resultados no Campeonato Gaúcho, desta forma, pequenos detalhes decidirão este confronto.

Aposte no Gre-Nal!

A resposta teremos apenas no próximo domingo, quando as duas equipes entrarem em campo. Com um confronto com tanta rivalidade envolvida, apostar em futebol fica ainda mais emocionante e irresistível.

Grêmio e Internacional fazem um dos principais clássicos do Brasil e desta vez não será diferente, com ambos querendo, mais do que vencer: colocar uma pequena crise nas costas dos adversários.

Rolar para cima